Rugby de Jacareí joga e depois recebe a Seleção

O rugby de Jacareí tem o time da cidade jogando no sábado e um amistoso da Seleção Brasileira contra a Argentina no domingo, ambos com entrada gratuita. O São José acompanhará os concorrentes na rodada do torneio que vale permanência na divisão nacional de elite.

Sobre a partida do Jacareí Rugby, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

No feriado de 7 de setembro, o Jacareí Rugby recebe o Urutu, de São Paulo, para a definição do quinto lugar no Campeonato Paulista 2024. A partida está marcada para às 11h, no Campo do Balneário, em Jacareí. As equipes chegaram neste jogo por ficarem em terceiro lugar em seus grupos na primeira fase da competição estadual.

O Jacareí Rugby esteve no Grupo B. Venceu jogos contra Lechuza e Engenharia/Leões, mas foi derrotado por SPAC e Poli. Chegou na última rodada podendo garantir vaga na decisão, mas com o revés, restou apenas a disputa do quinto lugar. Por sua vez, o Urutu estava no Grupo A. Venceu Ilhabela e Tornados, mas foi derrotado por São José e Pasteur.

Este será o quarto confronto na história entre as equipes. Os dois primeiros foram realizados pela Copa São Paulo de 2013, na qual o Jacareí Rugby sagrou-se campeão e subiu para a divisão principal do rúgbi paulista. O último duelo entre os times é mais recente: aconteceu em 2022 pelo Campeonato Paulista daquele ano. Em três jogos, são três vitórias dos jacarés.

Vale lembrar que o Jacareí Rugby também segue na disputa do Campeonato Brasileiro 2024 e atualmente ocupa a terceira posição do hexagonal final. Enfrentará o Joaca, em Florianópolis/SC, no dia 14, e o SPAC, em Jacareí/SP, no dia 21.

Seleção

Confira no material enviado popr Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Nesse domingo, dia 8 e com entrada gratuita ao público, Jacareí receberá o amistoso internacional de Rugby XV masculino entre Brasil e Argentina XV, em partida que servirá para os Tupis seguirem seu processo de desenvolvimento até o jogo contra o Chile, no dia 5 de outubro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2027. O Brasil superou o Paraguai por expressivos 77 a 17 no jogo de abertura das Eliminatórias e, com isso, vai com moral elevado para o embate com os rivais argentinos.

“Estamos construindo nossa equipe para os desafios importantes que estão chegando. Queremos chegar bem contra o Chile em outubro e, depois, em 2025, temos as partidas mais importantes pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Este jogo contra a Argentina ajuda o processo de evolução”, comentou Emiliano Caffera, treinador dos Tupis.

O elenco foi bastante mexido com relação ao time vitorioso contra os paraguaios e a escalação será confirmada no sábado, dia 7. Entre as novidades no elenco está Felipe Rosa, atleta brasileiro, oriundo de São José dos Campos, que atualmente atua no rugby português, tendo defendido o Benfica na última temporada e se transferido agora ao São Miguel.

“Estou muito feliz de voltar aos Tupis e poder ir a campo no Vale do Paraíba, pois é minha terra, vim do São José Rugby. Será um jogo muito duro e desafiador contra uma potência do continente e nós queremos provar a evolução dos Tupis jogo após jogo”, comentou Rosa.

Ação e diversão

O jogo ocorrerá no Estádio Municipal Du Cambusano e será parte de um grande domingo de rugby na cidade. Serão ao todo três partidas seguidas no estádio, começando às 10h40 com as finais duas do BR XV, o Campeonato Brasileiro de Seleções Regionais Juvenis.

Estarão nas duas finais as seleções da Federação Paulista de Rugby. No primeiro jogo duelarão as seleções femininas M18 e o segundo duelo, às 12h30, será a final do masculino M17. O evento encerra o BR XV de 2024, após já terem sido concluídas as competições feminina adulta (com título da seleção do Centro-Oeste) e masculina M19 (com conquista de São Paulo Capital.

“Fazer o BR XV junto dos Tupis é muito importante para nossa proposta de pedagogia do exemplo. Meninos e meninas que irão a campo poderão se inspirar com o jogo internacional que vem na sequência, construindo importantes laços entre a comunidade e a Confederação e entre atletas das seleções regionais e suas referências que atuam na seleção nacional”, comentou Renato Occhionero, diretor de torneios e desenvolvimento da Confederação.

A partir das 13h30, o Estádio Du Cambusano também terá show para os torcedores com apresentação de Ju Nascimento na “Vila dos Tupis”, a área externa do estádio, onde também haverá espaço de alimentação.

São José

Sobre o torneio de classificação para o Super 12 do ano que vem, confira o material de Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Qualificatório para o Super 12 de 2025 entrará em sua segunda e penúltima rodada nesse sábado, dia 7, com cinco jogos que já podem decidir os primeiros times garantidos na elite nacional do ano que vem. Ao todo, doze clubes disputam o Qualificatório (os 6 piores da primeira fase da 1ª divisão e os 6 melhores do Acesso, a 2ª divisão), divididos em 3 grupos com 4 times cada. As equipes se enfrentam em turno único, isto é, 3 rodadas, com os dois primeiros colocados se garantindo na elite do Super 12 de 2025.

No Grupo RS-SC, Desterro (SC) e Colonos (RS) duelam em Florianópolis após vencerem na primeira rodada. Quem triunfar na partida poderá assegurar o primeiro lugar matematicamente, dependendo da combinação de resultados. O duelo é inédito e opõe dois clubes de históricos bem distintos: enquanto o Desterro, gigante catarinense e tricampeão brasileiro, busca afastar os riscos de rebaixamento, ao passo que o Colonos tenta inédita promoção.

Enquanto isso, de olho no resultado da partida, Charrua e Centauros fazem dérbi gaúcho e quem vencer se manterá no páreo. Os dois foram derrotados na estreia – o Charrua foi surpreendido pelo Colonos, ao passo que o Centauros foi superado pelo Desterro – e duelam em partida na qual o Charrua é favorito, por ter vencido os 9 últimos embates com o oponente – o último por 18 a 13 no Gaúcho deste ano.

Pelo Grupo PR-SP, Curitiba e Tornados Indaiatuba, que venceram na largada, podem garantir sua vagas na elite já nesse sábado. O Curitiba visita o Piracicaba depois de já ter derrotado duas vezes neste ano o adversário – por 49 a 10 e por 52 a 19. A derrota poderá rebaixar o Piracicaba no ano seguinte à sua promoção.

O Tornados Indaiatuba joga em casa com o Engenharia/Leões e ambos precisam da vitória. Apesar do clube de Indaiatuba ter a vantagem de mando e estar acima na classificação, a agremiação paulistana venceu o confronto direto neste ano, com triunfo do Engenharia/Leões na fase de Acesso fora de casa por 23 a 15. O duelo vale ainda pelo 7º lugar do Campeonato Paulista.

Grupo joseense

Por fim, o Grupo RJ-SP terá apenas uma partida, já que São José contra Niterói foi adiado para o dia 21 de setembro por conta de compromisso do São José pelo Campeonato Paulista. Com isso, entrarão em campo na UFRJ, no Rio de Janeiro, apenas Carioca e Rio Rugby, fazendo o dérbi carioca. O Rio venceu já pelo Acesso por 47 a 10 e é favorito. Os dois perderam na estreia e a vitória é mandatória para seguirem com o sonho de promoção ao Super 12.

Os vídeos das partidas na íntegra estarão no ar no YouTube da Brasil Rugby até segunda-feira.

Nas imagens, o jacareiense Alyffer Ferreira com a bola em partida pelo Brasileiro (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e o também jacareiense Maiki Lemes em treino da Seleção no CT Brasil Rugby em São José dos Campos (foto de CBRu/Divulgação).

Comentário

comentário