Rugby do Brasil já calcula a dimensão do desafio

Nas Eliminatórias da Copa do Mundo de Rugby Masculino de 2023, o Brasil já sabe a dimensão do desafio para avançar na competição. No domingo, o Uruguai venceu o Chile no segundo dos três jogos de um triangular e o resultado deixou o selecionado brasileiro, com jogadores do São José e Jacareí, necessitando de uma vitória histórica sobre os uruguaios.

Disputado no Uruguai, o triangular começou com o Brasil enfrentando o Chile e perdendo por 23 a 13. Na sequência, o Uruguai venceu o Chile por 15 a 10. Assim, para ficar com uma das duas vagas das semifinais sul-americanas, o selecionado brasileiro terá que vencer os uruguaios no próximo domingo e ainda fazerem um saldo de pontos suficiente.

Os chilenos, que já disputaram as suas duas partidas, fecharam com uma vitória e um saldo positivo de cinco pontos (33 marcados e 28 sofridos). Os uruguaios já somaram uma vitória e com o saldo de cinco pontos do placar do jogo (15 a 10). Os brasileiros, com uma derrota e saldo negativo de 10 pontos pelo placar contra o Chile (13 a 23), agora terão que vencer os uruguaios por oito pontos de diferença. Assim, passariam a ter saldo negativo de dois e deixariam o concorrente com um negativo de três.

Uma vitória sobre o Uruguai pela contagem necessária seria a maior façanha da história do rugby brasileiro. Os uruguaios já alcançaram a condição de uma das seleções nacionais de primeiro escalação e obtiveram classificação para as edições anteriores da Copa do Mundo.

No entanto, a apresentação dos chilenos na partida de domingo mostrou que o Brasil pode sonhar. O Chile desperdiçou oportunidades que mudariam a história da partida e os uruguaios ainda foram favorecidos por uma decisão da arbitragem em lance crucial e muito contestado pelos chilenos.

A tabela

Jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023

Primeira Fase

Brasil 29 x 0 Paraguai – 26.06 – São José dos Campos (SP)

Chile W x O Colômbia – 03.07 – Santiago (Chi)

(Seleção colombiana apresentou casos de covid e a seleção chilena foi declarada vencedora por WxO)

Segunda Fase

Brasil 13 x 23 Chile – 11.07 – Montevidéu (Uruguai)

Chile 10 x 15 Uruguai – 18.07 – Montevidéu (Uruguai)

Brasil x Uruguai – 25.07 – Montevidéu (Uruguai)

Terceira Fase

Jogo 1 – 1º América do Sul x 1º América do Norte – data e local a definir
Jogo 2 – 2º América do Sul x 2° América do Norte – data e local a definir
Jogo 3 – Perdedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – data e local a definir

O perdedor do Jogo 3 ainda terá a chance de participar de uma repescagem mundial com mais três seleções de África, Europa e Ásia/Oceania. Mais detalhes ainda serão divulgados pela World Rugby.

Na foto (Chile/Rugby), lance da partida dos chilenos contra os uruguaios.

Comentário

comentário