Rugby feminino brasileiro faz história no Canadá
O Brasil fez história no rugby feminino ao conquistar vitória inédita sobre a atual campeã mundial Austrália. Com Mariana Nicolau, do São José Rugby, as Yaras estão no Canadá, em etapa do Circuito Mundial.
Confira no material enviado por Alexandre Massi, da assessoria de Imprensa do rugby brasileiro.
Uma partida para ficar na história! Logo no dia de abertura da etapa de Vancouver (Canadá) do Circuito Mundial de Rugby Sevens, o Brasil chocou os fãs da modalidade ao derrotar a Austrália, atual campeã mundial da modalidade e campeã olímpica no Rio 2016, pela primeira vez em sua história: 14 a 12.
O jogo desta última madrugada ainda teve contornos emocionantes, com direito a uma virada incrível. Após irem para o intervalo perdendo por 12 a 0, as Yaras conseguiram reverter o placar na segunda etapa com dois tries de Yasmim e viram a partida ser decidida no último lance: Thalia aplicou um tackle salvador, em uma jogada que se desenhava com ponto certo – e que daria a vitória – para as australianas
(veja o lance neste link: https://x.com/SVNSSeries/status/1893182033356055004).
“É muito difícil encontrar palavras para descrever o significado desta vitória neste momento. O rugby ainda não é popular no Brasil, estamos buscando o nosso espaço dia após dia e agora conseguimos mostrar a nossa força para o mundo inteiro. Disputar a elite do Circuito Mundial é um desafio enorme, mas aos poucos estamos conseguindo grandes resultados, graças à união desse time”, celebrou Raquel Kochhann, que foi porta-bandeira do Time Brasil na abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Um pouco mais cedo, a seleção feminina estreou na etapa de Vancouver contra as anfitriãs e fez jogo acirrado: 26 a 19 para as canadenses, medalhistas de prata em Paris 2024. O Brasil chegou à metade do duelo em igualdade (12 a 12), mas viu o Canadá abrir vantagem no segundo tempo.
Apesar da vitória histórica contra a Austrália, as Yaras não terão muito tempo para comemorar. A equipe volta a campo já neste sábado, às 19h45 (horário de Brasília), buscando classificação para as quartas de final contra a Espanha. A disputa do mata-mata tem início na madrugada de sábado para domingo, a partir de 00h30. Todos os jogos têm transmissão ao vivo do Disney + e do aplicativo Rugby Pass.
Mais informações
Confira abaixo os grupos em Vancouver, a classificação geral do Circuito Mundial e a lista de convocadas do Brasil para a competição:
Grupo A – Brasil, Austrália, Canadá e Espanha
Grupo B – Nova Zelândia, EUA, Irlanda e China
Grupo C – França, Grã-Bretanha, Japão e Fiji
Classificação geral após três etapas:
Nova Zelândia – 56 pontos
Austrália – 54
França – 48
EUA – 40
Canadá – 32
Japão – 30
Grã-Bretanha – 25
Irlanda – 17
Brasil – 14
China – 13
Fiji – 8
Espanha – 5
Lista de convocadas:
Thalita Costa (Delta)
Thalia Costa (Delta)
Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis)
Yasmim Soares (Melina)
Marina Fioravanti (Poli)
Mariana Nicolau (São José)
Isadora Lopes (Melina)
Raquel Kochhann (Delta | Charrua)
Leila Silva (Leoas de Paraisópolis)
Camilla Ísis Carvalho (El-Shaddai)
Marcelle Souza (El-Shaddai)
Andressa Alves (El-Shaddai)
Giovanna Barth (Maringá)
Na foto (de SVNS/Divulgação), brasileiras comemorando a vitória ao final da partida contra as australianas.