Rugby feminino brasileiro recebe tabela da Copa
A World Rugby definiu os confrontos da Copa do Mundo de Rugby Sevens de 2022, que será realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, no Cape Town Stadium, na Cidade do Cabo (África do Sul).
Gerenciada pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a Seleção Brasileira participará do torneio feminino, que terá um total de 16 seleções. O formato de disputas é simples: mata-mata direto que começará na fase de oitavas de final.
No dia 9/11, as Yaras vão encarar uma velha rival: as irlandesas, contra as quais as brasileiras já realizaram 18 partidas oficiais e obtiveram 6 vitórias. Quem vencer o duelo entre Brasil e Irlanda enfrentará nas quartas de final no dia 10 de setembro a vencedora entre Fiji e Japão. As semifinais e as finais (disputadas de ouro e bronze) ocorrerão no dia 11.
As Yaras participaram de todas as quatro edições da categoria feminina realizadas pela competição. Em 2009, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), o Brasil acabou na 10ª colocação. Em 2013, em Moscou (Rússia), e em 2018, em São Francisco (Estados Unidos), as Yaras ficaram com a 13ª colocação.
Os confrontos das oitavas de final:
Austrália x Madagascar
Estados Unidos x Polônia
Canadá x China
Fiji x Japão
Irlanda x Brasil
Inglaterra x Espanha
Nova Zelândia x Colômbia
França x África do Sul
Em todas
Com Brasil participando de todas, o rugby sevens internacional conta com três grandes competições em escala mundial. A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos, disputados a cada quatro anos. Também jogada de quatro em quatro anos é a Copa do Mundo de Rugby Sevens (Rugby World Cup Sevens), competição mais antiga da modalidade, jogada sempre dois anos depois dos Jogos Olímpicos. A próxima edição é neste ano, em setembro, na África do Sul.
A Copa do Mundo não deve ser confundida com o Circuito Mundial de Rugby Sevens (World Rugby Sevens Series), série de torneios realizada anualmente com 11 seleções disputando o título da primeira divisão.
Depois de entrar em campo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Brasileira Feminina está classificada para a Copa do Mundo de 2022 e segue na elite do Circuito Mundial.
Na foto (de Mike Lee/World Rugby), Bianca Silva em uma das partidas da Seleção Brasileira.
Autoria: Material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).