Rugby feminino brasileiro sustenta colocação

A Seleção Brasileira de Rugby Feminino fechou a última etapa do Circuito Mundial sem vitória, mas nas soma de resultados manteve a histórica colocação na classificação geral. Agora, a equipe que provavelmente continuará contando com a joseense Mariana Nicolau, enfrentará um torneio valendo permanência na divisão de elite.

Confira no material enviado por Bianca Cardoso, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Neste fim de semana, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens disputou em Singapura a última etapa da temporada regular do Circuito Mundialde Rugby Sevens (a chamada fase “Liga” do SVNS) e ficaram com a melhor classificação geral na história, o 9º lugar.

O torneio em Singapura não foi bom para as Yaras, que sofreram 4 derrotas em 4 jogos e ficaram na última colocação. Porém, com a combinação de resultados, o Brasil terminou o Circuito em 9º lugar da 1ª divisão mundial, superando o 10º de 2023-24.

No sábado, na fase de grupos, as brasileiras foram superadas pela China, por 19 a 5 (com try de Thalia para o Brasil) e pela Nova Zelândia por 48 a 0. Com isso, as Yaras jogaram as semifinais de 9º lugar no domingo.

O duelo foi com a Irlanda, que superou o Brasil por 26 a 10 (Isadora e Thalia fizeram os tries brasileiros). No último jogo, pelo 11º lugar, o Brasil flertou com a vitória, mas acabou derrotado pelos Estados Unidos por 26 a 21. Yasmim, Bianca e Thalia marcaram os tries das Yaras. Thalia alcançou os 28 tries na temporada e fechou a Liga no Top 5 da artilharia mundial.

A Nova Zelândia se sagrou campeã da etapa, vencendo a final contra a Austrália por 31 a 7. Ao final da fase Liga, a Nova Zelândia se sagrou campeã, faturando seu 8º título.

Em Los Angeles

Com os resultados, Nova Zelândia, Austrália, França, Canadá, EUA, Japão, Fiji e Grã-Bretanha disputaram as finais e o título mundial na etapa final, em Los Angeles (EUA), nos dias 3 e 4 de maio. Já Brasil, China, Irlanda e Espanha irão a Los Angeles para enfrentarem as 4 melhores seleções da 2a divisão mundial (ainda a serem confirmadas) vendo a permanência na elite do Circuito.

“Não terminamos do jeito que imaginávamos, mas isso não tira o mérito do que conquistamos ao longo da temporada: melhor posição no Circuito Mundial, maior pontuação da história, quinto lugar em Vancouver (Canadá) com vitória sobre a Austrália, incomodamos outras grandes seleções ao longo do ano. Essa equipe é incrível, tenho um respeito enorme por todas. Agora é ir para Los Angeles disputar o Challenger Series com a certeza de que temos ainda mais a entregar”, disse Crystal Kaua.

Resultados

Os jogos das Yaras: Brasil 05 x 19 China; Brasil 00 x 48 Nova Zelândia; Brasil 10 x 26 Irlanda e Brasil 21 x 26 Estados Unidos.

Classificação final da temporada regular: 1º – Nova Zelândia (116 pontos); 2º – Austrália (106); 3º – França (80); 4º – Canadá (72); 5º – Japão (64); 6º – Estados Unidos (58); 7º – Fiji (46); 8º – Grã-Bretanha (43); 9º – Brasil (33); 10 – China (30); 11º – Irlanda (22) e 12º – Espanha (14).

Na foto (CBRu/Divulgação), Thalia fazendo um dos seus tries em Singapura.

Comentário

comentário