Rugby feminino da região disputou torneio no Rio

O rugby feminino da região esteve participando de um torneio de elite no Rio de Janeiro. O São José terminou na quarta posição e o Jacareí, na quinta. A paulistana Poli ficou com o título de uma competição importante para o ranking nacional.

Sobre a participação das jacareienses, confira no material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

Em Itatiaia/RJ, o Jacareí Rugby disputou o torneio qualificatório para o Brasil Sevens feminino na região sudeste. As partidas aconteceram no Estádio Municipal Antônio Corrêa, no centro da cidade fluminense, durante todo o sábado (17). As jacarés venceram dois de quatro jogos e fecharam a participação na competição com o quinto lugar entre nove equipes.

Para alcançar o quinto lugar, as jacarés iniciaram o dia enfrentando o Leoas de Paraisópolis, de São Paulo/SP. Neste jogo, começaram vencendo, mas levaram a virada e a partida acabou em 21 a 12. Na segunda partida, venceram o El-Shaddai, do Rio de Janeiro/RJ, por 28 a 17. Com os resultados, o time se classificou em segundo lugar para a disputa da Taça Prata.

Em novo grupo com São José e Pasteur, as jacarés conseguiram uma vitória em duas partidas. No terceiro jogo do dia, perderam para o São José por 28 a 12. No último duelo, bateram o Pasteur por 20 a 10. Com os quatro jogos realizados, o Jacareí Rugby encerrou a competição em quinto lugar.

Além de melhorar sua posição em relação ao ano de 2023 – as jacarés foram sétimas colocadas -, o Jacareí Rugby ficou na frente de equipes da elite do Super Sevens como Pasteur, Rio Rugby e El-Shaddai. Vale lembrar que o time feminino de Jacareí está na 2ª divisão do Super Sevens, que terá início em setembro.

A disputa deste torneio qualificatório é um pré-requisito para a disputa da outra competição nacional organizada pela Confederação Brasileira de Rugby. O Brasil Sevens será disputado em dezembro nos dias 7 e 8 no Campo do SPAC, em São Paulo/SP. Com a disputa do torneio qualificatório, as equipes foram ranqueadas e receberão convites para a participação na competição nacional de acordo com o número de vagas disponíveis para o torneio.

Mais informações

Confira o material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O primeiro dos três torneios regional feminino qualificatórios para o Brasil Sevens foi disputado neste sábado em Itatiaia com 9 clubes da região Sudeste indo a campo – 3 fluminenses e 6 paulistas. O Brasil Sevens é uma das duas competições nacionais femininas da categorias, a outra sendo o Super Sevens (o circuito nacional que conta com duas divisões de 8 clubes cada e vale Bolsa-Atleta).

Em Itatiaia, as grandes campeãs foram as paulistanas da Poli que, apesar de não disputarem a elite do Super Sevens, provaram sua força e derrotaram o Niterói na decisão do título por 17 a 7. O duelo tem rivalidade, pois o Niterói é o atual campeão da 1ª divisão do Super Sevens, ao passo que o elenco da Poli conta com atletas do antigo Band Saracens, 3º colocado do Super Sevens 2023.

O terceiro lugar geral ficou com as Leoas de Paraisópolis, também da capital paulista, ao passo que o São José ficou em quarto. As Leoas foram rebaixadas da 1ª para a 2ª divisão do Super Sevens no ano passado, ao passo que as joseenses permaneceram na elite, apesar de campanha ruim.

O Jacareí, terceiro colocada da 2ª divisão do último Super Sevens, foi a surpresa com o quinto lugar, terminando acima das paulistanas do Pasteur (6º colocado) e das cariocas do Rio Rugby e do El-Shaddai (time de primeira divisão nacional). A USP fechou o torneio na última posição.

A próximo torneio qualificatório será em Brasília no dia 31 de agosto envolvendo clubes de Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O último qualificatório será da região Sul no dia 7 de setembro em Florianópolis. O torneio final do Brasil Sevens, valendo título nacional, será nos dias 7 e 8 de dezembro no SPAC, em São Paulo.

Qualificatório

O número de vagas que cada qualificatório terá no Brasil Sevens final dependerá do número de participantes em cada torneio qualificatório, mantendo-se a proporcionalidade, mas com limite de 18 participantes para o torneio final.

Já o Super Sevens começará no dia 28 de setembro, em sede paulista a ser anunciada. O Brasil Sevens 2024 está diretamente ligado ao Super Sevens 2025. Isso porque participarão da 1ª divisão do Super Sevens de 2025 os 6 melhores da 1ª divisão de 2024, o campeão da 2ª divisão de 2024 e o melhor do Brasil Sevens 2024 entre os times ainda não garantidos via Super Sevens. O Brasil Sevens também definirá os últimos qualificados para a 2ª divisão do Super Sevens 2025.

Nas imagens, a jacareiense Vitória Gonçalves atacando o Pasteur em Itatiaia (foto de Ícaro Leal/Jacareí Rugby) e a campeã Poli (Fotojump).

Comentário

comentário