Rugby feminino tem Seleção São Paulo Vale

A temporada nacional do rugby feminino começa neste sábado com o lançamento de uma competição promovida pela Confederação Brasileira de Rugby. As equipes da região, como o São José e o Jacareí, terão jogadoras em uma das seleções regionais participantes.

Confira no material enviado por Carlos Alessandro, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

A tão sonhada participação nacional das mulheres no rugby XV chegou com a realização do I Campeonato Brasileiro Feminino de Seleções Regionais da modalidade a partir deste sábado (19).

Organizado pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), o torneio inédito prossegue até 26 de junho e reunirá cerca de 500 atletas de nove seleções regionais: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo Vale (do Paraíba), Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Centro-Oeste, São Paulo Capital e São Paulo Interior.

Em cada categoria, equipes juvenis (M21 ou Sub21) e adultas se enfrentarão em três etapas. A primeira etapa, no dia 19 deste mês, acontecerá nas cidades de São José da Lapa (Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais), São João Batista (SC) e Indaiatuba (SP). A segunda, no dia 9 de abril, em Canoas (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). E a terceira, no dia 21 de maio, em Curitiba (PR), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP).

As semifinais, marcadas para o dia 11 de junho, serão formadas pelas primeiras colocadas de cada um dos três grupos e a melhor segunda colocada. A grande final será realizada no dia 25 de junho. A definição dos locais das semifinais e da final dependerá das seleções regionais classificadas.

Evolução

“Emocionante fazer parte deste marco para o rugby feminino brasileiro. Tão lutador para driblar as dificuldades e mesmo assim a maior potência do continente, agora tem um torneio nacional para chamar de seu. Pretendemos que se consolide e ajude a formar atletas e abastecer os clubes e nossa seleção”, salientou Mariana Miné, CEO da CBRu.

A coordenadora de Desenvolvimento do Rugby Feminino da Sudamérica Rugby destaca a importância deste torneio brasileiro para o esporte sul-americano. “A região tem muito a ganhar com este passo dado pelo Brasil. A formação de atletas de rugby XV ampliará a base da pirâmide e alimentará a seleção nacional, contribuindo para melhorar o nível competitivo da modalidade no continente. Desejo muito êxito com este trabalho”, comentou a dirigente.

“Um torneio deste porte no calendário nacional possibilita o desenvolvimento qualitativo não apenas das atletas, mas de árbitros, treinadores e demais profissionais de staff técnico. Por meio de capacitações e mentorias integradas nas fases de treinamento e dos jogos entre os times. Este é um grande desafio qualificar toda esta cadeia de alto rendimento”, observou Júlio Faria, coordenador de Desenvolvimento do Jogo da CBRu.

Os grupos

Na divisão dos grupos da primeira fase, as seleções ficaram assim:

Grupo 1 – Seleção do Rio de Janeiro, Seleção de Minas Gerais e Seleção São Paulo Vale (Paraíba).

Grupo 2 – Seleção do Paraná, Seleção de Santa Catarina e Seleção do Rio Grande do Sul.

Grupo 3 – Seleção de São Paulo Capital, Seleção de São Paulo Interior e Seleção do Centro-Oeste

Na foto (de Divulgação/CBRu), lance de partida de um torneio anterior entre seleções regionais.

Comentário

comentário