Rugby joseense fechou estadual folgando no nacional

O São José Rugby aproveitou o apoio da torcida e venceu com autoridade na partida que valia o terceiro lugar na classificação final do Campeonato Paulista. No CT Ange Guimera, fez 78 a 05 no SPAC de São Paulo. Por conta do compromisso estadual, o time joseense voltou na rodada do torneio que vale permanência na elite Nacional.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O dia 7 de setembro foi de ação pela 2ªrodada (de um total de 3) do Qualificatório para o Super 12 com cinco jogos agitando o rugby nacional. O torneio vale 6 vagas na 1ª divisão brasileira de 2025, definindo os clubes que se somam a Pasteur, SPAC, Poli, Jacareí, Farrapos e Joaca na competição do próximo ano.

O Desterro, de Florianópolis, com três título do Campeonato Brasileiro no currículo, assegurou sua permanência na elite ao superar de modo dominante os gaúchos do Colonos por 55 a 3. Com triunfo por 9 tries, os catarinenses foram os primeiros a carimbarem matematicamente a classificação.

Por sua vez, ainda no Grupo RS-SC, o Charrua, de Porto Alegre, se impôs sobre os Centauros, de Estrela, em dérbi gaúcho, por 39 a 15 (7 tries a 2) e se recuperou após surpreendente derrota para o Colonos na estreia. O resultado eliminou o Centauros e colocou o Charrua em boa posição para a permanência. O clube porto-alegrense receberá o Desterro na rodada final e só dependerá de si. Porém, o Charrua não pode perder para o Desterro, porque, se isso ocorrer, uma vitória do Colonos sobre o Centauros rebaixará o Charrua e promoverá ineditamente o Colonos.

Quem também comemorou foi o Curitiba, outro ex-campeão brasileiro, que se impôs sobre os paulistas do Piracicaba fora de casa por 59 a 3 e está a 1 ponto da vaga matematicamente. A vitória paranaense por igualmente 9 tries rebaixou o Piracicaba que, em 2024, havia debutado na 1ª divisão.

No outro duelo do Grupo PR-SP, os paulistanos do Engenharia/Leões derrotaram fora de casa o Tornados Indaiatuba em jogo com ares de decisão. O placar de expressivos 35 a 7 (5 tries a 1) deu a vice liderança ao time da capital, que agora só precisa derrotar em casa o Piracicaba para subir à elite nacional.

Grupo joseense

Por fim, no Grupo RJ-SP, o Rio Rugby voou baixo no dérbi local contra o Carioca e triunfou por 45 a 5. O resultado eliminou o Carioca e manteve o Rio na luta por promoção, aguardando agora o duelo entre São José e Niterói, que foi adiado para o dia 21 de setembro.

A última rodada do Qualificatório será no dia 28 de setembro com Curitiba versus Tornados, Engenharia/Leões contra Piracicaba, Centauros recebendo o Colonos, Charrua desafiando o Desterro, São José versus Carioca e Niterói contra Rio.

Paulista e Universitário

O último sábado também foi de finais para o Campeonato Paulista da 1ª divisão e o jogo decisivo foi entre os dois últimos finalistas do Campeonato Brasileiro, Poli e Pasteur, ambos da capital. Naquela oportunidade, o Pasteur falou mais alto e ficou com o título brasileiro de 2023. Porém, desta vez, os Galos não seguraram os politécnicos e o título estadual foi da Poli, que venceu por 23 a 17 com try no último lance punindo erro do Pasteur na hora de finalizar a partida. O título foi o quarto estadual vencido pela Poli nas últimas seis edições da competição, somando-se a 2017, 2018 e 2022.

O São José assegurou o terceiro lugar ao derrotar o SPAC, ao passo que o quinto posto foi do Jacareí, que superou a sensação Urutu. O Engenharia/Leões garantiu o sétimo lugar ao vencer o Tornados Indaiatuba e o Ilhabela ficou com o novo lugar e deverá enfrentar o vice campeã da 2ª divisão em repescagem de rebaixamento. Por fim, o Lechuza acabou rebaixado ao terminar na última posição.

O domingo, por sua vez, foi de ação pelo NDU XV, o campeonato universitário de São Paulo, com vitórias de FGV/PUC sobre UNIP e de Mauá contra FEI/UFABC pela penúltima rodada da fase de classificação. Com os resultados, Mauá, PUC/FGV e UNIP estão nas semifinais.

Na fotos, um dos ataques do São José na vitória sobre o (foto de Victor Barreto/Agência NTZ) e a Poli festejando o título (Divulgação).

Comentário

comentário