Rugby tem dois times da região jogando por decisão

O sábado do rugby é de momento de definições no Campeonato Paulista masculino adulto e com os dois times da região indo a campo em busca de vaga nas finais.

Confira no material enviado por Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Campeonato Paulista chegou à sua fase decisiva. Nesse sábado, os dois times que farão a grande final da 1ª divisão serão conhecidos. Pelo Grupo A, Pasteur e São José fazem o duelo decisivo com matemática simples: quem vencer está na final. O jogo é no SESI Guarulhos e gera muita expectativa revivendo a rivalidade dos clubes irmãos.

Já pelo Grupo A a decisão da vaga na final acontecerá no duelo entre Jacareí e Poli no Vale do Paraíba e a matemática tem seus detalhes. A Poli só precisa vencer para avançar. Por sua vez, o Jacareí precisa vencer e impedir que a Poli faça dois bônus.

Permanência

As outras duas partidas valem contra o último lugar dos grupos e, portanto, valem permanência na primeira divisão. No CERET, na capital paulista, o Engenharia/Leões recebe o Lechuza e quem perder ficará na lanterna do Grupo B.

Pelo Grupo A, o Tornados Indaiatuba recebe os paulistanos do Urutu. Os donos da casa já estão salvos e querem a vitória para garantirem vaga no jogo pelo 5º lugar e, com isso, assegurarem no mínimo classificação ao Acesso (a 2ª divisão nacional) de 2025, caso não consigam neste ano a promoção ao Super 12. Já o Urutu precisa de 1 ponto para escapar da lanterna e jogar o Ilhabela para o jogo contra o rebaixamento.

Os times que terminarem no último lugar de seus grupos duelarão pelo 9º lugar do Paulista. O perdedor, isto é, o 10º colocado, será rebaixado, enquanto o 9º enfrentará repescagem de rebaixamento contra o vice campeão da 2ª divisão.

A 2ª divisão, por sua vez, será movimentada por uma partida, com o Piracicaba recebendo o Melina. O time da casa precisa da vitória para ir às semifinais, ao passo que os matogrossenses já estão classificados.

Classificações

No Grupo A, a classificação está assim: 1º – Pasteur (15 pontos em 3 jogos); 2º – São José (15 e 3); 3º – Tornados (5 e 3); 4º – Ilhabela (3 e 4) e 5ª – Urutu (3 em 3).

No Grupo B: 1º – Poli (15 em 3); 2º – SPAC (15 em 4); 3º – Jacareí (12 em 3); 4º – Engenharia/Leões (1 em 3) e 5º – Lechuza (0 em 3),

No Grupo A da 2ª Divisão: 1º – Melina (12 em 3 jogos); 2º – São Carlos (11 em 4); 3º – Piracicaba (8 em 3); 4º – Templários (7 em 3) e 5º – Raça Ribeirão (0 em 3).

No Grupo B: 1º – Rio Branco (14 em 3); 2º – Curitiba (12 em 4); 3º – Iguanas (6 em 3); 4º – Rio Preto (7 em 3); 5º – Cougars (4 em 3).

Mais informações

Sobre a preparação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.

A maratona de jogos do Jacareí Rugby não para. Neste sábado (24), os jacarés entram em campo para a disputa da última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista 2024. O Jacareí Rugby recebe a Poli, às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí/SP, e precisa vencer para garantir vaga na final da competição estadual.

Na tabela do grupo B, a classificação atual é a seguinte: a Poli é a líder da chave com 15 pontos. Em segundo está o SPAC, também com 15 pontos. O Jacareí Rugby fecha o top-3 com 12. Engenharia é o quarto com 1 e o Lechuza fecha a lista sem pontos conquistados. Vale lembrar que no rúgbi, as vitórias valem 4 pontos, porém as equipes podem conquistar bônus ofensivos – fazer 4 ou mais tries em um jogo – e defensivos – perder por diferença igual ou menor do que 7 pontos em um jogo.

Dessa forma, com uma vitória simples, o Jacareí Rugby chegaria aos 16 pontos, deixando os rivais paulistanos atrás na tabela final. A única situação na qual os jacarés precisam se preocupar seria uma vitória sem bônus ofensivo com os politécnicos somando pontos bônus ofensivos e defensivos. Em todos os outros cenários de vitória, os jacarés garantem a vaga na decisão.

Se olharmos para a história, os jacarés não terão vida fácil. No histórico geral do confronto, a Poli tem uma pequena vantagem. O Jacareí Rugby venceu 11 jogos e perdeu 13. Nas últimas 10 partidas, os números se acentuam com três vitórias do time jacareiense contra sete dos paulistanos. Entretanto, no último encontro, o Jacareí Rugby venceu a Poli fora de casa por 20 a 6.

Em caso de classificação, os jacarés alcançariam sua terceira decisão de Paulista com a chance de conquista de um torneio no qual o clube ainda não venceu em sua história. Em caso de derrota, a equipe ficaria em terceiro lugar no grupo e jogaria pelo quinto lugar no duelo seguinte.

Festival Infantil

No domingo (25), o Jacareí Rugby realiza a Etapa de Jacareí/SP do Circuito Paulista de Rugby Infantil. O evento contará com 9 times de todo o estado com atletas entre 6 e 14 anos para jogos festivos. As atividades têm início às 9h, no Campo do Balneário, em Jacareí/SP.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Alyffer Ferreira retirando a bola de um ruck para iniciar nova fase em jogo do time jacareiense.

Comentário

comentário