Rugby tem grande clássico regional valendo liderança

O Brasileirão do rugby masculino tem neste sábado mais um confronto regional entre os dois times da região, conhecido como Clássico Caipira. O São José recebe o Jacareí e ambos, já classificados, agora disputam a liderança do grupo. No domingo, os joseenses acompanharão suas jogadoras em partida decisiva pela Seleção Brasileira.

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Rodrigo Correia, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Neste sábado, 08, às 15h30 o São José Rugby recebe o Jacareí no CT Ange Guimerá, pela quinta rodada do Super 12, o Campeonato Brasileiro da modalidade. O duelo entre as equipes conhecido como Clássico Caipira, vale a liderança do Grupo B da competição.

Na última rodada, os joseenses venceram o Curitiba por 55 a 12 e garantiram vaga no hexagonal final da competição com duas rodadas de antecedência. O São José está na vice-liderança do Grupo B com 16 pontos somados. O treinador joseense, Maurício Coelho comentou sobre mais uma edição do Clássico Caipira:

“É um momento muito especial para o São José Rugby, ainda que dentro de campo exista uma grande rivalidade, sem dúvidas são clubes irmãos. O São José contribuiu para criação do Jacareí Rugby e hoje tem muito orgulho, pois tornou a nossa região, uma das mais fortes do rugby nacional, pois um clube ajuda o outro a crescer!” exclama o técnico.

O Jacareí Rugby é líder do Grupo B com 19 pontos e está invicto na competição e garantido no hexagonal final do Super 12. Na última rodada, a equipe venceu o Pé Vermelho por 47 a 10 no Campo do Balneário, em Jacareí.

Retrospecto

No primeiro Clássico Caipira deste ano, realizado em Jacareí, no dia 15 de abril, os Jacarés venceram pela diferença mínima em 16 a 15. A última edição do duelo entre os times do Vale do Paraíba em São José dos Campos foi em 2022, em que os joseenses venceram por 22 a 3, na disputa do terceiro lugar do Campeonato Paulista.

No retrospecto do Clássico Caipira, o São José Rugby leva a melhor com 12 vitórias em 18 jogos, por outro lado são cinco triunfos do Jacareí e um empate. A partida desse sábado, 08, tem entrada gratuita com arrecadação de alimentos não perecíveis em prol do Fundo Social de São José dos Campos.

Seleção feminina

O São José Rugby teve quatro atletas convocadas para a Seleção Brasileira de Rugby Feminino de XV, são elas: Edna Santini, Milena Mariano Natalia Momberg e Paula Sarmento.

As jogadoras fazem parte da lista das selecionadas para o representar o país no Qualificatório do Mundial Feminino de Rugby XV. O Brasil disputa dois jogos contra a Colômbia.

Na última quarta-feira, 05, foi realizado o primeiro confronto em Medellín. Em uma partida muito equilibrada, as Yaras, como são conhecidas as jogadoras da Seleção Brasileira Feminina, foi superada por 24 a 23.

O segundo jogo será no domingo, 09, às 17h, novamente em Medellín, e em caso de uma vitória por 2 pontos, o Brasil garante vaga no Mundial.

Jacareí

Sobre os jacareienses, confira o material enviado por Ícaro Leal, da asessoria de Imprensa do time.

No sábado (8), o Jacareí Rugby vai até São José dos Campos/SP para encarar o São José pela quinta rodada da Fase de Grupos do Super 12, o Campeonato Brasileiro de XV organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. O Clássico Caipira acontece no CT Ange Guimerá, às 15h30. No primeiro turno, os times se enfrentaram em Jacareí e o Jacareí Rugby levou a melhor com vitória por 16 a 15.

No atual momento, as duas equipes do Vale do Paraíba estão nas primeiras posições do Grupo B, que ainda conta com Curitiba e Pé Vermelho, e estão classificadas para a próxima fase da competição nacional. O Clássico Caipira ganha um sabor a mais, pois os times lutam pela liderança da chave. O Jacareí Rugby tem a melhor campanha até o momento com 19 pontos e quatro vitórias em quatro jogos. O São José soma 16 pontos com três vitórias em quatro jogos.

O retrospecto entre as equipes marca 18 jogos e com desvantagem para o Jacareí, que tem cinco vitórias contra 12 dos rivais. Entretanto, nos últimos cinco jogos, os jacarés acumulam três vitórias contra duas dos joseenses.

Até o momento, o Jacareí Rugby tem seu melhor início de temporada na história. São sete vitórias em sete jogos, a melhor campanha na Fase de Grupos do Campeonato Paulista e a melhor campanha na Fase de Grupos do Campeonato Brasileiro.

Geral

Sobre a rodada, confira o material enviado por Victor Ramalho e Marcelo Abdalla da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

O Campeonato Brasileiro de Rugby XV masculino entra nesse sábado em sua quinta rodada e apenas com grandes clássicos regionais.

Em São José dos Campos, São José e Jacareí fazem o Clássico Caipira, o dérbi paulista do Vale do Paraíba que vale a liderança do Grupo B. Ambos já estão garantidos na próxima fase, mas a primeira colocação é preciosa pois assegura mais mandos de jogo na próxima fase.

O confronto é permeado de grandes emoções sempre e o último jogo é prova disso, com o Jacareí triunfando em casa por apenas 16 a 15. O jogo contará com um tabu: os Jacarés jamais venceram fora de casa o São José pela competição, apesar do peso da rivalidade só aumentar a cada dia.

“Será o jogo mais importante do Brasileiro até o momento. Estará em jogo todo fato histórico do confronto no Clássico Caipira e pode definir o primeiro colocado no nosso grupo. Isso é importante, pois daria ao Jacareí Rugby vantagem nos confrontos a seguir do Super 12, na sequência do campeonato, e será de extrema importância dando mais confiança ao grupo e consolidando o bom trabalho que estamos fazendo até o momento”, comentou Felipe “Locão” Silva, capitão do Jacareí.

Sobre a importância do clássico para a região, Maurício Coelho, coordenador técnico e treinador do São José, comentou: “ainda que dentro de campo exista grande rivalidade, são clubes irmãos e temos muito orgulho do fato do Jacareí ter nascido impulsionado pelo São José. A região agora é forte e um ajuda o outro a crescer”.

No Sul

Também pelo Grupo B, Curitiba e Pé Vermelho duelam no Clássico Paranaense. Apesar de já eliminados, os dois clubes ainda buscam a hegemonia estadual e, mais importante, o tira teima sobre a hegemonia curitibana, pois o Curitiba jamais foi derrotado pelo Pé Vermelho, Em Londrina, no primeiro turno, a vitória foi dos Touros curitibanos por 62 a 17. O jogo desse sábado estará ao vivo no YouTube do Curitiba.

O outro duelo da vez é o Clássico Gaúcho entre Farrapos e Charrua, em Bento Gonçalves. A partida vale a liderança do Grupo A e a luta por vaga no hexagonal da segunda fase.

Invicto por mais de uma década contra o rival, o Farrapos foi derrotado pelo Charrua no último encontro, em Porto Alegre, por 19 a 17. O triunfo do clube da capital foi um dos fatores que trouxe equilíbrio ao grupo, que tem apenas 3 pontos separando líder de quarto colocado. Na competição, a vitória vale 4 pontos, podendo render 5 pontos caso o time vitorioso marque 4 ou mais tries, garantindo o ponto bônus.

O Charrua, no entanto, está sofrendo com duas derrotas seguidas no torneio, o que faz aumentar a importância do duelo. O clube de Bento Gonçalves defende invencibilidade em casa contra o rival, mas o peso da derrota contra o Desterro na rodada passada ainda pesa sobre os alviverdes, que querem a reviravolta na temporada.

As demais partidas pela quintarodada acontecem na próxima semana. Após 6 rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão ao hexagonal.

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), os jacareienses tentando escapar da marcação dos joseenses no jogo do primeiro turno.

Comentário

comentário