São José anuncia mais seis e um histórico vira saudade
O São José anunciou mmais um grupo de seis jogadores contratados para a temporada 2023, totalizando 18. Cinco já estavam em uma lista extraoficial de bastidores e um lateral-esquerdo, cogitado no início, acabou confirmado. Por outro lado, está de luto pela morte de Beto Fuscão, um zagueiro que passou pelo clube no início dos anos 80.
O primeiro grupo apresentou Ariel Luciano (goleiro), Paulo Henrique (zagueiro), Pablo (volante), Pedrinho (meio-campista), Rodolfo e Roni (atacantes). O segundo: Matheus Abreu, Barão (zagueiros), Christiano (lateral-esquerdo), Wendel (meia-atacante) e Giovanni e Christhofer Henrique (atacantes).
Nesta segunda-feira, a novidade foi o lateral-esquerdo Vinícius Paiva. Luís (goleiro), Luiz Dario, Weslen (laterais), Lucas Surcin (volante) e Mello (meia) foram os confirmados.
Confira o material enviado por Pedro Corat, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do clube.
Um time titular completo e mais sete reservas. Este é o número de atletas já divulgados pelo São José Esporte Clube para a temporada 2023, e que já treina diariamente para o começo do Campeonato Paulista da série A3. Nesta terça-feira (6/12), o clube anuncia mais seis reforços: um goleiro, três laterais, um volante e um meia.
Luis Augusto é goleiro, tem 28 anos, e defendia o Sertãozinho (SP). Ele também tem passagens pela AD São Caetano (SP), Santo André (SP), Operário (MS) e FC Cascavel (PR). Além dele, a Águia também confirma três laterais: um direito, um esquerdo, e outro que faz ambas as funções.
Aquele que terá o papel de defender e atacar pelo lado direito se chama Luis Dario, tem 24 anos, e é o único estrangeiro do elenco. Nascido na Colômbia, está no futebol brasileiro desde 2016 e já atuou por outros clubes paulistas, como Catanduvense, XV de Jaú, Itapirense e Rio Preto. Os dois últimos serão adversários na A3 2023.
Já quem ocupará o setor esquerdo é Vinícius Paiva. O lateral de 26 anos defendia o Sousa (PB), e lá teve experiências na série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, além da série A estadual. Ele também tem uma passagem pelo futebol colombiano [Em 2021 foi adversário pelo Marília].
O terceiro lateral contratado atua pelos dois lados do campo. Weslen Miranda é ambidestro e estava na AD São Caetano (SP) antes de assinar com a Águia. O São José também confirma a chegada de mais um volante e um meia.
Lucas Surcin [filho do renomado Marcelinho Carioca} é volante, tem 29, e seu último time foi o Rio Branco (ES). Já defendeu outros clubes paulistas, por exemplo: Taboão da Serra, AD São Caetano e Marília, time que enfrentará na A3 estadual. Também já esteve no CSA (AL) e Gama (DF).
Por fim, outro jogador de meio-de-campo, mas com função ofensiva. Gabriel Mello tem 24 anos e é formado na base do Athletico Paranaense. Defendeu o Laranja Mecânica (PR) na temporada 2022, e tem uma experiência no futebol da Letônia (foi do XV de Jaú em 2021).
Jogo-treino
Como parte da preparação e entrosamento do elenco para 2023, o São José Esporte Clube realizou um jogo-treino contra a SEV Hortolândia, na última sexta-feira (2/12), no Estádio Martins Pereira. A Águia venceu por 2×0, com gols do recém-chegado meia Giovanni Candido e de Kaike Cristuolo, atleta da categoria sub-20.
Beto Fuscão
O zagueiro Beto Fuscão, de 72 anos e que atuou pelo São José entre 1981 e 1983, morreu nesta terça-feira em Florianópolis-SC, cidade onde nasceu e morava, em decorrência de um câncer no aparelho digestivo. Nos anos 70, Rigoberto Costa projetou-se no Grêmio, chegou à Seleção Brasileira, foi contratado pelo Palmeiras e no final de 80 veio para São José dos Campos.
Depois do primeiro dos três acessos ao Paulistão, em 80, o São José reforçou o time e do Palmeiras vieram quatro jogadores: Beto Fuscão, o goleiro Ivan, o lateral-direito Sotter e o lateral-esquerdo Reinaldo.
O São José já contava com três zagueiros experientes e que ficaram no elenco até 1982: Ademir Gonçalves, Darcy e Walter Passarinho. Em 1983, Beto Fuscão começou a temporada formando dupla com Dêda, outro ex-Palmeiras. Depois, terminou ao lado de Julião, ex-paranaense Paranavaí. No final de 83, indicou o sobrinho Roberto Fusquinha, também zagueiro e que ficou até 1984.
De acordo com os arquivos do “Almanaque São José Esporte Clube”, livro do também saudoso cronista esportivo e professor Alberto Simões, Beto Fuscão disputou 138 partidas pelo São José e marcou dois gols.
Na foto (Acervo do Museu do Esporte de São José dos Campos), uma das formações do São José em 82, com: Ivan, Darcy, Beto Fuscão, Gerson Andreotti, Sotter e Reinaldo; Luís Sérgio (massagista), Edinho, Ademir Mello, Tata, Esquerdinha e Nenê.