São José ataca para manter chances de vaga

O São José recebe o XV de Piracicaba nesta quarta-feira, às 20h e precisa vencer para continuar dependendo dos próprios resultados na disputa por uma vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista da Série A-2. O time esgotou a cota de tropeços no estádio Martins Pereira e o desafio da vez será contra um dos que já estão com a classificação encaminhada.

Na atual fase da competição, os 16 times estão se enfrentando em turno único de 15 rodadas e 12 já foram realizadas. Depois, os oito melhores formarão o mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e continuarão na disputa pelas duas vagas de acesso à Série A-1. Os dois últimos sofrerão rebaixamento à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.

Nos campeonatos das recentes temporadas anteriores, todos os times que passaram dos 14 pontos escaparam do rebaixamento. Do lado de cima, todos que somaram 22 terminaram entre os oito que seguiram às quartas de final. Em seis partidas em casa, o São José somou apenas oito dos 18 pontos, mas como está com 16, ainda poderá totalizar 25.

No momento, a classificação no quadro oficial da Federação Paulista de Futebol está assim:

Os critérios para desempate, pela ordem, são: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio público na sede da FPF.

Consequentemente, mesmo que vença nesta quarta-feira, o São José ainda poderá perder a oitava colocação se concorrentes mais próximos também vencerem e melhorando o saldo de gols.

Jogos

A 13ª rodada terá sete jogos nesta quarta-feira: São José x XV de Piracicaba (20h), Ituano x Taubaté (19h), Portuguesa Santista x Primavera de Indaiatuba (20h), Juventus x Capivariano (15h), Rio Claro x Grêmio Prudente (15h), Santo André x Oeste de Barueri (15h) e São Bento de Sorocaba x Ferroviária de Araraquara (19h30). Como o Votuporenguense terá jogos pela Copa do Brasil, a partida Linense x Votuporanguense passou para o dia 5 de março.

A tabela básica com o que falta a ser disputado:

O time

Partindo para o seu quinto jogo no cargo, o técnico Paulo Roberto Santos nada revelou sobre a escalação que receberá o XV de Piracicaba. É provável que ele mantenha a que começou no domingo passado, no 1 a 1 com o São Bento. As novidades poderão vir nas substituições no decorrer da partida, para as quais o atacante Ezequiel e o lateral-direito Luís Gustavo não estarão disponíveis. O primeiro foi expulso por dois cartões amarelos antes do gol do São Bento e o segundo, que nem chegou a sair do banco de reservas, por ter se envolvido em confusão na comemoração do gol do adversário.

No domingo, o São José jogou com: Ariel; Léo Pereira, João Ramos, Vitão e Felippe Borges (César Nunes – intervalo); Pablo, Alexandre Aruá (Michel Paulista 15’/2º) e Rodrigo Varanda (Martinelli – intervalo); Cristiano (Ezequiel 27’/2º), Lawan (Fabrício 15’/2º) e Thiago Rubim.

flor

Adversário e arbitragem

O XV de Piracicaba perdeu a liderança ao acumular quatro partidas sem vitória e vem sentindo a falta de jogadores importantes que saíram por contusão, como os atacantes Salatiel e Igor Bolt e os meia Wesley Fraga e Evanderson. O experiente zagueiro Gilberto Alemão, suspenso, também não participou do 0 a 0 de domingo passado, em casa, com o Ituano.

Dirigido pelo técnico Moisés Egert, o XV contou com: Pergorari; Barboza, Léo Gobo e Luizão (Érik Bessa 29’/2º); Marlon, Mauro Silva (Émerson Muller 13’/2º), Serginho, Rodolfo (Caíque 29’/2º) e Samoel Pizzi (Maurício Oliveira 29’2º); Caíque Trindade e Osman (Artur 46’/2º).

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem terá: Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosário (árbitro), Henrique Perinelli Oliveira (assistente 1), Welber Venâncio da Silva (assistente 2), Thiago Lourenço de Mattos (4º árbitro) e Fernando Afonso Gonçalves de Melo (analista de vídeo).

Na foto (de Tião Martins/Cortesia), o técnico joseense Paulo Roberto Santos orientando o atacante Cristiano no 1 a 1 de domingo passado com o São Bento de Sorocaba.

Comentário

comentário