São José ataca para vencer e afastar crise

O São José vinha embalando no Campeonato Paulista da Série A-3, mas depois de três vitórias seguidas que apagaram uma estreia com derrota, perdeu nas duas últimas partidas e entrou em crise. Neste sábado, às 16h, recebe o Barretos e vai em busca de reabilitação sem o jogador que pediu para ir embora por causa de desentendimento com um torcedor.

Somando três vitórias e três derrotas em seis rodadas realizadas, o São José tem nove pontos e fecha a zona de classificação como oitavo colocado. Por isso, precisa reagir para continuar no grupo de cima e evitar problemas com os concorrentes que lutam para subir. Um deles é o Barretos, que soma sete pontos e tentará aproveitar o confronto direto para uma ultrapassagem, pois com uma vitória iria a 10.

No sábado passado, em uma manhã ensolarada na cidade de Votuporanga, o São José foi mal no primeiro tempo, levou um gol, esboçou reação no segundo, mas não o suficiente para empatar. Na quarta-feira, recebendo o Nacional de São Paulo que somava apenas um ponto, levou dois gols no primeiro tempo, fez um no começo do segundo, mas depois tomou um terceiro quando ainda teria mais uns 15 minutos para tentar escapar da derrota.

Boa parte dos quase 1.000 mil torcedores presentes protestaram e pediram a saída do técnico Edson Vieira. Para complicar, o lateral-direito Makelele, que assistia ao jogo por cumprir suspensão automática por terceiro cartão amarelo, no intervalo desentendeu-se com um torcedor e o incidente deixou os protestos ainda mais intensos após a partida.

O gestor de futebol Robertinho da Padaria considerou que ainda não era o momento para promover uma troca de técnico. No entanto, o próprio Edson Vieira sabe que um novo resultado negativo poderá deixá-lo sem ambiente para permanecer.

Desligado

Na quinta-feira, por intermédio das redes sociais, Makelele reconheceu que errou, pediu desculpas ao torcedor e também uma oportunidade de continuar no clube com a promessa de empenho total. Nesta sexta-feira, Robertinho da Padaria voltou a destacar que não pretendia ficar sem um dos 27 jogadores já inscritos da lista total de 28, o limite máximo para cada equipe, determinado pelo regulamento do campeonato.

“Na conversa que tive com todo o elenco, disse ao Makelele que ele teria o meu apoio, mas que a decisão de ficar ou sair seria dele. Ele avaliou as consequências, preferiu ir e já foi liberado”, disse Robertinho.

Sem um lateral-direito especialista, porque Fábio Sá sofreu contusão greve e não voltará antes do final do campeonato, o técnico Edson Vieira novamente terá que improvisar um jogador na posição. Contra o Nacional, o atacante Ruhan entrou como ala-direito em uma formação que passou a ter três zagueiros.

Agora, com o volante Roger Bernardo voltando de suspensão automática por terceiro cartão amarelo, um dos dos meio-campistas da formação contra o Nacional poderá ser deslocado à lateral-direita. O zagueiro Lucas Anselmo seria outra opção.

O zagueiro Glauco, o meia Léo Aquino e o atacante Alef, que ainda nem estreou, seguem vetados por contusão. O lateral-esquerdo Caxambu, que na quarta-feira entrou no final do primeiro tempo, fez um gol antológico chutando antes da linha divisória do campo e depois saiu expulso, cumprirá suspensão automática.

A disputa

A atual primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão formando dois quadrangulares na segunda fase e continuarão disputando as duas vagas de acesso à Série A-2 do ano que vem. Os dois piores serão rebaixados à Série A-3.

Depois de seis rodadas, a classificação está assim: 1º – Noroeste de Bauru (13 pontos); 2º – Comercial de Ribeirão Preto, Esporte Clube São Bernardo e União Suzano (12); 5º – Marília e Rio Preto (10); 7º – Capivariano e São José (9); 9º – Votuporanguense (8); 10º – Barretos e Matonense (7); 12º – Olímpia, Sertãozinho e Bandeirante de Birigui (5); 15º – Nacional (4) e 16º – Desportivo Brasil de Porto Feliz (2).

A sétima rodada tem seis jogos no sábado: São José x Barretos (16h), Noroeste x Marília (16h), União Suzano x Capivariano (15h), Olímpia x Comercial (15h), Desportivo Brasil x Matonense (15h) e Nacional x Sertãozinho (15h). Dois no domingo: Votuporanguense x EC São Bernardo (10h) e Bandeirante x Rio Preto (18h).

Os ingressos

Por intermédio das redes sociais, o clube divulga as seguintes informações

flor

Os times

Na quarta-feira, contra o Nacional, o São José teve: Henal; Lucas Anselmo, João Paulo e Klaidher (Levi); Ruhan, Tenner (Washington), Pedrinho e Willian (Caxambu); Wellington (Tom), Magrão (Gabriel Barcos) e Paulinho Guerreiro.

O Barretos vem de dois empates em casa, com o Bandeirante de Birigui (1 a 1) e o Noroeste (0 a 0). Com algumas alterações feitas pelo técnico Bira Arruda, a equipe de quarta-feira teve: Douglas Baldini; Marquinhos, Guilherme Thruyts, Vinícius e Udson (Khaermeson); Michelon (Fujita), Edson Pio (Luizinho), Bruno Sabiá e Willian Medina; Venícius (Aritana) e Felipe Augusto.

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem terá: Gabriel Petrini Rodrigues Cruz (árbitro), Rodrigo Meirelles Bernardo (assistente 1), Leandro Fernandes Rodrigues (assistente 2), Rogério Fernando Alves Júnior (quarto árbitro) e Márcio Perondi Mendes (analista de vídeo).

Na foto (de Tião Martins/São José EC), o atacante Paulinho cabeceando contra o Nacional.

Comentário

comentário