São José atinge objetivo vencendo com eficiência

O São José encontrou dificuldades contra um aguerrido São Caetano, mas foi eficiente para fazer o placar de 2 a 0 e atingir o objetivo da primeira vitória na Copa Paulista. Os três pontos conquistados na noite fria deste sábado colocaram o time na disputa por classificação garantiram a festa da torcida que esteve no estádio Martins Pereira.

Depois de estrear com derrota fora de casa para a Portuguesa Santista (0 a 2) e ceder um empate para a Portuguesa de Desportos (1 a 1) nos acréscimos, o São José precisava aproveitar a oportunidade de receber um São Caetano que vinha de derrotas para o Esporte Clube São Bernardo (0 a 1) e a Portuguesa Santista (0 a 2).

Como previsto, o técnico Ricardo Costa prestigiou a formação da boa atuação contra a Portuguesa e alterou o São José somente em uma posição, substituindo o suspenso lateral-esquerdo Rafael Verrone por Heitor Roca.

O São Caetano veio com a mesma escalação da derrota em casa para a Portuguesa Santista, mas com Russo recuado do ataque e deixando o meio-campo com quatro jogadores. E foi assim, marcando forte e usando faltas táticas, que os visitantes quase levaram o 0 a 0 para o intervalo.

Abertura de placar

Aos 44 minutos, Heitor Roca cobrou um lateral da ponta esquerda procurando o meio da área. O arremesso, que passou pelos atacantes Nicholas e Rafael Tanque, bateu na zaga e sobrou para o oportunista volante Pedro Favela finalizar chutando no canto direito.

Em desvantagem, o São Caetano voltou do intervalo mais ofensivo e quase empatou quando o meia Athos chutou em diagonal da esquerda e o goleiro Ariel conseguiu o desvio suficiente para fazer a bola bater no travessão e não entrar.

Alertado para a necessidade de uma vantagem mais confortável, o São José procurou o segundo gol e novamente encontrou em lance de bola parada. Aos 21 minutos, Nicholas cobrou escanteio da direita, na primeira trave três joseenses apareceram para o cabeceio e o zagueiro Léo Lobo, chegando antes, desviou em diagonal para o canto direito.

O São Caetano sentiu o gol e ficou ainda em condições mais desfavoráveis com a expulsão do seu lateral-direito. Aos 23, Jhonata soltou o braço em uma dividida com Rafael Tanque e recebeu o segundo cartão amarelo 13 minutos depois do primeiro, por ter agarrado o atacante Matheus Serafim que disparava em contra-ataque.

Caminhando para a vitória diante de 1.470 torcedores pagantes, o São José tratou de manter o controle das ações, mesmo com as substituições que o técnico Ricardo Costa começou a fazer para movimentar outras opções do elenco.

A disputa

A atual primeira fase da Copa Paulista tem os 18 times divididos em três grupos regionalizados de seis. Após 10 rodadas de turno e returno, os dois melhores de cada grupo avançarão direto ao mata-mata das quartas de final. O total de oito virá com os dois melhores entre os três terceiros colocados de grupo.

A terceira rodada começou na tarde desta sexta-feira com a Portuguesa visitando o São Bernardo e vencendo, por 3 a 0. No sábado, os 2 a 0 do São José sobre o São Caetano. E no domingo, às 10h, a Portuguesa Santista recebeu o Santo André e com um gol nos acréscimos, virou o placar e venceu, por 2 a 1.

Depois de três rodadas fechadas, a classificação do grupo ficou assim: 1º – Portuguesa Santista (9 pontos); 2º – Portuguesa (7); 3º – São Bernardo (6); 4º – São José (4) e 5º – Santo André e São Caetano (0).

A quarta rodada começará na quarta-feira com Santo André x São Caetano (15h). No sábado: São Bernardo x São José (às 11h, em Santo André) e Portuguesa x Portuguesa Santista (17h).

Times

O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Léo Pereira (Denis 26’/2º), Caio César, Léo Gobo e Heitor Roca; Jeferson Lima, Pedro Favela e Rodrigo Andrade (João Gabriel 26’/2º); Nicholas (Dener 35’/2º), Rafael Tanque (Caio Vieira 35’/2º) e Matheus Serafim (Felipe Conchal 40’/2º).

O São Caetano, do técnico Axel: Thiago; Jhonata, Wendel, Douglas e Bruninho (Matheus Eduardo – intervalo); Vitor Ferezin, Russo (Matheus Guarujá 19’/2º), Rogério Maranhão (40’/2º) e Athos (Markson 19’/2º); Enzo (Paraná 40’/2º) e Éverton.

A equipe de arbitragem contou com: Fernanda dos Santos Ignacio de Souza (árbitra), Daniel Luís Marques (assistente 1), Diogo Cruz Freire (assistente 2, Caíque Tiago de Oliveira Miquilini (quarto árbitro) e Osny Antônio Silveira (analista de vídeo).

Na foto (de Rod Fotos/Agência NTZ), o volante joseense Pedro Favela corre na expectativa de receber um passe de Nicholas que recebe marcação de Vitor Ferezin.

Comentário

comentário