São José Basketball já recebeu as informações iniciais
Com as primeiras definições sobre a competição que abrirá a temporada 2019/2020, o São José Basketball intensifica os contatos para a captação de recursos. O objetivo é estabelecer um orçamento e depois, de acordo com o alcance, fazer as contratações necessárias.
Para a temporada 2018/2019, o São José queria um time para ser campeão da Liga Ouro e subir e volta ao NBB, o Novo Basquete Brasil. Como vice-campeão, teve que esperar um tempo para saber se a vaga na divisão de elite viria. Quando confirmada, o mercado de jogadores disponíveis já estava em baixa, com a grande maioria distribuída entre os concorrentes.
Com um time para fazer uma boa campanha, mas sem maiores pretensões, o São José entrou no NBB para ficar distante do risco de rebaixamento. Conseguiu e ainda ganhou uma vaga entre os oito classificados. Nas quartas de final, um um playoff de até três com o Botafogo, perdeu as duas primeiras e entrou em férias no dia 6 de abril, liberando todos os contratados, da comissão ténica e do elenco.
Na terça-feira, o São José e os outros times da elite estadual foram chamados para uma reunião na Federação Paulista de Basketball. Agora, a diretoria joseense já sabe que a nova equipe deverá ser armada até final de julho para a primeira competição da temporada.
O Paulista
Sobre o campeonato e reunião, confira o material enviado pela assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Basketball.
Doze (12) equipes vão disputar o Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial Série A-1 2019, uma das principais e mais tradicionais competições de basquete do país, que chega à sua 77a edição.
Sesi Franca Basquete, Paulistano/Corpore, Bauru Basket, Esporte Clube Pinheiros, Mogi das Cruzes/Helbor, São José Basketball, Sport Club Corinthians Paulista, Basquete Osasco, América/UNIRP/São José do Rio Preto, Rio Claro Basquete, Basquete Unifae/São João da Boa Vista e São Paulo Futebol Clube vão disputar o título paulista da temporada 2019, que começará no dia 2 de agosto com data prevista de término em 10 de outubro.
Representantes das equipes participantes do Campeonato Paulista estiveram reunidos nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Basketball, na capital paulista, para a realização do congresso técnico da competição, conduzido pelo presidente da entidade, Enyo Correia, onde, dentre outros assuntos, foi definido o sistema de disputa.
“A reunião foi bastante proveitosa. Todos os representantes das equipes interagiram juntamente comigo, buscando uma melhor solução que acomodasse a todos. E foi definido pela maioria o objetivo ideal para todos. O Campeonato Paulista é o maior torneio regional do país, sempre despontando novos talentos, oportunidades e valorização do basquete junto a essa garotada que vem buscando a participação na divisão de elite do nosso campeonato”, avaliou o presidente Enyo Correia.
A tabela dos jogos será divulgada pela FPB, na próxima sexta-feira (24), e o regulamento e sistema de disputa no dia 30.
“Todas as equipes deram uma demonstração de muito interesse durante o congresso, uma reunião muito produtiva, onde chegamos a um bom senso e harmonia de fazermos um campeonato que seja do agrado de todos os clubes”, afirmou Lula Ferreira, gestor técnico do Sesi Franca.
“O que notamos é que, ao longo dos anos, nós estamos conseguindo trazer democracia para o congresso, o que é muito importante. Hoje foi um exemplo clássico disso. Tínhamos três possibilidades de formatação do campeonato, pensamos numa quarta e acabamos fechando em uma quinta. Isso é enriquecedor para os clubes, para a Federação e para o Campeonato Paulista”, disse Lucas Moura Costa, supervisor de basquete Paulistano.
Novidades
Entre as novidades da edição 2019 está a volta dos times de Rio Claro e do São Paulo ao campeonato e a inclusão da equipe de São João da Boa Vista. O Campeonato Paulista 2019 ganha duas equipes a mais na disputa em relação ao do ano passado, 12 contra 10. O atual campeão é o Sesi Franca, que no ano passado venceu o Paulistano no playoff final (melhor de três jogos).
Lula antecipa que o time francano vai defender o título: “Para o Sesi Franca foi muito importante ter ganho o título paulista do ano passado, após muitos anos (11 anos), com uma repercussão muito grande na cidade e é óbvio que vamos buscar o bicampeonato. A gente sabe que vai ser um campeonato bem mais equilibrado, bem mais difícil, com um número maior de equipes, com melhor qualidade e acho que isso faz o esporte crescer. São Paulo mais uma vez dá o exemplo de um estado forte, que faz basquete desde as categorias de base e que reflete no seu campeonato adulto de altíssimo nível.”
O Paulistano também não quer ficar pra trás. “Nossa expectativa é manter o mesmo nível, montar uma equipe com o mesmo patamar técnico para que a gente sempre possa estar entre os finalistas”, contou Lucas Moura Costa.
Na foto (FPB/Divulgação), os dirigentes da reunião de terça-feira e com o Luiz Inácio Messias (segurando uma pasta de documentos) representado o São José.