São José Basketball já tem metade da façanha

O São José Basketball já tem metade da façanha que precisa para ir às semifinais do Campeonato Paulista. Na noite desta quinta-feira, recebendo o Franca pela rodada de ida do playoff das quartas de final, teve a atuação impecável que o momento exigia. Venceu por 92 a 86 e agora viajará mais animado à cidade do adversário.

Agressivo no ataque e adquirindo confiança com os acertos nos arremessos, o São José superou uma desvantagem inicial de 6 a 13 e embalou após virar em um 16 a 15. Ampliando a diferença, venceu o primeiro quarto, por 25 a 19.

Sentindo que o jogo seria mais difícil que o esperado, Franca tentou excercer uma marcação forte, mas não teve êxito. Quando fechava os caminhos, sofria com as bolas de três dos inspirados locais. O São José também venceu o segundo quarto, por 26 a 21.

Voltando do intervalo com um placar de 51 a 40, o São José procurou manter o embalo e chegou a ter 14 pontos de vantagem em um 72 a 58. No entanto, mesmo com a torcida empolgada e fazendo muito barulho, o Franca reagiu, marcou oito pontos e venceu o terceiro quarto, por 26 a 23.

O último parcial de 10 minutos começou com o São José defendendo uma vantagem de oito pontos no placar de 74 a 66. A diferença incomodava os francanos e deixava os joseenses animados e confiantes.

Restando dois minutos e meio para o final, o São José soube valorizar um 87 a 80. Instigado, Franca acelerou e o jogo passou a provocar descidas alternadas por conta de erros nas conclusões.

Restando 14 segundos, o São José protegeu um 90 a 86, converteu dois arremessos livres e passou a ter 92 a 86. Franca, que chegou a vencer o quarto, por 20 a 18, ainda tentou um arremesso de três antes da festa da torcida.

Agora, no domingo, às 18h, o segundo jogo será em Franca. O São José fechará a série com uma nova vitória e o time francano terá que vencer para provocar um terceira e última partida, também no ginásio Pedrocão, na segunda-feira.

Os times

O São José, do técnico Paulo Jaú, começou com: Mariani (7), Figueredo (28, o cestinha do jogo), Duda Machado (12), Rafa (20) e Lupa (15). Entraram durante o jogo: Matheus Eugeniusz (4), Alex Dória (2), Pedrão (4), Guga (0) e Guirro (0). Daniel e Vitor permaneceram no banco. Contundidos, Buemo e Sergião foram desfalques.

O Franca, do técnico Helinho Rubens, começou com: Parodi (22), Lucas Dias (18), Schattmann (5), Hettsheimeir (13) e David Jackson (13). Entraram durante o jogo: Jimmy (5), Elinho (5), Cipolini (4) e Guilherme (4). Permaneceram no banco: Augusto, Adyel e Lucas Batista.

O trio de arbitragem contou com: Marcos Antonio Ferreira, Jacob Barreto e Edgar Santos. O delegado: Lupércio Cardoso.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), Mariani partindo para dois pontos em uma infiltração.

Comentário

comentário