São José Basketball joga para engrenar reação

O São José Basketball conseguiu cortar uma longa série de derrotas e para retomar a disputa pela classificação no Novo Basquete Brasil, precisa de novas vitórias. Nesta quarta-feira, visita um Pinheiros bem colocado, mas buscando reabilitação.

Na terça-feira da semana passada, o São José fez uma as suas melhores partidas no campeonato. Recebendo o paraibano Unifacisa, abriu uma boa vantagem no primeiro quarto e depois manteve o jogo equilibrado até o final.

Com o placar de 91 a 71, o time joseense interrompeu uma sequência de 11 derrotas que levou o time às últimas posições do campeonato, pressionando jogadores e técnico. Afinal, em algumas partidas, chances de vitória foram desperdiçadas.

A possibilidade de voltar a treinar sem a tensão dos dias anteriores poderá ter um reflexo positivo no restante da fase de classificação do campeonato. O São José ainda tem nove partidas para tentar uma vaga na reta final de playoffs.

A atual fase do NBB tem os 16 times se enfrentando em turno e returno. Os quatro melhores avançarão direto às quartas de final e ficarão esperando os outros qualificados que virão de quatro confrontos: 5º colocado x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º. Os quatro últimos colocados serão eliminados, mas sem rebaixamento.

Acumulando 4 vitórias e 17 derrotas em 31 jogos disputados, o São José está na 14ª posição. No momento, teria que ultrapassar o Brasília (6 vitórias e 14 derrotas) e tomar o 12º lugar do Botafogo (9 vitórias e 12 derrotas). Logo acima, Rio Claro, Bauru e Paulistano também já estão com nove vitórias.

No roteiro joseense, o time visita o Pinheiros, nesta quarta-feira, às 19h30, no ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo. Depois, voltará à quadra somente no dia 27, também fora de casa, contra o Minas. O reencontro com a torcida será no dia 2 de março, recebendo o Botafogo.

Das nove partidas restantes, cinco serão em casa. A sequência das últimas seis rodadas: 5/3, Flamengo, em casa; 9/3, Brasília, fora; 12/3, Mogi das Cruzes, em casa; 18/3, Franca, em casa; 28/3, Paulistano, em casa e 04/4.

Os times

O São José poderá começar com a mesma formação da vitória sobre o Unifacisa. O técnico Paulo Jaú escalou Duda Machado no lugar do argentino Mariani, deixando o time com: Figueredo, Duda Machado, Morillo, Rafa e Lupa. Começaram no banco: Mariani, Sérgio Conceição, Eugeniusz, Léo Eltink, Ambrosino, Jean e o garoto Fidélis.

O Pinheiros vem de duas derrotas fora de casa, para o Franca (69 x 78) e o Bauru (63 x 70). Na mais recente, contra os bauruenses, a formação inicial do técnico César Guidetti teve: Betinho, Bennet, Buffat, Toledo e Ware. Começaram no banco: Caio Torres, Scaglia, Gabriel Campos, Elvis, Daniel e Lucas Cauê. O norte-americano Dawkins foi desfalque.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), Figueredo tentando escapar de Dawkins quando o São José recebeu o Pinheiros pelo primeiro turno. No da 30 de outubro do ano passado, uma derrota joseense por 84 a 89.

Comentário

comentário