São José Basketball perde na prorrogação

O São José Basketball deixou escapar uma vitória no tempo normal e acabou perdendo na prorrogação, por 87 a 95. O jogo do início da noite deste sábado, em casa, contra o Rio Claro, valia uma sequência de reação no Novo Basquete Brasil

O time joseense foi à quadra com um desfalque que acabou sentido. O argentino Figueredo, armador e titular nas nove partidas até então disputadas, sofreu uma contusão no tornozelo durante a o treino de sexta-feira. Sem ele, o técnico Paulo Jaú começou com Guga, que vinha de poucos minutos de atuações.

O experiente ala Duda Machado percebeu que precisava colaborar com a condução da equipe e fez uma das suas melhores partidas pelo São José, sendo o cestinha do jogo, com 23 pontos. No entanto, cometeu um erro crucial quando o tempo normal estava para terminar e com placar favorável.

Em um primeiro quarto de marcação predominante, o São José fez apenas 12 pontos, mas ainda terminou na frente do Rio Claro, porque levou somente 10. No segundo quarto, o time visitante conseguiu marcar 22 pontos e virou a partida contra os 18 dos joseenses. Assim, fechou o primeiro tempo com 32 a 30.

Equilíbrio

O São José voltou do intervalo cometendo erros, mas soube reagir e ganhar o terceiro quarto, por 20 a 18, empatando a partida com o placar de 50 a 50. Um equilíbrio que persistiu nos 10 minutos finais, deixando o jogo emocionante.

Faltando 16 segundos, o São José vencia por 72 a 71 e tinha a posse de bola. Todavia, na saída do fundo da quadra, Duda Machado errou o passe e o Rio Claro descolou uma falta de dois lances livres. Na cobrança, o ex-joseense Vinícius Pastor errou o primeiro e acertou o segundo, empatando em 72 a 72. E restando quatro segundos, uma tentativa de cesta de três pontos, de Duda Machado, deu no aro e confirmou prorrogação.

Nos cinco minutos do tempo extra, o São José não sustentou o ritmo e o Rio Claro soube abrir e proteger uma boa vantagem. Fazendo 23 a 15, o time visitante totalizou 95 a 87 e subiu à 11ª posição.

O São José, agora com três vitórias e sete derrotas, saiu da zona de classificação formada pelos 12 melhores, descendo da 12ª colocação à 14ª. A próxima partida do time também será em casa, sábado que vem, dia 30, recebendo o Brasília.

Os times

O São José, do técnico Paulo Jaú, começou com: Guga (0 ponto), Mariani (4), Rafa (12), Lupa (21) e Sérgio Conceição (3). Entraram durante a partida: Duda Machado (23, o cestinha do jogo), Ambrosino (15), Léo Eltink (1), Buemo (2) e Eugeniusz (6). Abner e Guirro permaneceram no banco.

O Rio Claro, do técnico Fernando Penna, começou com: Sadhi (20), Enzo Ruiz (15), Baxley (15), Vinícius Pastor (13) e Gerson (22). Entraram durante a partida: Ansaloni (1). Pedro (3), Lucão (2), Thiaguinho (4) e Lelê (0). Bruno e Prochonw permaneceram no banco e Jefferson, contundido, foi desfalque.

O trio de arbitragem contou com: Jacob Cassimiro Barreto, Ramiro Marques Inchauspe e Gregório Aguiar Lelis.

Nas foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), Duda Machado em dois dos seus 23 pontos marcados.

Comentário

comentário