São José Basketball perde de novo e fica pendurado
O São José Basketball voltou a perder para o Vasco da Gama no segundo jogo do playoff das oitavas de final do NBB e agora terá que vencer o terceiro para provocar um quarto que poderia levar a um quinto de desempate.
Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.
*** O Farma Conde São José Basketball teve grande reação no último quarto, mas foi superado fora de casa pelo R10 Score Vasco da Gama por 89 a 83 neste sábado (26), no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro/RJ, pelo segundo jogo das oitavas de final do NBB Caixa.
Com o resultado, o time Cruzmaltino abre dois a zero e fica a uma vitória de avançar de fase, enquanto os joseenses precisam vencer o próximo confronto para forçar um jogo quatro.
O ala argentino Franco Vieta anotou 23 pontos e foi o cestinha da partida. Adyel, com 17 pontos e seis assistências, e Renato Carbonari, com 14 pontos, também se destacaram pelo lado visitante. Pelos donos da casa, o grande nome foi o ala Marquinhos, com 21 pontos.
Após a partida, o pivô Renato Carbonari afirmou que o time segue com esperança de conseguir a virada. “É difícil sair com uma derrota nos playoffs, mas ainda temos que acreditar e saber que não tem nada perdido. Enquanto ninguém vencer três, a série está viva, então vamos para cima na partida seguinte. Temos que esfriar a cabeça agora, resolver o que for preciso, fazer os ajustes necessários e vir para ganhar o próximo jogo”, disse.
O time joseense volta à quadra nesta segunda-feira (28), às 19h30, novamente no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro/RJ, pelo terceiro jogo da série.
A disputa
Nos playoffs, todas as séries serão disputadas no formato melhor-de-cinco jogos, no qual a equipe que vencer três partidas avança à próxima fase. A tabela da série está assim:
Jogo 1 – 23/04 (quarta-feira) às 19h30 – Farma Conde São José Basketball 75 x 85 R10 Score Vasco da Gama – Farma Conde Arena
Jogo 2 – 26/04 (sábado) às 17h – R10 Score Vasco da Gama 89 x 83 Farma Conde São José Basketball – Ginásio de São Januário
Jogo 3 – 28/04 (segunda-feira) às 19h30 – R10 Score Vasco da Gama x Farma Conde São José Basketball – Ginásio de São Januário
Jogo 4 – 02/05 (sexta-feira) às 19h30 – Farma Conde São José Basketball x R10 Score Vasco da Gama – Farma Conde Arena (se necessário)
Jogo 5 – 05/05 (segunda-feira) às 20h – R10 Score Vasco da Gama x Farma Conde São José Basketball – Ginásio de São Januário (se necessário)
O jogo
Desfalcada pelo pivô Matheus Leal, a equipe do Farma Conde São José Basketball foi à quadra escalada pelo técnico Régis Marrelli com: Ruivo, Franco Vieta, Martin Fernandez, Douglas dos Santos e Renato Carbonari.
O Vasco iniciou a partida com a mão quente no ataque, convertendo quatro arremessos para três pontos em cinco tentados, com destaque para Marquinhos, e abriu nove pontos de frente na metade do período (16×7), forçando a parada de Régis Marrelli. Os joseenses melhoraram seu desempenho na defesa e encontraram espaços no ataque com Adyel, descontando para seis pontos, mas o Cruzmaltino terminou o período à frente: 25 a 19.
Com aproveitamento nos arremessos e desempenho dominante de Scheuer, os donos da casa abriram 15 pontos na liderança do placar logo no início do segundo quarto (37×22). O Farma Conde São José Basketball descontou com cestas de Franco Vieta e a diferença caiu para dez após contra-ataque que terminou em assistência de Adyel para Douglas dos Santos (47×37). Todavia, o Vasco foi para o intervalo vencendo por 49 a 37 (e 24 a 18 no quarto).
Reagindo
O Farma Conde São José Basketball voltou bem do vestiário e, com enterrada de Renato Carbonari e bola tripla de Adyel, a diferença caiu para sete pontos (49×42). Em ataque veloz de Douglas dos Santos, a diferença ficou em seis (54×48). O Vasco respondeu com bolas certeiras de Marquinhos e Humberto (68×55), e o jogo foi para o período final com os donos da casa vencendo por 70 a 60 (São José 25 a 23 no quarto).
Franco Vieta voltou quente e os joseenses baixaram a desvantagem novamente para seis pontos (76×70). Em lances livres na sequência, o argentino baixou a diferença para cinco (77×72), e Léo Figueiró parou o jogo para o Cruzmaltino. Entretanto, os joseenses seguiram bem, e, em contra-ataque foi a vez de Douglas dos Santos baixar o placar para três (77×74).
A partida ficou tensa e com poucos pontos. Franco Vieta matou nova bola do perímetro para deixar a diferença em dois pontos a 2min44 para o fim (79×77), mas Marquinhos respondeu para os donos da casa (82×77), fazendo Marrelli parar o jogo. As equipes trocaram bolas de três com Marquinhos e Martin Fernandez (85×80). No entanto, no minuto final, os donos da casa conseguiram acertar novos arremessos decisivos e sacramentaram a vitória (no quarto, São José 21 a 17). ***
Os times
O São José, do técnico Régis Marrelli, entrou com: Ruivo (4 pontos), Franco Vieta (23), Martin Fernandez (11), Douglas dos Santos (7) e Renato Carbonari (14). Começaram no banco: Adyel (17), Buiú (2), Vitor Silvério (5), Natã Nascimento (0), João Nickel (não entrou) e Bruno Foresti (não entrou).
O Vasco da Gama, do técnico Léo Figueiró, entrou com: Jamaal (10), Humberto (10), Marquinhos (21), Scheuer (14) e Paulichi (12). Começaram no banco: Alê (2), Eugeniuz (8), Gustavo Basílio (0), Eddy (12), Diego (não entrou) e Juan (não entrou).
No Ginásio de São Januário, o trio de arbitragem contou com: Jonas de Carlo Pereira, Diego Chiconato e Davi Geovani Ferrugini de Souza.
Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), o pivô joseense Renato Carbonari arremessa diante da marcação do vascaíno Scheur.