São José Basketball perde por dois pontos no final

O São José Basketball reagiu no quarto final, tentou até a última bola, mas não escapou de uma derrota em casa pela segunda rodada do returno do NBB. O Pinheiros abriu uma boa vantagem inicial no placar e terminou com dois suficientes pontos de diferença.

Confira no material enviado por Léo Lenzi, da NTZ Comunicação e Marketing, assessoria de Imprensa do time.

Nesta segunda-feira (15), o Coop São José Basketball foi superado por 73 a 71 pelo Pinheiros, em jogo decidido nos segundos finais no ginásio Linneu de Moura, pelo NBB Caixa.

O resultado mantém o time joseense na oitava colocação, com 55% de aproveitamento, em retrospecto de 11 vitórias e nove derrotas. O Pinheiros sobe para a 11ª posição, com 45% de aproveitamento, em campanha de nove vitórias e 11 derrotas.

Apesar do revés, o armador Diego Figueredo foi o principal nome da noite, ao anotar um duplo-duplo com 15 pontos e 10 assistências. O pivô Matheus Leal também teve boa atuação, anotando 15 pontos e seis rebotes. Aguerre e Jimmy foram os principais destaques dos visitantes, com 13 e 12 pontos, respectivamente.

A equipe joseense encara agora uma sequência de três jogos fora de casa. O primeiro será na próxima segunda-feira (22), às 19h30, diante do Fortaleza, no Centro de Formação Olímpica.

O jogo

A equipe do Coop São José Basketball foi à quadra escalada pelo técnico Sebastián Figueredo com: Diego Figueredo, Pedro Chourio, Leonardo Lema, Douglas dos Santos e Renato Carbonari.

O equilíbrio foi marcante no início do jogo. Os joseenses apostaram em seu estilo coletivo, enquanto os visitantes buscavam usar a altura de seus atletas para atacar o garrafão. Após dois contra-ataques, o Pinheiros abriu vantagem (17×10), forçando o técnico Sebastián Figueredo a pedir tempo.

A defesa dos donos da casa melhorou e o time encostou no placar (17×18), mas o Pinheiros acertou cesta no último lance e fechou a parcial na frente, por 20 a 17.

O Coop São José Basketball começou ligeiramente melhor o segundo período, conseguindo virar o placar (23×22). Porém, novamente o time da capital paulista passou a frente (27×30).

O Pinheiros chegou a abrir sete pontos de vantagem (30×37), mas os joseenses encostaram após enterrada de Douglas e bola de três de Diego Figueredo, com o jogo indo para o intervalo com o placar marcando 37 a 35 para os visitantes (18×17 no quarto).

Segundo tempo

O terceiro período foi marcado pelo baixo aproveitamento de arremessos dos donos da casa, especialmente no perímetro. Com uma defesa forte e boas atuações dos armadores Thiago Faria e Ruivo, o Pinheiros abriu sete pontos de vantagem ao final do quarto: 56 a 49 (14×19 no quarto).

O Coop São José Basketball foi para o tudo ou nada no último quarto. Pressionando a quadra toda na defesa, a equipe joseense emplacou sequência de pontos seguidos com Leonardo Lema, e encostou no placar (58×62) a quatro minutos para o fim. Renato Carbonari também anotou quatro pontos no garrafão e chamou a torcida para o jogo, incendiando o ginásio Linneu de Moura, e diminuindo a diferença (62×64).

Entretanto, uma bola de três pontos de Jimmy jogou um balde de água fria na reação do time mandante, e os lances livres de Ruivo também ampliaram a vantagem do Pinheiros (62×69) a um minuto do fim. Mesmo assim, os joseenses lutaram até o final na tentativa de uma nova remontada.

A cinco segundos do fim, Arthur Bernardi sofreu falta e o placar marcava 73 a 70 para os visitantes. O ala/pivô joseense acertou o primeiro, errou o segundo de propósito e pegou o próprio rebote, mas errou o chute de dois pontos, e a vitória ficou com a equipe visitante (22×17 no quarto).

Os times

O São José, do técnico Sebastián Figueredo entrou com: Diego Figueredo (15 pontos, o cestinha do jogo), Pedro Chourio (0), Leonardo Lema (8), Douglas dos Santos (8) e Renato Carbonari (10). Começaram no banco: Augusto Cabral (5), Pedro Infante (2), Vitor Silvério (0), Arthur Bernardi (8), Matheus Leal (15), Gabriel Caldeira (não entrou) e Afonso (não entrou).

O Pinheiros, do técnico David Pelosini, entrou com: Ruivo (9), Jimmy (12), Djalo (8), Borovnjak (7) e Aguerre (13). Começaram no banco: Tiago Faria (9), Adyel (3), Scheuer (7), Enrico (2), Omena (3), Agapy (0) e Vitor Cauã (não entrou).

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), Renato Carbonari buscando mais dois pontos para o São José diante da marcação de Aguerre.

Comentário

comentário