São José Basketball recebe informações sobre o NBB

O São José Basketball começou a receber as primeiras informações sobre o NBB desta nova temporada que terá recorde de participantes. Também ficou sabendo que o seu adversário de domingo desistiu do Campeonato Paulista.

Sobre o Novo Basquete Brasil, confira o material divulgado pela assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Basquete.

Fãs do NBB, preparem-se: a próxima edição do mais importante campeonato de basquete do Brasil será a maior da história! Os clubes da Liga Nacional de Basquete aprovaram a participação de 19 equipes na temporada 2023/2024, que começa no dia 21 de outubro. Com representantes de oito estados brasileiros, o campeonato traz novidades importantes e aguardadas como a volta de times com tradição e torcidas apaixonadas por basquete: Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama.

Os três se juntam a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, Coop São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa. Rio Claro, que disputou o NBB 15, solicitou licença para remodelar seu projeto esportivo. Com 19 equipes, o NBB 16 supera o campeonato da temporada de 2012/2013 que contou com 18 times.

O Botafogo, campeão sul-americano em 2019, retorna depois de quatro anos longe da elite do basquete nacional. Já o Mogi Basquete volta após uma temporada se reestruturando. O Vasco da Gama, por sua vez, retoma seu projeto profissional de basquete após quatro temporadas e com a ambição de novamente encantar sua torcida como fez no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando conquistou títulos nacionais e sul-americanos.

“Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de e muita visibilidade à seus parceiros comerciais”, comemora o presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro.

Sistema de disputa

A fase regular terá turno e returno com todas as equipes se enfrentando em jogos de ida e volta. Já os playoffs terão a participação de 16 equipes duelando em séries melhor de três jogos nas oitavas de final. A partir das quartas, séries melhor de cinco partidas definem quem avança. O campeão do NBB 16 será conhecido em junho de 2024. A divulgação do regulamento geral e da tabela completa da competição acontecerá ainda no mês de agosto. ESPN, SporTV e YouTube da Liga Nacional de Basquete são as plataformas já confirmadas para transmissão dos jogos.

A Copa Super 8 será disputada em janeiro do ano que vem. O Torneio de intertemporada conta com as oito equipes mais bem classificadas na primeira fase do NBB.

Os campeões do NBB

Na temporada 2022/2023, o Sesi Franca conquistou o bicampeonato consecutivo e aumentou sua extensa lista de títulos ao longo da história. Além da equipe francana, os outros times que conquistaram o NBB foram o Flamengo (7), Brasília (3), Bauru (1) e Paulistano (1).

A galeria: 08/09 – Flamengo; 09/10 – Brasília; 10/11 – Brasília; 11/12 – Brasília; 12/13 – Flamengo; 13/14 – Flamengo; 14/15 – Flamengo; 15/16 – Flamengo; 16/17 – Bauru; 17/18 – Paulistano; 18/19 – Flamengo; 19/20 – Temporada cancelada por conta da pandemia do Covid-19; 20/21 – Flamengo; 21/22 – Franca e 22/23 – Franca

Sobre o NBB

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, IMG Arena e Genius Sports.

No Paulista

O atual campeonato começou com os 10 times se enfrentando em turno único, o São José, depois de uma derrota fora para o São Paulo e uma vitória em casa sobre o Pinheiros, deveria visitar o Araraquara neste domingo. Todavia, a próxima partida passou a ser a de quarta-feira, às 19h, recebendo o Osasco.

Confira a nota que confirma a desistência da equipe araraquarense.

“A Federação Paulista de Basketball (FPB) comunica a desistência da equipe AZ ARARAQUARA BASQUETE em sua participação no Campeonato Estadual da Divisão Especial Série A-1 Masculina 2023.

Dessa forma, ficam cancelados todos os jogos onde constava esta equipe na tabela de Jogos do referido campeonato.

A FPB reitera que o caso será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Basketball do Estado de São Paulo.”

Na foto (de Léo Lenzi/Agência NTZ), o pivô Matheus Leal subindo para maior dois pontos da vitória joseense sobre o Pinheiros.

Comentário

comentário