São José Basketball joga em casa no feriado

No penúltimo jogo pela fase inicial do Novo Basquete Brasil, o São José recebe o Corinthians nesta terça-feira, às 17h e quer um reencontro com a vitória. Os dois times já estão classificados à segunda fase, mas ainda disputam por campanha melhor.

Os 14 times do NBB estão se enfrentando em turno e returno desde outubro do ano passado. Os quatro melhores avançarão direito às quartas de final. Os outros quatro qualificados surgirão de um playoff com cruzamento olímpico: 5º colocado x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

O Pinheiros (45 pontos em 25 jogos), o Flamengo (44 em 24) e o Franca (43 em 23) já estão garantidos entre os quatro primeiros. A quarta vaga vem sendo disputada por Mogi das Cruzes (40 em 24) e Paulistano (37 em 22).

Como o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo colocados terão a vantagem de decidir em casa no playoff dos qualificatórios, a disputa motiva sete equipes, já que uma vitória vale dois pontos e uma derrota ainda soma um ponto.

Completam o quadro dos 12 que avançarão no campeonato: Botafogo (35 em 24), Minas (34 em 24), São José (33 em 24), Brasília (33 em 24), Bauru (32 em 23), Corinthians (32 em 23) e Basquete Cearense (32 em 24).

A 14ª e última posição implicará rebaixamento à Liga Ouro. O Vasco da Gama (29 em 24) e o Joinville (29 em 24) estão disputando a fuga na 13ª posição.

Objetivos

O São José ainda pode terminar com 37 pontos, decidindo a sexta colocação com o Botafogo nos critérios para desempate. Seriam necessárias vitórias sobre o Corinthians e na última partida, dia 26, também em casa, contra o Paulistano. No entanto, com duas derrotas, poderá descer à 12ª posição.

No dia 26 de fevereiro, o São José recebeu o Vasco da Gama, venceu 82 a 68 e o resultado foi suficiente para o time atingir o principal objetivo que era o de não ter problemas com o risco de rebaixamento. Depois, mesmo perdendo em uma visita ao Joinville, antecipou classificação por conta de resultados de concorrentes.

Passando a jogar por melhor posição, recebeu o Bauru, que vem resgatando as suas credenciais de candidato ao título e o Franca, que disputa a liderança, Nas duas partidas, não conseguiu equilibrar as ações e acabou perdendo.

Os times

Os times

Sábado passado, contra o Franca, o São José teve o ala Dedé voltando de contusão, mas não contou o pivô Mineiro, pelo mesmo motivo. O técnico Paulo Jaú armou uma formação inicial com: Fabián Sahdi, Schneider, Márcio Dornelles, Vinícius Pastor e Douglas Nunes. Entraram durante a partida: Pedro, Hélio, André Coimbra, Dedé, Eugeniuz e Sérgio.

A partida mais recente do Corinthians foi no dia 7, com visita ao Bauru e derrota por 81 a 92. O técnico Bruno Savignani armou a equipe com: Parodi, Kyle Fuller, Douglas Santos, Humberto e Shilton. Entraram durante o jogo: Giovannoni, Aguiar, Teichmann, Abner, Gustavinho, Gui Bento e Nicolas.

O jogo estava originalmente programado para segunda-feira, dia 18, mas como em São José dos Campos a terça-feira é de feriado pelo dia do padroeiro da cidade, acabou transferido.

As partidas do São José no ginásio Linneu de Moura tem entrada gratuita. O policiamento controla o acesso do público para evitar superlotação e o espaço reservado à torcida visitante.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), Douglas Nunes e Cipolini subindo no começo do segundo tempo da partida contra o Franca.

 

Comentário

comentário