São José Basketball tem reencontro com a torcida

O São José Basketball recebe o paranaense Pato, nesta quarta-feira, às 20h e reencontra a torcida depois de quatro partidas fora de casa. A vitória é imprescindível para o time continuar colado na zona de classificação do NBB.

O Novo Basquete Brasil tem os 16 times se enfrentando em turno e returno, disputando 12 vagas na reta final de playoffs. O São José já jogou oito partidas e tem apenas duas vitórias. Mesmo assim, está na 13ª colocação e com chances de voltar à zona de classificação.

Dos oito jogos que fez, o São José teve apenas dois diante da torcida. Foram derrotas para o Corinthians (70 a 85) e Pinheiros (84 a 89), nos dias 26 e 30 de outubro e logo após outras duas em São Paulo.

Pressionado, o time partiu para quatro jogos seguidos fora de casa e voltou com um aproveitamento de 50%. Venceu o Bauru, perdeu para o líder Franca, ganhou do Basquete Cearense e acabou derrotado pelo paraibano Unifacisa.

Nas vitórias em Bauru e Fortaleza, o São José mostrou que pode crescer durante o decorrer da competição e ultrapassar alguns limites que no momento impedem previsões mais empolgantes. No entanto, também ficaram algumas lições, como a necessidade de reação rápida quando os adversários escapam da marcação e levam a vantagem para o placar.

Nesta quarta-feira, o São José receberá justamente o único time que ainda não venceu na competição. Pela primeira vez na elite do basquete nacional, a Associação Basquetebol Arte de Pato Branco acumula nove derrotas. A última veio na noite de segunda-feira, com visita ao Mogi das Cruzes e resultado de 79 a 85.

Depois de receber o Pato, o São José terá outro jogo em casa ainda nesta semana, contra o Rio Claro, sábado, às 20h. Assim, poderá totalizar 10 partidas com quatro vitórias e seis derrotas. Provavelmente, o suficiente para voltar à zona de qualificação.

Os times

Na derrota de sábado para o Unifacisa, em Campina Grande, o técnico Paulo Jaú armou a informação inicial com: Figueredo, Mariani, Léo Eltink, Rafa e Sérgio Conceição. Começaram no banco de reservas: Duda Machado, Ambrosino, Eugeniusz, Buemo, Lupa, Abner e Guga.

O Pato, do técnico Dedé Barbosa, entrou para visitar o Mogi das Cruzes com: Gegê, Gustavo, Funches, Smith e Coimbra. Começaram no banco: Murilo, Leandro, Rodrigues, Aquiles, Paulo, Scheuer e Augusto.

Os jogos do São José Basketball no ginásio Linneu de Moura têm entrada gratuita à torcida. O policiamento controla o público para evitar superlotação.

Transmissão

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), Eugeniusz tentando a cesta com a marcação de um jogador do Unifacisa durante a partida de sábado passado.

Comentário

comentário