São José Basketball visita o Flamengo no confronto 36

O São José Basketball visita o Flamengo na noite desta sexta-feira e com o desafio de superar o favoritismo do adversário. Na quarta-feira, em Belo Horizonte, o time joseense venceu o Minas e ficou mais tranquilo e confiante para tentar outro resultado positivo fora de casa.

O armador argentino Fabián Sahdi sofreu uma contusão contra o Minas e talvez desfalque o São José. Em outro sentido, o também armador Hélio voltará após três jogos de suspensão.

O Departamento de Comunicação da Liga Nacional de Basquete voltou a destacar a grande quantidade de partidas entre os dois times. Confira o texto divulgado.

Flamengo e São José Basketball se tornou sinônimo de jogo grande. Isso por que, ao longo de dez anos de NBB CAIXA, as equipes realizaram partidas extremamente acirradas e históricas. E foram muitas.

Até aqui já aconteceram 35 confrontos entre o rubro-negro carioca e a equipe joseense no campeonato nacional. A vantagem é flamenguista, com 26 vitórias contra apenas nove do time do Vale do Paraíba.

Nesta sexta-feira (18/01), Flamengo e São José entrarão em quadra mais uma vez para escrever um novo capítulo desta história. O duelo acontecerá na Arena Carioca 1, às 21h130, com transmissão ao vivo do FoxSports.

Para refrescarmos um pouco a sua memória sobre o tamanho desse jogo, entramos na onda do desafio dos 10 anos, voltamos um pouco no tempo e listamos três confrontos épicos entre Flamengo e São José. Confira:

NBB CAIXA 2011/2012 – Semifinal – São José 3 x 2 Flamengo

Na temporada 2011/2012, as equipes realizaram uma série semifinal de tirar o fôlego. Dono da melhor campanha da fase de classificação, o São José passou pelo Franca nas quartas de finais sem dificuldades, por 3 a 0. Do outro lado, o Flamengo, quarto colocado, suou para eliminar o Uberlândia, por 3 a 2.

Na fase semifinal, o fator casa fez a diferença nos confrontos. O Flamengo, em casa, saiu na frente após vitória por 84 a 68. Com a série se mudando para o Vale do Paraíba, o time joseense venceu as duas partidas com o apoio de sua torcida e assumiu a liderança da série.

O Jogo 4, realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), era de tudo ou nada para o Flamengo. Diante da nação rubro-negra, Marcelinho liderou a equipe na vitória por 92 a 80, que levou a decisão para o Jogo 5.

Um nome chamou a responsabilidade na quinta e decisiva partida da semifinal: Murilo Becker. O pivô do São José terminou a partida com 32 pontos, além de sete rebotes e 33 de eficiência, e foi “o cara” da vitória joseense no confronto derradeiro, por 106 a 90. Com isso, a Águia conseguiu a vaga para a final do NBB CAIXA 2011/2012.

Na sequência da competição, o São José acabou derrotado pelo Brasília, que levantou o troféu de campeão ao vencer a decisão em jogo único, realizada no Ginásio Hugo Ramos, com mando joseense, por 78 a 62.

NBB CAIXA 2012/2013 – Semifinal – Flamengo 3 x 2 São José

Logo no ano seguinte, Flamengo e São José se encontraram mais uma vez nas semifinais do NBB CAIXA, após o confronto no ano anterior.

Na ocasião, o Flamengo havia feito a melhor campanha na fase de classificação, com incríveis 30 vitórias em 34 jogos – 88,2% de aproveitamento. Já o São José, ao contrário da última temporada, fez uma campanha tímida e ficou na sétima colocação ao final do returno da competição – 20 triunfos em 34 partidas, 58,8% de aproveitamento.

Nos playoffs, o reencontro aconteceu mais uma vez nas semifinais. Nos primeiros três jogos o cenário apontava para um êxito do Flamengo, que, até ali, vencia a série por 2 a 1, com uma derrota fora de casa e duas vitórias em seus domínios, na HSBC Arena (80 x 72, 100 x 84, 106 x 86).

Eis que no Jogo 4 da série surge uma ponta de esperança para os joseenses, com uma grande vitória, dentro de casa, no Ginásio Lineu de Moura, por 96 a 88. Na ocasião, o ala/pivô Jefferson William, hoje no Sendi/Bauru Basket, teve uma ótima atuação e foi o cestinha da partida, com 23 pontos.

No jogo derradeiro, o Flamengo lotou a HSBC Arena com 12 mil rubro-negros e, após um jogo disputadíssimo, venceu o Jogo 5 por 88 a 76 e conseguiu a vaga para a final da competição contra o Uberlândia. Posteriormente, o clube da Gávea se sagraria campeão daquela edição do NBB CAIXA.

NBB CAIXA 2014/2015 – Quartas de final – Flamengo 3 x 2 São José

Duas temporadas depois, o duelo foi reeditado na fase de playoffs, desta vez nas quartas de final.

Após uma temporada acirrada, o Flamengo terminou a primeira etapa da competição na terceira colocação, com 23 vitórias em 30 jogos – 76,7% de aproveitamento.

Com outra campanha mais discreta, o São José terminou a fase de classificação na 11ª colocação, com apenas 12 triunfos em 30 partidas – 40% de aproveitamento.

Como de praxe, todos os jogos foram acirradíssimos. Com os dois primeiros jogos com mando do time da Gávea, no Tijuca Tênis Clube, o saldo foi de uma vitória e uma derrota (85 x 62 e 82 x 76).

No caldeirão

No caldeirão

As outras duas partidas foram “quentes” no caldeirão joseense, o Ginásio Lineu de Moura. Com dois jogos equilibrados, o saldo foi o mesmo dos jogos no Rio de Janeiro, com um êxito para cada lado (68 a 86, 81 a 76).

Já no jogo decisivo, no Tijuca Tênis Clube, o Flamengo se impôs dentro de casa e venceu com autoridade o São José, por 98 a 84, com grande jogo de Marquinhos, atual capitão do time rubro-negro.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), o São José recebendo o Flamengo no jogo do primeiro turno, no dia 14 de novembro e com vitória carioca por 64 a 57.

Comentário

comentário