São José cai na Liga e Taubaté vence na Paulista

A participação do São José na Liga Nacional 2024 terminou na noite desta terça-feira. Precisando de uma vitória em casa sobre o Umuarama na partida de volta das oitavas de final, cometeu erros em momentos cruciais e acabou castigado. O time paranaense fez 3 a 2 e avançou às quartas de final somando seis pontos, por conta dos 5 a 2 no jogo de ida.

No ginásio do Tênis Clube, o São José vinha enfrentando muitas dificuldades para conseguir entrar na defesa adversária, mas conseguiu descolar um pênalti. Aos 14min26s, Pedro Torres virou sobre a marcação de Renan Fogaça e acabou derrubado na área. No entanto, o goleiro reserva Vitor entrou e no canto direito defendeu a cobrança de Gustavo.

Quase em seguida, aos 14min51s, Pedro Torres sofreu a sexta falta do adversário e conseguiu um tiro livre direto para o São José. No entanto, Wesley falhou na cobrança ao chutar para fora, à esquerda do goleiro Vitor que novamente entrou para ser bem sucedido.

Aos 17min26s, o mesmo Wesley exagerou na comemoração de um desarme e a atitude inconveniente resultou em expulsão por segundo cartão amarelo. O São José passou a atuar com quatro jogadores durante dois minutos, ou até sofrer um gol.

Depois de segurar o 0 a 0 no tempo da punição, o São José voltou a errar. Gabriel Soares perdeu a bola em um ataque e fez falta para derrubar um adversário que descia livre em contragolpe. Restando oito segundos para o intervalo, Renan Fogaça cobrou a falta acertando um chute forte, em diagonal, no ângulo direito, abrindo o placar para o Umuarama.

Empates e desempates

O segundo tempo começou deixando a impressão de que seria melhor para o São José. A 01min05s, o time joseense empatou com Gabriel Soares escapando pela direita, cruzando em diagonal por baixo e Gustavo desviando para dentro.

Aos 04min43, com o time joseense no ataque, César Kantê foi desarmado e o Umuarama aproveitou uma descida em contragolpe para trocar passes até Leozinho finalizar a fazer 2 a 1 para os paranaenses.

Tendo a necessidade de uma virada no placar, o São José foi à frente e, deixando a defesa exposta, assumiu o risco de levar um terceiro gol, até empatar novamente. Aos 12min48, o paranaense Vitão foi expulso por falta dura com segundo cartão amarelo, Na cobrança, Pedro Torres acertou o ângulo direito e levou a contagem para 2 a 2.

No entanto, o São José voltou a ter um jogador expulso. Aos 15min25s, Gabriel Soares interrompeu em contra-ataque com falta e recebeu o segundo cartão amarelo. Assim, o time joseense teve que gastar dois minutos na defensiva para manter o placar que servia para o adversário.

Restando dois minutos e meio, o São José pôde contar novamente com cinco jogadores e colocou Gustavo como goleiro linha. E quando faltavam apenas quatro segundos, o o time joseense perdeu a bola em uma cobrança de escanteio da esquerda. De longa, Farias acertou o gol escancarado e decretou 3 a 2 para os visitantes.

Os times

O São José, do técnico Gabriel Oliveira, entrou com: David, Wesley, Gabriel Soares, Ronney e Gustavo. Começaram no banco: Vinícius Oliveira (goleiro), Vini Figueira, Pedro Torres, Biel, Guilherme, Murilo, Lukinha, Gomes e César Kantê.

O Umuarama, do técnico Peri Fuentes, entrou com: Guatavinho, Farias, Jonas, Alex e Kaio. Começaram no banco: Victor (goleiro), De Candia, Léo Maciel, Renan Fogaça, Vitão, Jefinho, Victor, Macau, Léozinho e Vini Rod.

A dupla de arbitragem contou com Telo Moraes Teixeira e Jean Pierre Mendes.

Taubaté

Na rodada que fechou a fase de classificação da Liga Paulista, o Taubaté Umbro Futsal dependia do próprio resultado pata terminar na primeira posição e conseguiu. Na cidade de Jaú, fez 2 a 1 no Jahu e totalizou 32 pontos.

O Barão de Mauá de Ribeirão, que recebeu o Inter de Mogi das Cruzes, poderia ultrapassar o Taubaté pois somava 27 pontos. Acabou goleando, por 4 a 1 e manteve a vice-liderança. O Pinda, com 25 pontos e podendo ultrapassar o Barão de Mauá, acabou goleado como visitante do Botucatu, por 4 a 0.

Agora, Taubaté e Pinda vão esperar um mata-mata de respescagem para saberam quais serão seus respectivos adversários nas quartas de final.

Dirigido pelo técnico Paulinho Andrade, o Taubaté entrou com: Bruno Donha, Gustavo, Pinho, Bryan e Levi. Começaram no banco: Felipe Monteiro (goleiro), Iago, Gabriel Alemão, Caíque, Alessandro, Gugu, Pinho, Luizinho, Tintim, Adriel e Hítalo Goffi.

 

Nas imagens, César Kantê cobrando em escanteio para o São José no primeiro tempo (TV LNF/Reprodução) e Bryan abrindo o placar para o Taubaté em Jaú (TV LPF/Reprodução).

Comentário

comentário