São José confirma, anuncia e prepara uma volta
O São José confirmou nesta quinta-feira a contratação do zagueiro Paulo César, apresentou o novo preparador físico e deve estar preparando o anúncio de um goleiro que passou pelo clube em 2014, jogou apenas três partidas, mas em uma delas comemorou vitória no Clássico do Vale.
No começo da segunda quinzena de outubro, uma entrevista em Pernambuco revelou que o zagueiro Paulo César estava vindo para o São José. O técnico Itamar Schulle, retornando ao Santa Cruz, foi perguntado sobre a possibilidade de ter a volta de alguns dos seus titulares do Campeonato Pernambucano. Quando citou Paulo César, disse que o atleta já estava a caminho de São José dos Campos.
Nesta quinta-feira, a confirmação da chegada veio nas redes sociais do clube:
*O São José EC anuncia a contratação do zagueiro Paulo César, de 25 anos, que integrou o elenco do ABC-RN no Campeonato Brasileiro da série C.
Em 2024, o jogador chegou até as semifinais do Campeonato Pernambucano pelo Santa Cruz, onde disputou 12 jogos como titular e marcou 1 gol pelo clube, além de ter sido peça importante na conquista da vaga para o Campeonato Brasileiro da série D de 2025.
“Estou muito feliz pelo acerto com o São José e por ter essa oportunidade de disputar um Campeonato Paulista de acesso, que é sempre muito competitivo. Já soube que a torcida é muito apaixonada e faz a diferença em qualquer campo onde o time joga. Com certeza estou motivado a defender a Águia e honrar essa camisa”, destacou Paulo César.*
Histórico
No Jogando Juntos, Paulo César foi assim apresentado no dia 18 de outubro:
*Paulo César Freitas Barreto, de 25 anos e 1,86m de altura, começou nas categorias de base do Botafogo-RJ (2017) e depois virou profissional no Ceará (2018 e 2019). Passou pelo Independente de Limeira na Bezinha de 2021 (4ª Divisão do Paulista) disputando apenas sete jogos pela fase de classificação.
Em 2022 começou a temporada no Potiguar-RN e fechou no Grêmio Anápolis-GO. Em 2023 voltou ao Potiguar e depois, no Brasileiro da Série C, participou de 18 partidas pelo CSA de Maceió-AL.
Emprestado pelo CSA ao Santa Cruz, Paulo César foi titular até o mata-mata das semfinais do Campeonato Pernambucano que teve o Sport levando a melhor nos pênaltis. Depois, nas finais, o Sport terminou campeão vencendo o Náutico.
Devolvido ao CSA, Paulo César participou de apenas um jogo pelo Brasileiro da Série C e saiu para o concorrente ABC de Natal-RN. Na volta ao futebol potiguar, não teve chances de atuar no elenco do técnico Roberto Fonseca que já contava com outros cinco zagueiros: Bebeto, Richardson, Wesley Santos, Renan Arantes e Eduardo Thuram.*
Preparador Físico
O São José divulgou a contratação do experiente Luís Fernando Goulart. Ele e Danny Santos vinham formando a dupla de preparadores físicos do Vila Nova de Goiânia que faz boa campanha no Brasileiro da Série B.
Confira o texto publicado nas redes sociais do clube:
*O preparador físico Luis Fernando Goulart é o mais novo membro da comissão técnica do São José EC para a temporada 2025.
Em 2024, o profissional de 52 anos fez parte da comissão técnica do Vila Nova-GO na disputa do campeonato estadual e da série B do Brasileirão.
Luis Fernando Goulart é formado em Educação Física; possui as licenças A e B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol); pós-graduado e mestre em Ciências do Treinamento pela Unicamp, além de ser também pós-graduado em Fisiologia do Exercício.
O novo preparador físico da Águia do Vale é natural de Joanópolis e nas últimas temporadas foi o responsável pela preparação física dos atletas do elenco do Juventude (2023), Atlético Goianiense (2020-2023) e Sport-PE (2018).
“O São José é um clube tradicional e muito importante no futebol paulista. Estou feliz em poder fazer parte deste projeto grandioso de um novo clube com a chegada da SAF. A expectativa é levar o São José de volta para as competições de nível nacional”, destacou Luis Fernando.*
Na relação de clubes anteriores: Vila Nova-GO, Juventude-RS, Atlético Goianiense, Sport-PE, Guarani, São Caetano, Fluminense, Criciúma, Ponte Preta, América-RN, CRAC-GO, Itumbiara-GO, Brasiliense-DF, XV de Piracicaba, Paulista de Jundiaí e Primavera de Indaiatuba.
Goleiro
O goleiro Jeferson Souza pode estar voltando ao São José, depois de 10 anos. Na atual temporada de 2024, como titular do Confiança, ele foi campeão do Sergipano e chegou na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série C. No time de Aracaju, vinha atuando junto com o lateral-esquerdo Felippe Borges anunciado ontem como uma das novidades joseenses.
Em 2014, na primeira temporada da gestão do presidente Benevides Ferneda (o Geleia), o São José, entre os 20 times que disputaram o campeonato da Série A-2, acabou como um dos seis rebaixados à Série A-3. Depois, no segundo semestre e reformulado, com outros goleiros, disputou a Copa Paulista e conseguiu passar da primeira fase como quinto colocado de um grupo de oito equipes.
No gol, Alex Graciani foi o titular na estreia e Jeferson Souza entrou na segunda partida com derrota em casa para o Santo André, por 4 a 2. Já na terceira, em Taubaté, teve boa atuação em uma vitória no Clássico do Vale, de virada, por 2 a 1.
O rival abriu o placar no primeiro tempo com um chute forte de fora da área, indefensável, no ângulo esquerdo. No segundo tempo, o centroavante Maikon Aquino, que voltou ao São José durante a Série A-2 deste ano, empatou. Já nos acréscimos, aos 47, o atacante Claudinho fechou a contagem.
Na quarta rodada, Jeferson Souza foi o goleiro em um derrota em casa para o Juventus, por 2 a 0. Na quinta, o goleiro Moisés estreou e ficou até o final. Jeferson Souza e Alex se revezaram na reserva e o segundo ainda teve a chance de atuar em uma das partidas restantes.
A carreira
Jeferson Oliveira de Souza, de 30 anos e 1,95m de altura, é sul-mato-grossense de Dourados. Começou nas categoria de base do Guarani (2009) e depois passou nas de Paraná Clube (2010), Grêmio Barueri (2011), Desportivo Brasil de Porto Feliz (2012) e América de São José do Rio Preto (2013 e 2014). Foi profissionalizado pelo ECUS de Suzano (2014) e veio fechar a temporada no São José (2014).
Depois de passagens por Grêmio Prudente (2015), Lemense (2016), Formosa-GO (2017), Primavera de Indaiatuba (2017) e Real Ariquemes-GO (2018), foi para Portugal onde esteve em cinco clubes: FC Setúbal (2018/19), Moura (2018/2019), CD Fátima (2019/2020), Valadares Gaia (2019/20) e Frontinhas (2020/21).
Voltando ao Brasil, em 2022, defendeu os dois times do Grupo Audax: Osasco Audax e Audax Rio. Em 2023, foi o titular do Comercial de Ribeirão Preto na Série A-2, chegando em oitavo na primeira fase e depois perdendo no mata-mata das quartas de final para a Ponte Preta. Logo em seguida, saiu para disputar o seu primeiro dos seus dois campeonatos da Série C do Brasileiro pelo Confiança e permaneceu em Sergipe.
Nas imagens (de AD Confiança/Divulgação), o goleiro Jeferson Souza em um dos treinos do Confiança (foto de AD Confiança/Divulgação), Paulo César durante entrevista de apresentação (São José EC/Redes Sociais) e o Luís Fernando Goulart em treino do Vila Nova Nova FC/Divulgação).