São José confirma vaga avançando no limite

O São José confirmou classificação às quartas de final do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão, mas passou no limite de uma derrota em casa por até um gol de diferença. A Itapirense abriu o placar no primeiro tempo e virou uma ameaça que deixou a disputa pela vaga indefinida até o apito final. Agora, os joseenses terão um mata-mata contra o Rio Branco de Americana e com a primeira partida na casa do adversário.

Por conta dos 3 a 2 que foi buscar no jogo de ida, domingo, em Itapira, o São José poderia perder na volta por até um gol de diferença, porque levaria a vaga pela melhor campanha geral. A Itapirense, com a necessidade de uma vitória por dois gols de vantagem, armou um plano que quase deu certo.

Na formação do São José, o atacante Edinan foi mantido no lugar do contundido Lucas Lima. O lateral-esquerdo Yan entrou no lugar de Igor Meneghel pelo mesmo motivo. Na meia, Bruno Freitas ganhou uma oportunidade no lugar de Neto Alexandre. Na Itapirense, os laterais Yan Ferreira e Nestor reapareceram na defesa.

Com bola rolando, o São José não conseguia desestabilizar a marcação visitante e ainda tinha dificuldades para conter os contragolpes adversários. Em um deles, aos 28 minutos, Jéferson escapou pela ponta direita, foi ao fundo e cruzou por baixo. Na pequena área, Willian chegou primeiro na bola e chutou para dentro.

Pressão

O placar desfavorável foi sentido pelo São José. O time precisava pensar um gol para aliviar a pressão, mas também não podia dar mais espaços a um adversário perigoso e confiante. Por isso, o time joseense, que tem o melhor ataque do campeonato, acabou criando apenas duas boas oportunidades para marcar.

Por outro lado, mesmo com o Itapirense gerando um volume jogo ofensivo interessante, principalmente  nos minutos finais, o São José soube evitar finalizações que poderiam ter alterado o placar.

No último dos cinco minutos dos acréscimo, o Itapirense descolou uma falta frontal e de média distância para chutar contra um goleiro Gabriel Félix que sentia contusão na perna e com o limite de cinco substituições já utilizado. Na cobrança, que também poderia ser um levantamento na área, o chute acabou batendo na barreira formada por três joseenses.

A sequência

Nas quartas de final, os confrontos ficaram estabelecidos pela seguinte classificação geral: 1º – São José (24 pontos e 8 vitórias), 2º – Bandeirante de Birigui (24 pontos, 7 vitórias e 20 gols de saldo), 3º – Grêmio Prudente (24 pontos, 7 vitórias e 18 gols de saldo); 4º – Manthiqueira de Guaratinguetá (22 pontos), 5º – Itararé (19 pontos); 6º – Mauá (18 pontos), 7º – Osvaldo Cruz (17 pontos e 5 vitórias) e 8º – Rio Branco de Americana (17 pontos e 4 vitórias).

No cruzamento olímpico, os confrontos das quartas de final ficaram assim: São José x Rio Branco, Bandeirante x Osvaldo Cruz, Grêmio Prudente x Mauá e Manthiqueira x Itararé. Os times com melhor campanha novamente terão a segunda partida e casa e a vantagem da igualdade na soma dos pontos e gols marcados. A tabela será divulgada nesta quinta-feira e a rodada de ida terá os jogos no sábado e domingo, ficando os da volta para a próxima quarta-feira.

As oitavas de final passaram e eliminaram mais oito dos 35 time que começaram o campeonato: Itapirense, SKA Brasil de Osasco, XV de Jaú, Francana, Independente de Limeira, Jabaquara de Santos, Amparo e Andradina.

flor

Times

O São José, do técnico Ricardo Costa, formou com: Gabriel Félix; Juninho, Joaquim, Henrique (Pavani 31´/2º) e Yan; Jé, Mykaell e Bruno Freitas (Bruno Luka 13´/2º); Santiago (Dener Santos 13´/2º), Edinan (Matheus Morais – intervalo) e Breno (Raphael 35´/2º).

A Itapirense, do técnico José Francisco Oliveira: Agenor; Yan Ferreira (Lucas Mingoti 15´/2º), Betão, Esquerdinha e Nestor (PH 42´/2º); Flávio, Matheus Souza (Gabriel 15´/2º), Wilson e Alex Júnior (Juan 33´/2º); Willian e Jéferson.

A equipe de arbitragem contou com: Jefferson Dutra Giroto (árbitro), Marco Antonio de Andrade Motta Junior (assistente 1), João Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos (assistente 2), Adeli Mara Monteiro (quarto árbitro) e Luiz Vanderlei Martinucho (avaliador de campo).

Nas imagens, Mykaell tentando alcançar uma bola na área da Itapirense (foto de Rodolfo Moreira/São José EC/Divulgação) e o gol que definiu o placar do jogo (TV FPF/Reprodução).

Comentário

comentário