São José desencanta com a primeira vitória
O São José conseguiu a primeira vitória no Campeonato Paulista da Série A-3, depois de três empates e três derrotas recentes, e pode aproveitar o resultado para armar reação e sair da zona de rebaixamento. Na tarde desta quarta-feira, em Porto Feliz, fez um gol com o estreante atacante Nicholas e manteve o placar de 1 a 0 contra o Desportivo Brasil. No sábado reencontrará a torcida na volta do técnico Ricardo Costa ao estádio Martins Pereira.
Em seu segundo jogo no comando do São José, Ricardo Costa promoveu a estreia de três dos quatro reforços. O atacante Nicholas e o lateral-esquerdo Rafael Verrone foram escalados e o volante Pedro Favela, que teve a documentação regularizada momentos antes da partida, começou no banco. O atacante Wendel Barros, que chegou na noite de terça-feira, vindo do goiano Grêmio Anápolis, ainda seria apresentado aos demais do elenco.
Com um 4-5-1, que deixava Wendel Júnior avançado e Nicholas e Vicente na linha intermediária, o São José suportou os minutos inicias da esperada tentativa de pressão do time da casa. Depois, com posse de bola, equilibrou as ações e assim foi levando um primeiro tempo sem oportunidades de gol.
Aos 40 minutos, o Desportivo Brasil conseguiu engrenar algumas boas descidas e nos acréscimos, com três escanteios, o São José também atacou, mas ainda sem a contundência necessária.
O gol
O Desportivo Brasil voltou do intervalo tentando impor um ritmo mais forte nas suas ações ofensivas, mas também deixando espaços para o São José que soube aproveitar uma troca de passes no ataque. Aos 7 minutos, o lateral-direito Luís Dário fez bom passe para Nicholas, que da meia direita e de fora da área surpreendeu o experiente goleiro Oliveira. O chute forte, em diagonal e por baixo, entrou no canto direito.
Instigado, o time da casa foi à frente e o São José passou a proteger a valiosa vantagem. O tempo foi passando e a tarde quente parecia ser mais sentida pelos joseenses, que não conseguiam articular contragolpes.
No final e dois minutos antes dos nove do acréscimo determinados pelo árbitro, o São José contou com a sorte. Um chute cruzado bateu na trave esquerda e o cruzamento curto do rebote foi mal aproveitado com finalização para fora.
Aos 47, faltou menos de um metro para o segundo gol do São José. O goleiro Oliveira foi reforçar o ataque da casa em um escanteio e depois de ir buscar o segundo cruzamento de um rebote, o goleiro joseense Ariel acionou o garoto Luquinhas, promovido do sub-20 neste campeonato. Bem aberto pela lateral direita, ele desceu e antes da linha divisória chutou na direção do gol vazio. Quase em cima da risca surgiu na cobertura o lateral-direito Douglas que conseguiu cortar.
Saindo de campo pela primeira vez com três pontos, o São José passou a esperar os demais resultados da rodada. Mesmo sabendo que continuaria na 16ª e última colocação, criou condições de sair do fundo da classificação com mais um resultado positivo, sábado, às 16h, recebendo o Bandeirante de Birigui. O técnico Ricardo Costa, que estreou quarta-feira passada na visita ao Itapirense e com derrota por 1 a 0, voltará a dirigir o time com o apoio da torcida.
Times
O São José, do técnico Ricardo Costa: Ariel; Luís Dário, Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone, David Lucas (Mello 31’/2º), Pedrinho (Rodolfo 24’/2º), Vicente (Luquinhas 31’/2º) e Roni (Pedro Favela 9’/2º); Nicholas (Giovanni 24’/2º) e Wendel Júnior.
O Desportivo Brasil, do técnico Fábio Toth: Oliveira; Douglas, Índio, Lucas Adell e Giba; Kayo Gonçalves, Raphael Toledo (Renan Chaves 35’/2º) e Rodrigo Andrade (Giovany Morais 24’/2º); Nathan Ferreira (Gustavo Queiroz 14’/2º), João Paulo (John Kennedy 24’/2º) e Ayrton (Renan Chaves 24’/2º).
No estádio Municipal Ernesto Rocco e com 345 torcedores pagantes presentes, a equipe de arbitragem contou com: Gustavo Holanda Souza (árbitro), Diogo Cruz Freire (assistente 1), Felipe Camargo Moraes (assistente 2), Fernanda dos Santos Ignacio de Souza (quarto árbitro) e Renato Durval do Carmo (analista de vídeo).
Nas fotos (de Honae Pereira/Desportivo Brasil), Nicholas na comemoração do gol e na disputa de uma jogada do primeiro tempo.