São José e Joseense jogarão com regras atualizadas

O São José, o Atlético Joseenses e os outros 22 times que avançaram à segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda (4ª) Divisão terão que se adaptar rapidamente às mudanças nas regras do futebol, introduzidas pela International Board (IFAB) e vigentes desde 1º de junho. Os árbitros e assistentes também terão que superar as dificuldades iniciais.

Em março, na Escócia, o 133º encontro da IFAB promoveu algumas alterações que nas competições entre clubes já podem ser vistas no Campeonato Brasileiro.

Quando a bola tocar na mão ou braço de um jogador do time que está atacando, de forma voluntária ou não, o árbitro deverá marcar falta. Antes, um toque involuntário era permitido, como continua sendo para os jogadores do time que está defendendo.

Nas substituições, os jogadores substituídos agora têm a obrigação de deixar o campo pelo ponto da linha mais próxima, seja lateral ou de fundo. Antes, a saída era em direção à mesa do quarto árbitro.

No tiro de meta, a bola não mais entra em jogo somente ao sair da grande área. Consequentemente, um defensor do time pode ir buscar a bola na proximidades da pequena área. No entanto, os adversários ainda devem permanecer fora da grande área até o segundo toque na bola.

A bola ao chão deixou de ser uma disputa. Um jogador do time que estava com a posse durante a interrupção do jogo é chamado para receber a bola do árbitro. Bola ao chão também deve marcada quando a bola bater no árbitro. Antes, o jogo prosseguia normalmente porque o árbitro era considerado um corpo neutro.

Nos pênaltis, os goleiros devem manter um pé sobre o linha de gol. Antes, podia se movimentar somente com deslocações laterais e exatamente sobre a linha.

O técnico e os demais integrantes da comissão técnica que atuam no banco de reservas passaram a ser advertidos como os jogadores, com os cartões amarelo e vermelho. Consequentemente, estarão sujeitos às respectivas suspensões automáticas. Antes, quando expulsos, podiam voltar normalmente no jogo seguinte e aguardar possíveis punições em julgamento na Justiça Desportiva.

O encontro de março também regulamentou o uso do árbitro de vídeo. Todavia, por causa do alto custo, o VAR nem chegou a ser cogitado nas divisões de acesso do Campeonato Paulista.

flor

A competição

Na segunda fase do campeonato, 24 times disputarão quadrangulares de turno e returno em seis grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo e mais os quatro melhores entre os terceiros colocados dos seis grupos avançarão à terceira fase.

O São José está no Grupo 12 também formado por Flamengo de Guarulhos, Matonense e José Bonifácio. A primeira partida será no sábado, às 15h, em Matão, contra a Matonense.

O Atlético Joseense foi para o Grupo 10 que também terá o Marília, o Rio Branco de Americana e o Guarulhos. O primeiro jogo será em casa, sábado, às 10h, no estádio Martins Pereira, contra o Marília.

Na foto (de Rodolfo Moreira/Jornal Joseense), jogadores do São José comemorando gol nos 2 a 2 de domingo passado com o Amparo, no estádio Martins Pereira.

Comentário

comentário