São José e Manthiqueira buscam reforços entre fases

Na semana em que termina a fase inicial do campeonato e começa a reta decisiva, São José e Mantiqueira de Guaratinguetá buscam reforços. Depois do confronto regional da última sexta-feira, os joseenses têm problemas com contusões.

No Paulista da Segunda (4ª) Divisão, a 10ª e última rodada da fase de grupos será disputada na quarta-feira, às 15h. Com classificação antecipada, São José e Manthiqueira jogarão para melhorar a campanha geral e esperando o adversário do mata-mata das oitavas de final.

No Grupo 6, o São José segue na liderança com 18 pontos e o Manthiqueira é o vice-líder, com 16. Fechando a fase, o time joseense receberá o União de Mogi das Cruzes e o de Guaratinguetá visitará o União Suzano, concorrentes que ainda têm chances matemáticas de classificação por índice técnico.

O São José vinha com a melhor campanha entre os 35 times do campeonato, sustentando um aproveitamento de 100%, de vitórias em suas seis partidas. Todavia, na sexta-feira, foi visitar o Manthiqueira, perdeu por 3 a 2 e acabou ultrapassado pelo Bandeirante. No sábado, pelo Grupo 1, o time de Birigui visitou o Araçatuba, goleou por 7 a 0 e passou a 19 pontos, com seis vitórias e um empate.

A Francana, que folgará na tabela da última rodada porque já disputou as suas oito partidas pelo Grupo 3, fechou com 20 pontos, acumulando seis vitórias e dois empates. Assim, para recuperar a melhor campanha, o São José terá que vencer o União Mogi, totalizar 21 pontos, e torcer por um empate ou derrota do Bandeirante, que vencendo chegará a 22. Em Birigui, o Bandeirante receberá o América de São José do Rio Preto que dependerá de uma vitória para ter chances de classificação.

Reforços

Na semana passada, o São José completou a sua lista de 26 jogadores inscritos com a contratação do meia Bruno Luka, vindo do Estrela de Porto Feliz. Como a classificação à segunda fase permite a troca de até quatro nomes, a diretoria joseense admite que está no mercado e reforços deverão chegar.

O Manthiqueira, de 23 jogadores inscritos, relacionou mais três que já estavam no elenco desde o início da pré-temporada: o lateral-direito Marquinhos, o meia-atacante Guilherme Conrado e o atacante Ivan. Assim, se quiser, na virada de fase poderá explorar ao máximo o direito de até quatro trocas.

Em outra condição liberada pelo regulamento do campeonato, o Manthiqueira já substituiu um jogador que sofreu contusão grave e não mais poderá atuar na competição, por conta do necessário longo período de recuperação. O meio-campista Dudu, de fratura no braço, deixou a vaga para Toró, um volante que foi destaque na boa campanha do time sub-20 na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.

Contundidos

O atacante Lucas Lima e o lateral-esquerdo Igor Meneghel, contundidos, poderão desfalcar o São José no mata-mata das oitavas de final. Contra o Manthiqueira, o primeiro saiu aos 12 minutos da etapa inicial e o segundo, aos 30. Ambos sentiram dores na parte posterior da coxa.

Na tarde desta segunda-feira, quando todos os jogadores voltaram ao treinos, o São José divulgou que Lucas Lima e Igor Meneghel tiveram contratura muscular e podem ficar afastados de sete a 10 dias. O zagueiro Henrique, desfalque em Guaratinguetá por ter sofrido contusão no tornozelo em um treino anterior, busca recuperação plena e ainda como dúvida para quarta-feira.

Na foto (de Fábio Moraes/São José EC/Divulgação), o lateral-esquerdo Yan, que substituiu Igor Meneghel durante a partida em Guaratinguetá, cobra falta contra o Manthiqueira.

Comentário

comentário