São José e Taubaté conhecem o grupo da Copa Paulista
O conselho arbitral da Copa Paulista foi realizada no final da manhã desta terça-feira e com os participantes reunidos no Edifício Pelé, sede Federação Paulista de Futebol (FPF). Como previsto, a primeira fase terá grupos regionalizados, com São José e Taubaté tendo outros quatro concorrentes.
A Copa Paulista é a competição que a FPF promove para os times interessados terem um calendário estadual no segundo semestre. Incialmente, é aberta para 32 participantes, sendo os oito melhores das séries A-1, A-2, A-3 e A-4. Os demais ficam por conta de vagas deixadas por desistência.
A edição 2025 atraiu 23 equipes incialmente divididos em três grupos de seis e um de cinco. No Grupo 4 ficaram: São José (da Série A-2), Taubaté (A-2), Santo André (A-2), Oeste de Barueri (A-2), Portuguesa Santista (que acabou de ser rebaixada da A-2 à A-3) e São Caetano (A-4).
O Grupo 1, o de cinco times: Araçatuba (na A-4 e disputando semfinal de acesso à A-3), Grêmio Prudente (A-2), Linense (A-2), Monte Azul (subiu da A-3 à A-2) e Noroeste de Bauru (A-1).
O Grupo 2: Botafogo de Ribeirão Preto (A-1), Comercial de Ribeirão Preto (rebaixado da A-3 à A-4), Francana (A-3), Internacional de Limeira (rebaixada da A-1 à A-2), Itapirense (A-3) e União São João (A-3).
O Grupo 3: Guarani (A-1), Paulista de Jundiaí (na A-4 e disputando semifinal de acesso à A-3), Primavera de Indaiatuba (subiu da A-2 à A-1), Rio Branco de Americana (A-3), São Bento de Sorocaba (A-2) e XV de Piracicaba (A-2).
A primeira fase terá os times se enfrentando dentro do próprio grupo em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo avançarão ao mata-mata das oitava de final. O confronto que terminar com igualdade no placar agregado (pontos somados e gols marcados) será decidido nos pênaltis.
Os confrontos das oitavas de final, assim como os demais posteriores, serão definidos em cruzamento olímpico, pela classificação geral: 1º x colocado x 16º, 2º x 15º, 3º x 14º, 4º x 13º, 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º. Em cada confronto, o time com melhor campanha terá o segundo em casa.
A tabela ainda será divulgada com os 45 dias de antecedência determinados pelo Estatuto do Torcedor. A data de início ficou definida para 15 de junho e com a segunda partida das finais no dia 12 de outubro. Os finalista continuarão sendo premiados com um vaga na Copa do Brasil e outra no Campeonato Brasileiro da Série D de 2026. O campeão escolherá um dos dois e deixará o vice com o outro.
Nas imagens, os grupos sendo apresentados durante o arbitral na FPF (foto de cortesia) e os dirigentes participantes (foto de Rodrigo Corsi/Agência Paulistão).