São José e Taubaté fecham fase atingindo objetivo
Na última rodada da fase de classificação da Liga Nacional de Futsal, disputada na noite deste sábado, o São José e o Taubaté atingiram os seus objetivos com resultados expressivos. Os joseense golearam o Corinthians fora de casa, por 4 a 1 e terminaram entre os oito melhores colocados. Os taubateanos marcaram 3 a 0 no paranaense Cascavel e conseguiram uma despedida honrosa e reabilitadora.
A rodada definiu o posicionamento final dos 16 times classificados ao mata-mata das oitavas de final e os confrontos determinados por cruzamento olímpico (1º colocado x 16º, 2º x 15º e assim por diante). Os oito melhores terão a vantagem do jogo de volta em casa.
O São José, que entrou na rodada como 10º colocado, com a goleada subiu para a sétima posição. E como enfrentará o 10º colocado, reencontrará justamente o Corinthians, fazendo uma visita no jogo de ida e recebendo o concorrente no da volta. Já o Taubaté, que corria o risco de terminar na 22ª e última colocação, permaneceu na frente do catarinense Blumenau.
Sobre a vitória joseense, confira o material enviado por Brenno Domingues, da assessoria de Imprensa do time.
A partida começou equilibrada, com ambas as equipes adotando uma marcação pesada e adiantada, o que durou os primeiros 20 minutos todos. Os joseenses buscavam a criar bastante, mas encontrava o Corinthians bloqueando os espaços. Já o São José repetia o feito, não deixando a equipe da casa jogar com facilidade.
Aos poucos os joseenses iam criando ótimas oportunidades e contava com uma defesa sólida para garantir o empate enquanto subia. O goleiro Matheus ia fazendo ótimas intervenções quando necessário e os visitantes foram ganhando mais força e levando perigo.
Com pouco menos de 5 minutos jogadas, Bob recebeu uma bola rápida pelo meio e tocou com classe, de costas para o gol, vencendo o goleiro e abrindo o marcador no Parque São Jorge (aos 04min51s).
Goleiro artilheiro
Atrás no marcador, a equipe da casa insistia em busca do empate, mas ia esbarrando na defesa bem postada do outro lado e que ia levando muito perigo nos contra ataques, mas o placar não se alterou até que, em cobrança de lateral, o goleiro artilheiro Matheus chutou de primeira para a defesa do goleiro corintiano. No rebote, o próprio Matheus chutou no canto para ampliar o marcador (aos 11min58s).
Com uma boa vantagem e com o limite de faltas já estourado, o São José se concentrou na defesa e ia subindo somente coma certeza da finalização do lance ou em lances de bola parada, que ia criando novas oportunidades mas que não encontraram o fundo da rede antes da saída para o intervalo.
O segundo tempo manteve a mesma intensidade do primeiro, com nenhuma das equipes abrindo brechas em suas defesas e mantendo uma constância no ataque. Porém foi o Corinthians que diminuiu o marcador após uma sobra de bola dentro da área (Vini, aos 04min40s).
O São José não perdeu a concentração e redobrou sua atenção na defesa, fechando melhor os espaços. Isso surtiu efeito, ainda mais contando com as boas defesas de Matheus novamente ao longo dos 20 minutos finais.
Goleada
Com praticamente a metade do tempo jogado veio o terceiro. Mendonça roubou bola na defesa, carregou até o ataque, driblou o goleiro e chutou para marcar um golaço (aos 06min44s). Goleiro linha para o Corinthians.
O São José manteve sua concentração e fez o tempo correr, e ainda conseguiu uma roubada de bola com Joãozinho, que chutou do meio para marcar o quarto e dar números finais ao jogo (aos 19min38s).
Os times
O São José, do técnico Douglas Navas, entrou com: Matheus, Pelé, Vandinho, Joãozinho e Bob. Começaram no banco: Kauan (goleiro), Felipinho, Mendonça, Caio, Xuxa, Lion, Ronney, Monção e Lucas.
O Corinthians, do técnico Deividy Hadson, entrou com: Lucas Oliveira, Henrique, Yan, Levy e Deives. Começaram no banco: Vandeson (goleiro), Allan, Thiaguinho, Canabarro, Kauê, Lucas Martins, Lê, Bebê e Vini.
No Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques, a equipe de arbitragem contou com: Felipe de Fábio Ventura (árbitro principal), Henrique Ângelo da Silva (árbitro assistente), Michelle Nascimento Silva (anotadora) e Fábio Flisch Camillo Bibiano (cronometrista).
Despedida
Na casa alternativa de São Bernardo do Campo, o Taubaté conseguiu fechar a sua primeira Liga Nacional com vitória. Agora, concentrará forças na Liga Paulista.
O pivô Fabinho abriu o placar antes da metade do primeiro tempo, aos 07min44s. Depois, no final da partida e com o adversário indo à frente e deixando a retaguarda exposta, o placar foi definido. Aos 18min47s, Gabriel escapou livre e definiu com traquilidade. Restando três segundos (aos 19min57), o goleiro Nico, de defesas importantes, chutou de longe e acertou o gol vazio.
Os times
O Taubaté, do técnico Leandro Reis, entrou com: Nico, Gabriel, Juninho, Lelê e Fabinho. Começaram o banco: Vitão (goleiro), Luís Fernando, Nenê, Alex Lima, Gustavo, Lucas Vollet, Felipe Reis, Vitinho e Sheldon.
O Cascavel, do Cassiano Klein, entrou com: Di Fanti, Ernani, Jhony, Gustavinho e Ernandes. Começaram no banco: Fernando (goleiro), Kevin, Gabriel Gurgel, Jorginho, Edimar, Claudinho, Minatti, Dieguinho e Gessé.
No ginásio Adib Moisés Dib, a equipe de arbitragem contou com: Rodrigo Pires (árbitro principal), Alexandre Almeida Assunção (árbitro assistente), Fábio Henrique Patriarca (anotador) e José Cláudio de Oliveira (cronometrista).
Nas imagens, o ala Mendonça driblando o goleiro corintiano Lucas ao fazer o quarto gol joseense no Parque São Jorge (foto de Brenno Domingues/São José Futsal) e o goleiro taubateano Nico se posicionando para uma tentativa de chute do Cascavel (foto de Ednei Rovida/Taubaté Umbro Futsal).