São José e Taubaté têm rodada pelo Brasileiro

Os dois times de futebol feminino da região voltam a campo nesta quarta-feira pelas respectivas divisões do Campeonato Brasileiro. Domingo passado, em um Clássico do Vale, São José e Taubaté ficaram 0 a 0, mas foram competitivos.

No Brasileiro da Série A, o São José visita o Kindermann, às 20h, em Santa Catarina. O tradicional adversário do futebol feminino virou parceiro do Avaí e a partida passou da cidade de Caçador para Florianópolis. Será no estádio da Ressacada, a casa do time masculino do Avaí no Brasileirão.

A atual fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em turno único. Depois, os oito melhores avançarão às oitavas de final e os quatro piores serão rebaixados à Série A-2 de 2020. Sete rodadas já foram realizadas e o São José está na oitava colocação, com nove pontos. O Kindermann-Avaí é o quinto colocado, com 15.

Na quarta-feira passada, recebendo o pernambucano Vitória de Santo Antão, o São José goleou por 4 a 0 e cortou uma sequência de quatro derrotas, após duas vitórias iniciais. Depois, no domingo, recebeu o Taubaté pelo Paulista e empatou sem gols, mantendo a terceira posição do grupo.

Como a maratona de jogos aumenta o risco de contusões, a necessidade de preservar as jogadoras mais desgastadas tem provocado mudanças constantes da escalação do time. A atacante Michele Carioca, a zagueira Dulce, a lateral Gabi Lira e as volantes Edna Baiana e Duda Batista nem viajaram a Santa Catarina. A novidade na delegação foi a volante japonesa Natsumi Saito, que desde a pré-temporada aguardava documentação regularizada.

O técnico Cleber Arildo poderá armar o time com: Zany; Poliana, Bruna Vitória, Nath Rodrigues e Tayane; Rafa Soares, Natsumi, Daiane Godoi e Carlinha; Geisi e (Fernanda Tipa ou Thamirys).

Taubaté

Pelo Brasileiro da Série A-2, o Taubaté visita o goiano Aliança, às 17h, no estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. Já classificado à segunda fase e contra um adversário já eliminado, o time taubateano precisará, no máximo, de um empate para avançar como primeiro colocado do Grupo 5.

O grupo tem seis times se enfrentando em turno único de cinco rodadas. O Taubaté já venceu o Cruzeiro, o brasiliense Cresspom, o Fluminense e o Vasco. Tem 12 pontos e saldo de sete gols. O Cruzeiro e o Fluminense estão com nove pontos e têm um confronto direto, no mesmo horário, em Belo Horizonte, no estádio das Alterosas. No saldo de gols, o time mineiro tem 14 e o carioca, dois.

A primeira colocação do grupo valerá a vantagem de jogar a segunda partida em casa no mata-mata das oitavas de final. Os seis campeões de grupo e mais os dois melhores segundos colocados estarão no pote um do sorteio dos oito confrontos.

O Taubaté viajou a Goiás sem as zagueiras Hericka e Tatá, suspensas por terceiro cartão amarelo. O técnico Arismar Júnior preparou as substitutas Amanda e Luana e poderá fazer outras mudanças. Por enquanto, uma formação provável tem: Yolanda; Evellyn, Amanda, Luana e Mariana; Thayná Marins, Rafa Marques, Sisi e Natasha Sorriso; Mylena Carioca e Ariel.

Nas imagens, a delegação taubateana em Goiânia (foto de Rafael Citro/EC Taubaté) e a japonesa Natsumi Saito em treino joseense (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino).

Comentário

comentário