São José encara grande desafio pelo Super 8

O São José Basketball foi buscar a última vaga de um torneio de qualificação internacional, mas encara o desafio de um jogo eliminatório contra o melhor time do momento e na casa do adversário.

Sobre a partida desta sexta-feira, confira o texto do material da assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Basquete.

Não faz muito tempo que Sesi Franca Basquete e São José Basketball entraram em quadra por um jogo único de quartas de final. Foi no dia 25 de setembro de 2018, pelo Campeonato Paulista, no Ginásio Pedrocão.

Na ocasião, o confronto também era de mata-mata. Quem vencesse avançaria às semifinais, e os francanos conseguiram a vaga com uma expressiva vitória diante de sua torcida, por 93 a 57.

Agora, as duas equipes estarão frente a frente novamente por um jogo único de quartas de final, desta vez pela Copa Super 8. Seria um Déjà-Vu? O duelo será nesta sexta-feira (21/12), no Ginásio Pedrocão, às 21h10, ao vivo no Fox Sports.

Atualmente, tanto Franca quanto São José estão embalados na temporada. Por isso, detalharemos os momentos dos dois times para você ficar por dentro de tudo antes desse jogão. Se liga!

Campeão reencontra a torcida

O Sesi Franca conquistou, na última semana, o título da Liga Sul-Americana 2018 e levantou seu segundo troféu na temporada, tendo em vista que foi campeão Paulista antes do início do NBB CAIXA.

Logo depois do título sul-americano na Argentina, a equipe fechou o primeiro turno do NBB CAIXA isolado na liderança (11 vitórias em 13 jogos) ao vencer o Joinville/AABJ, fora de casa, por 95 a 80.

O primeiro lugar na fase de classificação do NBB CAIXA garantiu ao time da Capital do Basquete o mando de quadra em todas as fases da Copa Super 8 – quartas de final, e semifinal e final, se chegar.

“O Super 8 é um torneio muito importante, que envolve as oito melhores equipes do primeiro turno e dá uma vaga na Liga das Américas, por isso estamos muito focados nessa competição. Queremos fazer grandes jogos em casa para chegar à mais uma final e buscar mais um título. Mesmo com o desgaste causado pelas outras competições (Paulista, NBB e Sul-Americana), temos um grupo comprometido, disciplinado, que está bem fisicamente, então esperamos fazer um grande Super 8 também”, declarou o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Sobre o duelo desta sexta-feira com o São José, oitavo colocado no primeiro turno do NBB CAIXA, o comandante francano preferiu colocar os pés no chão. E essa preocupação se dá muito por conta do duelo entre os dois times no primeiro turno.

No Pedrocão, o Franca venceu um duelo eletrizante contra os joseenses, que na época eram os 11º colocados, por apenas dois pontos de diferença: 95 a 93. Esse cenário, com certeza, ligou um sinal de alerta na equipe.

“Será um jogo muito difícil. São José cresceu nas últimas três rodadas e conseguiu a classificação para o Super 8. Nos enfrentamos nas quartas do Paulista e fizemos um jogo duríssimo no NBB, então, contra eles são sempre jogos difíceis. Precisamos fazer com que nossa defesa prevaleça e, a partir disso, ditar o timo da partida para vencê-los”, disse o comandante do Franca.

Visitante vive o melhor momento

Visitante vive o melhor momento

De volta ao NBB CAIXA depois de três anos longe, o São José Basketball conseguiu seu primeiro grande feito em seu retorno à elite: a classificação para a Copa Super 8.

Para alcançar esse objetivo, a equipe joseense venceu seus três últimos jogos do primeiro turno, contra Corinthians, Joinville/AABJ e Universo/CAIXA/Brasília, e ficou com a oitava colocação, com campanha de cinco vitórias em 13 jogos.

Nessa sequência positiva na reta final do primeiro turno, a Águia teve média de 90,3 pontos por duelo, número superior à sua média em todo o campeonato – 80,2 pontos por jogo.

O desempenho da equipe no “sprint” final” do primeiro turno animou o treinador Paulo Cézar Jaú, que elogiou a evolução do time para conseguir a classificação.

“Estamos em um ótimo momento após três vitórias consecutivas. A equipe vem ganhando corpo, jogando um bom basquete, principalmente com a evolução dos nossos pivôs, Mineiro e Coimbra. Estamos jogando de maneira mais coletiva, achando nossos espaços dentro da quadra, e defensivamente também evoluímos muito”, declarou o técnico do São José.

Ir até a casa do líder do campeonato e atual campeão paulista e sul-americano, de fato, não é uma tarefa fácil, mas o ótimo momento vivido é o que motiva o São José a buscar uma vitória no Pedrocão.

“É uma situação difícil jogar fora de casa contra o atual campeão paulista e sul-americano, mas acreditamos no nosso bom momento e vamos lá buscar uma vitória para seguir no Super 8, que é um torneio muito importante para todos os times pois dá vaga na Liga das Américas da próxima temporada”, concluiu o treinador do São José.

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), o joseense Márcio Dornelles convertendo uma bandeja no recente jogo entre os dois times no ginásio Pedrocão.

Comentário

comentário