São José está de luto por presidente de acesso à elite

O São José está de luto pelo presidente do último acesso do time à elite do Campeonato Paulista. O advogado Henrique Ferro morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 85 anos, fechando uma carreira profissional de mais de quatro décadas e também um programa de rádio que apresentava semanalmente.

O velório acontece na Câmara de São José dos Campos, na região central. O sepultamento foi marcado para às 16h30, no Cemitério Municipal Padre Rodolfo Komorek, também no centro da cidade. De acordo com a família, a causa da forte foi falência cardíaca.

Henrique Ferro entrou na história do São José bem antes de ser presidente. Em 1975, quando o clube não conseguia quitar as dívidas da construção do Martins Pereira e o patrimônio estava para ser leiloado, ele manifestou interesse e levou a Prefeitura a buscar um entendimento com a Caixa Econômica Federal para o estádio virar municipal.

Bem mais tarde, em 1992, uma chapa liderada pelo dirigente de futebol Diede Lameiro venceu uma eleição majoritária no conselho deliberativo do São José, constituindo maioria para eleger Pedro Yves que voltaria como presidente executivo. No entanto, como Yves alegou que naquele momento não poderia retornar, Ferro foi procurado como um nome de consenso e aclamado para o cargo.

No comando

No biênio 93-94, Henrique Ferro fez uma administração que atraiu a empresa joseense Tecsat como parceira e o projeto cresceu. A revelação de jogadores como Roque Júnior, Marcus Vinícius, Sandro Fonseca, Cris, Charles, Juninho Rodrigues, Silva e outros, no biênio 95-96 rendeu uma base vitoriosa.

Em 95, com o técnico Tata, o São José buscou o acesso até as últimas rodadas da Série A-2 e também foi atrapalhado por alguns erros de arbitragem. No início de 96, foi campeão da Copa Vale, um torneio de pré-temporada com outros cinco times da região. Depois, com os técnicos Afrânio Riul e Gilson Nunes, veio a conquista das três vagas de acesso ao Paulistão 97.

Após dois mandatos de dois anos e com o time de volta à elite estadual, Henrique Ferro abriu caminho para a Tecsat escolher a então vereadora Lindonice de Brito como a presidente para o biênio 97-98.

Voltando ao seu escritório de advocacia, Henrique Ferro foi visto e homenageado em alguns eventos do São José. No dia 21 de janeiro, conduziu o seu último programa Mundo Júridico que ia ao ar nas manhãs de sábado na rádio CBN Vale.

Na foto (Reprodução/YouTube), Henrique durante a programa de rádio no final janeiro.

Comentário

comentário