São José estreia em mais um Brasileirão feminino

O Brasileirão 2021 de futebol feminino está começando e o São José estreia neste domingo, recebendo o catarinense Avaí/Kindermann, às 20h, no estádio Martins Pereira. Com um técnico diferente e 14 novas jogadoras contratadas para a temporada, o time joseense encara o desafio inicial de passar da primeira fase.

Como nas recentes edições do principal campeonato do país, o São José armou um time com estrutura financeira razoável, mas distante dos investimentos dos concorrentes que pensam no título. Mesmo assim, aposta na experiência de anos em uma modalidade na qual ainda é único brasileiro com três conquistas da Libertadores da América e um Mundial de Clubes.

“Os times de tradição no futebol masculino vieram para o feminino e a concorrência aumentou. Mas, estamos bem preparados e confiantes no elenco que escolhemos”, disse o técnico Nedilson Oliveira.

O treinador também é´uma das novidades, estreando no futebol feminino e depois de dirigir equipes masculinas de divisões de base do parceiro Projeto Atleta Cidadão, da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. Ele assumiu o lugar deixado por Adilson Galdino os Santos, que no início da pré-temporada saiu levado pelo Real Brasília, novo concorrente que acabou de subir da divisão de acesso, a Série A-2.

O novo técnico encontrou o elenco praticamente já formado pelo antecessor e também pela coordenadora Renata Ferreira e o assistente técnico Paulo César. E depois de mais de três meses, elogiou a qualidade e a versatilidade das jogadoras. “Temos opções diferentes e interessantes. Todas terão a oportunidade de participar”, disse Nedilson.

O time

Entre as jogadoras que ficaram como uma base transportada de uma temporada para a outra, a zagueira Bruna Amarante, a meio-campista Thaynara e a atacante Fernanda Tipa são as mais experientes. No grupo das 14 contratadas, destaque para a volta da atacante Giovânia e a chegada de jogadoras ainda em projeção, ou querendo retomada na carreira.

Nedilson não antecipou a escalação para a estreia. Uma formação provável tem:: Zany; Evellyn, Bruna Amarante, Letícia Fagundes e Juju; Thaynara, (Silvana ou Ionara), Rafa Marques e Ju Oliveira; Fernanda Tipa e (Sisi ou Giovânia).

Ainda são opções no atual elenco: Jéssica, Ranata May (goleiras), Natália Oliveira, Camila (laterais), Vitória Bruna (zagueira), Larissa, Verônica, Luana Marques (meio-campistas), Joyce, Beá e Adyla (atacantes).

Na primeira fase do campeonato, os 16 times se enfrentam em turno único. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os quatro piores serão rebaixados à Série A-2 e os quatro restantes sairão eliminados. No ano passado, o São José acabou no grupo intermediário.

O adversário

Tradicional adversário quando era somente Kindermann, o time catarinense ficou mais forte ao firmar parceria com o Avaí, conhecido no futebol masculino.

Vice-campeão no passado, atrás somente do campeão Corinthians, o Avaí/Kindermann esteve recentemente na Argentina onde foi disputada a atrasada Libertadores da América de 2020. Na fase de grupos acabou eliminado ao perder o terceiro e decisivo jogo contra o Boca Juniors, por 1 a 0.

Agora, sobre a estreia em São José dos Campos, a assessoria de Imprensa do time divulgou o seguinte texto:

O Avaí Kindermann tem o primeiro confronto do Campeonato Brasileiro Feminino série A-1, 2021, neste domingo (18), às 20h, contra o São José. O jogo acontece no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). O jogo terá transmissão oficial da CBF TV / MyCujoo. Internautas também podem acompanhar o tempo a tempo da partida pelo Twitter oficial do Avaí Kindermann.

De acordo com o técnico Jorge Barcellos, o time vai em busca dos três pontos. “Nós estamos muito preparados para a competição. Estudamos muito nos últimos dias e sabemos da tradição e do potencial do São José. Vamos em busca dos três pontos, sair bem já no início da competição é importante para que lá na frente possamos garantir a classificação”, disse o técnico Avaiano.

Avaí Kindermann foi vice-campeão Brasileiro em 2020 e em 2021, já começou o ano disputando a Copa Libertadores da América. O time chega para essa temporada com elenco formado por 20 atletas, sendo sete novas contratações: as atacante Raiza, Vilma e Larissa, a lateral Fran Bonfanti, a meia Gaby Soares, a lateral Carol e a volante Patrícia Derrico.

“As atletas que chegaram estão trabalhando muito para chegar ao mesmo nível de entrosamento que o restante da equipe já tem dos outros anos. As novas atletas que chegaram tem cada uma a sua característica individual, e estamos trabalhando para tirar o melhor de cada uma, aproveitando as potencialidades individuais”, disse Jorge Barcellos.

O Avaí Kindermann deve contar com alguns desfalques devido a atletas que positivaram para Covid-19. Com a orientação da comissão técnica, a escalação e os desfalques só serão divulgados momentos antes da partida.

Na foto (de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino), o técnico Nedilson Oliveira conversa com as jogadoras antes do último treino para a estreia deste domingo.

Comentário

comentário