São José estreia mostrando pouco em derrota
O São José foi mal em sua estreia no Campeonato Paulista da Série A-2 2025. Uma derrota como visitante do Grêmio Prudente seria aceitável, mas o time pouco mostrou nos 2 a 0 sofridos na noite desta quarta-feira. Agora, na primeira partida em casa, entrará pressionado no Clássico do Vale de domingo, às 16, recebendo o Taubaté no estádio Martins Pereira.
O time joseense foi para o jogo sem o meia Wescley, afastado por indisposição na concentração, segundo nota da assessoria de Imprensa do time. Mesmo assim, começou a partida melhor e exigindo uma defesa do goleiro Luiz em chute de Alexandre Aruá.
Aos 13 minutos, em uma disputa de bola pela meia esquerda do ataque do Prudente, o meia Vitor Braga arrancou e de fora da área acertou um chute forte, em diagonal, no ângulo esquerdo e que ainda tocou no travessão antes de entrar.
Reagindo, o São José chegou a ter oito escanteios para cobrar e todos mal aproveitados, sem finalizações. No entanto, aos 23 minutos, poderia ter empatado quando Fabrício pressentiu um erro na saída de jogo da defesa prudentina, inverteu em diagonal e Cristiano, fechando livre pela meia direita, chutou em cima do goleiro Luiz.
O mesmo Cristiano, aos 26, se jogou de carrinho em uma bola batida em diagonal da esquerda e quase conseguiu desviar em um dos raros bons momentos de pressão do ataque joseense.
Todavia, nos 10 minutos finais do primeiro tempo, o São José escapou de tomar um segundo gol. Aos 37, em falta desviada, Vinícius Alves não chegou para a conclusão. Aos 40, o lateral-direito Lucas Marques foi por dentro, chutou em diagonal e Jéferson Souza rebateu no canto direito. A bola sobrou para Caio Mancha que perdeu a chance proporcionando uma grande defesa do goleiro joseense.
No primeiro dos três minutos dos acréscimos, o Prudente voltou a explorar as ações pela ponta direita e um cruzamento chegou livre para Vinícius Alves pegar muito mal na bola. O chute fraco foi em cima do zagueiro Paulo César
Comprometido
O começo do segundo tempo foi fatal para o São José. Aos 2 minutos, Paulo César se contundiu. No reinício da partida, aos 4, o volante Pablo Gabriel foi cobrir a posição e demorou para tirar uma bola da pequena área. Chutou travado por Caio Mancha que conseguiu deviar para o canto direito fazendo 2 a 0.
Com Vitão substituindo Paulo César, o São José escapou de levar um terceiro gol em chute que explodiu na trave direita. E como o Prudente continuava melhor, o técnico Moacir Júnior fez duas substituições, aos 15 minutos, entrando Rodrigo Varanda e Bruno Mota.
Aos 19 minutos, o São José desperdiçou uma boa oportunidade por não concluir uma descida com chances de finalização para Thiago Rubim e Fabrício. E mais adiante, aos 25, em um contra-ataque, Jéferson Souza fez grande defesa em chute de Vinícius Alves e na sequência do lance, viu um chute da entrada da área pegar no travessão.
Como o São José não mais chegou perto de um gol, o Prudente foi levando os seus dois de vantagem até o final e quebrando um tabu no confronto entre as duas equipes. Depois de duas derrotas e cinco empates nas sete partidas de 2023, conseguiu a primeira vitória.
Os times
O São José, do técnico Moacir Júnior: Jéferson Souza; Léo Pereira, Paulo César (Vitão 5’/2º), Cézar Henrique e Felippe Borges; Pablo Gabriel, Martinelli (Bruno Mota 16’/2º) e Alexandre Aruá (Jeferson Lima 38’/2º); Cristiano (Rodrigo Varanda 16’/2º), Thiago Rubim e Fabrício (Ezequiel 38’/2º).
O Grêmio Prudente, do técnico Sérgio Guedes: Luiz; Lucas Marques, Diego Jussani, Júnior Sergipano e Kaio Cristian; Nonato (Paulinho Curuá 46’/2º), Bruno Henrique, Vitor Braga (Douglas Santos 22’/2º) e Jonatha Carlos (Matheus Santana 34’/2º); Vinícius Alves (Léo Santos 46’/2º) e Caio Mancha (Júnior Fialho 22’/2º).
No Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão), onde 3.089 torcedores pagantes proporcionaram a renda de R$ 55.395,00, a equipe arbitragem contou com: Murilo Tarrega Victor (árbitro), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Juliano José Alves Rodrigues (4º árbitro) e Carlos Donizeti Pianosqui (analista de vídeo).
Na foto (TV FPF/Reprodução), Caio Mancha fazendo o segundo gol que acabou fechando o placar.