São José estreia na abertura de um novo ciclo
O São José estreia nesta quarta-feira no Campeonato Paulista da Série A-2 2025, às 19h30, visitando o Grêmio Prudente na distante cidade do adversário. Com um time reformulado quase que por inteiro e realizando jogos-treinos escondidos, deixa a torcida na expectativa do que poderá oferecer. No ano passado, depois de um excelente começo, foi perdendo forças e acabou eliminado nas quartas de final. Enquanto isso, mais de 5.000 ingressos já foram vendidos para o clássico de domingo contra o Taubaté, às 16h, no Martins Pereira, pela segunda rodada.
Como os objetivos também não foram atingidos no Campeonato Brasileiro da Série D do segundo semestre de 2024, o Grupo Oscar, da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) que vai para a terceira temporada no comando o futebol do clube, optou pela abertura de um novo ciclo.
Após as contratações do diretor executivo Sidiclei Menezes e o técnico Moacir Júnior, a montagem do elenco começou e apenas três jogadores da Série A-2 foram mantidos: o goleiro Ariel, o volante Jeferson Lima e o lateral-direito Léo Pereira retornando de empréstimo ao paraense Paysandu. O meia João Gabriel e o atacante Rone, que sofreram contusão de cirurgia durante o Brasileiro, provavelmente voltarão somente em março. O mesmo ocorre com o meio-campista Franco que foi emprestado à Portuguesa durante a Copa Paulista.
Nas contratações feitas vieram jogadores que corresponderam na Série A-2 de 2024: os volantes Martinelli e Pablo Gabriel e os atacantes Cristiano e Thiago Rubim. Também nomes conhecidos principalmente no Nordeste: o zagueiro Paulo César, o lateral-esquerdo Felippe Borges e o meia Wescley.
Ao procurar um centroavante com credenciais de goleador e que ainda poderá chegar, o São José decidiu apostar na recuperação do atacante Rodrigo Varanda. Lançado pelo Corinthians, ele já atuou em outros clubes como o América Mineiro, mas estava propenso e dar um tempo com o futebol profissional para cuidar de assuntos particulares.
Em pré-temporada desde o início de novembro, o São José disputou seis jogos-treinos e cinco deles contra times da primeira divisão de São Paulo ou Rio de Janeiro. Foram três vitórias, dois empates, cinco gols marcados e apenas um sofrido. Na avaliação do técnico Moacir Júnior, a evolução gradativa ainda pode melhorar o rendimento ofensivo.
Como os jogos-treinos foram escondidos também da Imprensa, a escalação da estreia surgirá do grupo que embarcou na segunda-feira para Ourinhos e após o treino desta terça-feira completou a viagem de mais de 700 quilômetros a Presidente Prudente.
Jogadores
Estariam na delegação: Ariel, Jeferson Souza, Lucas (goleiros), Léo Pereira, Luís Gustavo, Felippe Borges, César Nunes (laterais), Paulo César, Vitão, César Henrique (zagueiros), Pablo Gabriel, Martinelli, Jeferson Lima, Alexandre Aruá (volantes), Wescley, Bruno Mota (meias), Cristiano, Thiago Rubim, Fabrício, Ezequiel e Rodrigo Varanda (atacantes).
O Grêmio Prudente está estreando na Série A-2, pois subiu no ano passado como vice-campeão da Série A-3. O técnico é Sérgio Guedes que em 2024 foi semifinalista da Série A-2 com a Portuguesa Santista e depois veio dirigir o São José eliminado na fase de grupos do Brasileiro da Série D.
Na semana passada, em um jogo-treino de apresentação à torcida e com empate no estádio Prudentão, por 2 a 2, o time do primeiro tempo contou com: Luiz; Lucas Marques, Júnior Sergipano, Diego Jussani e, Kaio Cristian; Nonato, Bruno Henrique, Jonatha Carlo e Danilo Pereira; Vinícius Alves e Caio Mancha.
No segundo tempo. com o zagueiro Caio César, ex-São José: Omar; Cleiton Silva, Caio César, Thyller e Ângelo; Paulinho Curuá, Matheus Santana, Vitor Braga e Léo Santos; Douglas Santos e Júnior Fialho. Antes dos minutos finais, o atacante Di María entrou no lugar de Thyller e o meia Wallace foi poupado por contusão.
No Estádio Municipal Paulo Constantino, o Prudentão, a arbitragem terá: Murilo Tarrega Victor (árbitro), Raphael de Albuquerque Lima (assistente 1), Juliana Vicentin Esteves (assistente 2), Juliano José Alves Rodrigues (4º árbitro) e Carlos Donizeti Pianosqui (analista de vídeo).
Na foto (São José EC/Divulgação), Luís Guatavo, Martinelli, Ariel, Lucas, Jeferson Lima, Thiago Rubim, Ezequiel, Bruno Mota, Pablo Gabriel, Rodrigo Varanda, auxiliar técnico Caê Cunha, Guaru, Wescley e Fabrício em um treino no CT Ninho da Águia.