São José estreia na Copa Paulista jogando em Santos

A Copa Paulista começou e o São José estreia neste domingo, às 10h, visitando a Portuguesa Santista. A disputa é aberta aos interessados que integram as séries A-1, A-2 e A-3 do Campeonato Paulista e premia os dois finalistas com vagas em competições nacionais do ano seguinte. O campeão escolhe entre um credenciamento ao Campeonato Brasileiro da Série D, ou a presença no primeiro mata-mata da Copa do Brasil.

No final do ano passado, quando o assumiu o São José como SAF (Sociedade Anônima de Futebol), o Grupo Oscar destacou que uma das novidades seria um calendário para a temporada inteira, com a presença obrigatória no Paulista da Série A-3 do primeiro semestre e a opcional participação na Copa Paulista do segundo.

Na Série A-3, o plano inicial de uma campanha sem sustos alcançou o resultado ideal que foi a conquista de uma das duas vagas de acesso à Série A-2. Agora, na Copa Paulista, a intenção é aproveitar o embalo e novamente terminar como finalista. Consequentemente, também deixar uma base pronta para a temporada 2024.

Do elenco que subiu à Série A-2, o técnico Ricardo Costa inicialmente continuará contando com nove jogadores: Ariel, Luís Augusto (goleiros), Caio César, Matheus Abreu (zagueiros), Rafael Verrone (lateral-esquerdo), Pedro Favela, Vinícius Barba (meio-campistas), Nicholas (meia-atacante) e Rafael Tanque (centroavante). Os atacantes Lorran e Damasceno, que sofreram contusão grave, seguem em recuperação e tentarão voltar durante a competição.

Novidades

Foram contratados para a Copa Paulista 15 jogadores: Léo Lobo (goleiro), Léo Gobo, Lucas Cezane, Jan Pieter (zagueiros), Dênis, Léo Pereira, Heitor Roca (laterais), Jeferson Lima, Gustavo Nicola (volantes), Rodrigo Andrade, Felipe Conchal (meias), Caio Vieira, Matheus Serafim, Dener e Charles (atacantes).

Na semana passada, o São José fez dois jogos-treinos visitando concorrentes de outro grupo da Copa Paulista. Empatou por 0 a 0 com o Primavera de Indaiatuba e fez 1 a 0 no Oeste de Barueri. Alguns jogadores contundidos não participaram integralmente dos ensaios e três acabaram vetados para a estreia deste domingo: Vinícius Barba, Dener e Felipe Conchal. O zagueiro Caio César, que estava emprestado ao Paraná Clube, voltou na quarta-feira e viajou com a delegação na manhã deste sábado.

Nos dois jogos-treinos, a equipe entrou com: Ariel; Léo Pereira, Léo Gobo, Matheus Abreu e Rafael Verrone; Jeferson Lima, Pedro Favela e Nicholas; Caio Vieira, Rafael Tanque e Matheus Serafim. Todavia, outras opções foram avaliadas pelo técnico Ricardo Costa que não divulga escalação provável.

A Portuguesa Santista manteve o técnico Sérgio Guedes de boa campanha no Paulista da Série A-2. No entanto, o elenco foi quase todo reformulado e tem entre os seus jogadores: Gauther, Rafael Mello, Gabriel Affonso (goleiros), Glauco, Michel, Guilherme Cerqueira, Dieguinho (zagueiros), Kellyton, Kaio Cristian, Yuri, João Victor (laterais), Lucas Paraíba, Franco, Jean Henrique, Diego Gomes, Nathan, Vinícius (meio-campistas), Lucas Grossi, Gustavo Schutz, Igor Eto’o, Márcio Maranhão, Luiz Paulo, Guilherme Lima e Vitinho (atacantes).

No estádio Ulrico Mursa, a equipe de arbitragem terá: Gabriel Petrini Rodrigues Cruz (árbitro), José Lucas Cândido de Souza (assistente 1), Maria Eduarda Silva Pires (assistente 2), Leonel Marcos Fialho da Silva (quarto árbitro) e Gustavo Cesar Pedrozo (analista de vídeo).

A disputa

A competição começa com os 18 times divididos em três grupos regionalizados de seis. Após 10 rodadas de turno e returno, os dois melhores de cada grupo e mais os dois melhores entre os três terceiros colocados de grupo avançarão às quartas de final. No mata-mata, o confronto que terminar empatado no placar agregado (pontos somados e gols marcados) terá decisão por pênaltis. A melhor campanha valerá o jogo da volta em casa.

Na foto (de Rod Fotos), o técnico Ricardo Costa orientando os jogadores em um treino.flor

Comentário

comentário