São José fecha fase esperando próximo adversário

O São José fecha neste sábado sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista da Série A-2. Classificado com seis rodadas de antecedência para o mata-mata decisivo, visita o São Bento de Sorocaba, às 15h10 e quer a vitória para recuperar a liderança e interromper uma sequência de resultados negativos. O adversário das quartas de de final surgirá ao final da rodada, assim como já ficaram conhecidos os primeiros concorrentes do Campeonato Brasileiro da Série D que virá depois, como a segunda competição do ano.

A atual primeira fase da Série A-2 tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito primeiros colocados avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico (1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) e a melhor campanha valerá o direito do segundo jogo em casa. Os qualificados prosseguirão na disputa pela duas vagas de acesso ao Paulistão 2025, enquanto os dois últimos serão rebaixados à Série A-3 e os seis restantes sairão eliminados.

A 14ª e penúltima rodada deixou a classificação assim: 1º – São Bento de Sorocaba (29 pontos, 8 vitórias e 12 gols de saldo); 2º – São José (26 pontos, 7 vitórias e 13 gols de saldo); 3º – Ferroviária de Araraquara (25); 4º – XV de Piracicaba (23); 5º – Velo Clube de Rio Claro (21); 6º – Portuguesa Santista (20); 7º – Juventus (19); 8º – Linense, Rio Claro e Noroeste de Bauru (18); 11º – Primavera de Indaiatuba e Taubaté (17); 13º – Oeste de Barueri (16); 14º – Capivariano (15); 15º – Monte Azul (10) e 16º – Comercial de Ribeirão Preto (5).

Os cinco primeiros (São Bento, São José, Ferroviária, XV de Piracicaba e Velo Clube) já garantiram presença entre os oito que avançarão mata-mata. Os três primeiros (São Bento, São José e Ferroviária) já estão entre os quatro melhores que nas quartas de final terão o direito do segundo jogo em casa.

Na sequencia da classificação, do quinto colocado ao 13º, oito times (Portuguesa Santista, Juventus, Linense, Rio Claro, Noroeste de Bauru, Primavera, Taubaté e Oeste) disputarão as três vagas restantes.

Neste sábado, às 15h10, a última rodada terá: São Bento x São José, Noroeste x Taubaté, XV de Piracicaba x Rio Claro, Ferroviária x Primavera, Velo Clube x Capivariano, Portuguesa Santista x Linense, Oeste x Juventus e Comercial e Monte Azul.

flor

O time

O São José seguiu para Sorocaba após o almoço desta sexta-feira e a principal novidade na delegação foi o meia Carlos Alberto, contratado na quarta-feira e vindo do gaúcho Avenida. Ele foi inscrito no lugar do zagueiro Caio Cesar que sofreu fratura de braço e não voltará a tempo de encontrar a competição ainda em andamento. A troca de contundidos com gravidade é permitida pelo regulamento do campeonato até o final da atual primeira fase.

O atacante Jean Lucca, vindo do gaúcho Santa Cruz, será inscrito entre as quatro trocas permitidas entre o final da primeira fase e a rodada de abertura do mata-mata. Um zagueiro e um centroavante provavelmente são esperados para outras duas mudanças na lista.

Os cartões amarelos serão zerados, mas como os advertidos com o terceiro neste sábado terão que cumprir suspensão automática na primeira rodada das quartas de final, o São José vai preservar seus pendurados com dois. O atacante Nicholas, o lateral-esquerdo Rafael Verrone e o volante reserva Jéferson Lima nem seguiram com a delegação para Sorocaba.

O técnico Ricardo Costa não antecipou a escalação. Sábado passado, na derrota em casa para a Ferroviária, por 2 a 1, o time atuou com: Ariel; Léo Pereira, Lázaro, Léo Gobo e Rafael Verrone (Mathues Abreu); Marzagão, Wagner Balotelli (Gustavo Nicola) e João Gabriel (Luan Santos); Nicholas (Heitor Roca), Maikon Aquino (Dener) e Matheus Serafim.

Adversário e arbitragem

Depois de utilizar uma formação reserva nos 3 a 3 da visita de sábado passado ao Rio Claro, o São Bento poderá ter a volta de todos os titulares. O atacante Cristiano e o zagueiro Everton Sena estão pendurados com dois cartões amarelos em uma formação base do técnico Roberto Fonseca com: Thiago Coelho; Lucas Mendes, Everton Sena, Guilherme Lacerda e Lucas Sampaio; Robson Alemão, Matheus Silva e Gleisinho; Cristiano, Lucas Batatinha e Diego Mathias. O experiente meia Ravanelli, opção importante de banco, é dúvida.

No estádio Walter Ribeiro (CIC), a equipe de arbitragem terá: Salim Fende Chavez (árbitro), Alberto Poletto Masseira (assistente 1), Fausto Augusto Viana Moretti (assistente 2), Rafael de Souza (quarto árbitro) e Antonio Rogério Batista do Prado (analista de vídeo).

Brasileiro

O São José já conhece os seus adversários do regionalizado Grupo A-7 da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D que virá no final de abril. Confira os grupos divulgados nesta sexta-feira:

Na foto (de Italo Gabriel/São José EC), jogadores joseenses no treino da manhã desta sexta-feira no estádio Martins Pereira.

Comentário

comentário