São José Feminino deixa vitória escapar no fim

O São José esteve muito próximo de uma expressiva vitória de virada pelo Brasileirão de futebol feminino, mas levou um gol do Palmeiras no último minuto dos acréscimos e cedeu um empate, por 2 a 2, neste sábado, no Martins Pereira. O time joseense continuará fora da zona de classificação e aguardando um confronto contra o time da melhor campanha entre os quatro da zona de rebaixamento.

No único jogo de sábado, que abriu a nona das 15 rodadas da fase de classificação, o São José somou um ponto e passou a ter 13. A mesma soma o São Paulo e a Ferroviária de Araraquara levarão a campo neste domingo. Agora, a próxima partida das joseenses será no dia 23, uma terça-feira, em Brasília, contra o Minas-Icesp.

O jogo

Para tentar aumentar a resistência defensiva do time, o técnico joseense Adilson Galdino fez algumas alterações na esclação. A lateral-direita Juju e a zagueira Rayane entraram pelas meio-campistas Thaynara e Fabi Ramos. Assim, a lateral Rafa Marques e a zagueira Rafa Soares passaram às funções originais de meio-campistas. Curiosamente, a formação foi praticamente mantida do começo ao fim da partida.

No entanto, quando o time ainda procurava um jeito de anular o volume de jogo ofensivo das palmeirenses, uma falha coletiva de marcação terminou com a abertura do placar. Aos 10 minutos, um passe aprofundado pela meia direita encontrou Carla Nunes livre na área. A artilheira do campeonato foi arrojada e ampliou para 11 gols no campeonato.

A desvantagem cobrava um avanço das joseenses, mas o Palmeiras continuou melhor. A atacante joseense Mylena Carioca, vice-artilheira do campeonato com sete gols, no primeiro tempo não teve uma única descida para tentar a finalização.

A virada

No começo do segundo tempo, aos 6 minutos, o São José surpreendeu o Palmeiras em um contra-ataque. Fernanda Tipa lançou do campo de defesa e pelo corredor da meia esquerda, Ariel arrancou. Invadindo a área, deixando uma marcadora no caminho e colocando rasteiro ao ficar diante da goleira, a atacante joseense finalizou a um grande jogada individual, empatando, por 1 a 1.

Aos 12 minutos, Ariel tomou a bola da lateral Isabella, arrancou e ao encobrir a goleira, batida no meio do caminho, errou o chute. A bola foi para fora, raspando a trave esquerda.

Mais confiante e explorando os contragolpes, o São José virou o placar, aos 20 minutos, após boa troca de passe. Descendo pela direita, Mylena Carioca fez ótimo cruzamento em diagonal e Fernanda Tipa, bem posicionada na área, dominou e chutou por baixo, no canto esquerdo.

O jogo continuou aberto e com chances de gol para os dois lados. Aos 51 minutos, uma pressão palmeirense tirou a vitória do São José. No primeiro lance, a goleira Zany fez grande defesa em uma cabeçada no canto direita. Já no segundo, ainda tentou abafar um toque de primeira da ala-esquerda Vitória, sem a devida marcação em um passe por elevação na área.

Os times

O São José, do técnico Adilson Galdino dos Santos: Zany; Juju, Bruna Amarante, Rayane e Mari Machado; Rafa Soares, Rafa Marques e Duda Batista; Mylena Carioca, Fernanda Tipa e Ariel (Sisi 49/2º).

O Palmeiras, do técnico Ricardo Belli: Vivi; Thaís, Janaína e Bianca (Carla Alves 19´/2º); Isabella, Ary, Carla Nunes (Rosana 30´/2º, Maressa (Angelina 19´/2º) e Juliana (Vitória 3´/1º); Carla Nunes e Ottilia.

A arbitragem, paulista: José Guilherme Almeida e Souza (árbitro), Amanda Pinto Matias (assistente 1), Veridiana Contiliani Bisco (assistente 2), Adeli Mara Monteiro (quarto árbitro) e Regildênia de Holanda Moura (analista de campo).

Números

A classificação, depois do empate entre São José e Palmeiras, ficou assim: 1º – Santos e Corinthians (21 pontos); 3º – Grêmio (18); 4º – Palmeiras (17); 5º – Kindermann-SC (16); 6º – Internacional (15); 7º – Ferroviária de Araraquara, São Paulo e São José (13); 10º – Cruzeiro (12); 11º – Flamengo (11); 12º – Iranduba-AM (9); 13º – Minas-Icesp-DF (8) e 14º – Audax Osasco (1) e 15º – Vitória-BA e Ponte Preta (0).

A oitava rodada terá os outros sete jogos neste domingo: Santos x Minas-Icesp (19h), Corinthians x Grêmio (14h), Kindermann x São Paulo (15h), Internacional x Iranduba (18h), Flamengo x Cruzeiro (15h), Ferroviária x Vitória (17h) e Audax x Ponte Preta (15h).

Na foto (de Renato Antunes/Maxx Sports), Rafa Marque fazendo um passe diante de duas palmeirenses.

Comentário

comentário