São José feminino já tem as contas da salvação

Pela penúltima rodada da fase de classificação do Brasileirão de futebol feminino, o São José recebeu a Ferroviária de Araraquara no sábado à tarde, empatou por 0 a 0 e ficou esperando o desempenho dos concorrentes também ameaçados de rebaixamento. Na quinta-feira, irá a campo sabendo quais resultados necessitará na última rodada.

Ainda no sábado, um pouco mais tarde, o Botafogo recebeu o Santos, perdeu por 3 a 2 e não conseguiu pontuar. À noite, o Minas Brasília esteve em São Paulo e acabou goleado como visitante do Corinthians, por 4 a 0.

No domingo, o São José acompanhou uma esperada vitória do concorrente Cruzeiro sobre o até então virtual rebaixado Bahia. Em Minas Gerais, o time da casa goleou por 4 a 0 e passou a ter a melhor pontuação entre os ameaçados.

Encerrando a rodada, na noite de domingo, o catarinense Napoli Caçadorense precisava de uma vitória em São Paulo sobre o Palmeiras, mas nem conseguiu sonhar. Levou 4 a 0 no primeiro tempo e mais quatro gols sofridos no segundo determinaram um placar final de 8 a 0.

A disputa

O campeonato tem a primeira fase com os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final, os quatro últimos serão rebaixados à Série A-2 e os quatro restantes sairão eliminados, mas mantendo vaga na principal divisão nacional, a Série A-1.

No atualizado quadro oficial da classificação do campeonato, os números representam: pontos somados, jogos disputados, vitórias, empates, derrotas, gols pró, gols contra, saldo de gols, cartões amarelos recebidos, cartões vermelhos e porcentual de aproveitamento. Número de vitórias e saldo de gols são os primeiros critérios para desempate.

Depois dos resultados se sábado e domingo, o bloco superior da classificação ficou assim:

Na luta contra o rebaixamento, os seis últimos colocados estão assim:

A 15ª e última rodada será na quinta-feira, às 15h, com as seguintes partidas: Napoli Caçadorense x São José, Santos x Cruzeiro, Minas Brasília x Palmeiras, Grêmio x Botafogo, Kindermann x Corinthians, Ferroviária x Flamengo, Bahia x São Paulo e Real Brasília x Internacional.

O Kindermann e o Flamengo ainda disputam a oitava e última vaga. O Napoli Caçadorense e o Bahia já estão rebaixados e as outras duas vagas ainda serão preenchidas. Número de vitórias, saldo de gols e número de gols marcados são os três primeiros critérios para desempate.

As contas

O São José não depende do próprio resultado, mas poderá escapar até mesmo com um empate em Santa Catarina. Vencendo, também cortará uma sequência de 10 partidas sem vitória e terá chances maiores.

Com uma vitória sobre o Caçadorense, o São José passará a depender de dois tropeços que poderão vir dos outros três ameaçados: derrota do Cruzeiro, empate ou derrota do Minas Brasília e empate ou derrota do Botafogo.

Empatando com Caçadorense, o São José escapará somente com outros dois resultados exatos: derrota do Minas Brasília e derrota do Botafogo.

Na foto (de Guilherme Faleiros/Fábrica de Momentos), a goleira joseense Zany intervindo no empate com a Ferroviária.

Comentário

comentário