São José Futebol Feminino anuncia técnico
O São José Futebol Feminino, que em 2022 teve a sua pior temporada, vai apostar no conhecimento de um dos remanescentes da comissão técnica para ter um 2023 melhor. O preparador de goleiros e assistente técnico Paulo Cesar da Silva será o treinador na volta das férias e com o inédito Brasileiro da Série B como primeiro desafio.
Desde 2019, quando os grandes times do futebol masculino passaram a investir no feminino, o São José começou a enfrentar dificuldades para sustentar posição na principal divisão do Campeonato Brasileiro, o da Série A.
Em 2019, o São José conseguiu chegar entre os oito que avançaram ao mata-mata das quartas de final, mas não teve chances contra o Corinthians. Em 2020, soube pontuar contra concorrentes que também corriam do rebaixamento. Em 2021, escapou de forma dramática na última rodada, vencendo em Santa Catarina e contando em partidas simultâneas com resultados negativos de outros dois times ameaçados.
Em 2022, ao esperar dificuldades ainda maiores, o São José apostou na experiência do técnico Guilherme Giudice que vinha de passagem pelo Santos e um problema de saúde superado. No entanto, por causa da perda de pontos em partidas estratégicas contra concorrentes que no final também foram rebaixados, a queda ocorreu antes mesmo da última rodada.
Sem reação
Com o Campeonato Paulista começando na semana seguinte, sem tempo para mudanças radicais, o São José tentou reagir. Ganhou ânimo ao conquistar a medalha de Ouro nos Jogos Abertos do Interior, mas fracassou ao terminar o estadual além da oitava colocação que valia vaga na Copa Paulista. Para complicar, ainda perdeu o único Clássico do Vale da temporada, por 1 a 0, em Taubaté.
Agora, em 2023, o São José disputará a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Provavelmente, começará em um grupo regionalizado que também teria o Taubaté que foi campeão na Série C e com acesso à segunda divisão nacional. E depois dos Jogos Regionais e Abertos do Interior, o Paulista.
Técnico
Nesta terça-feira, a definição do novo técnico surgiu no seguinte comunicado da assessoria de Imprensa do time.
O São José Futebol Feminino comunica que Paulo Cesar é o novo técnico para a temporada 2023. Diego Daniel, contratado em outubro, permanece na função de auxiliar-técnico.
Em 2022, Paulo completou 10 anos como membro da comissão técnica das Meninas da Águia e pôde conquistar inúmeros títulos importantes e marcantes, como o tricampeonato da Libertadores (2011, 2012 e 2014); Mundial de Clubes (2014); bicampeonato da Copa do Brasil (2012 e 2013); e o tri do Campeonato Paulista (2012, 2014 e 2015). Recentemente, atingiu a marca de 500 jogos pelo Clube.
“Muito feliz e honrado em assumir o São José. Agradeço à coordenação pela confiança depositada. Este ano será desafiador, então vamos trabalhar bastante para que os nossos objetivos sejam concretizados”, destacou Paulo.
Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), Paulo Cesar aquecendo as goleiras antes de uma partida do São José no estádio Martins Pereira.