São José Futsal aguarda liberação para treinos

O São José Futsal, que já deveria estar disputando a Liga Nacional, procura sustentar o trabalho da pré-temporada interrompida pelo coronavírus. No Rio Grande do Sul, os concorrentes da Liga Nacional já trabalham e esperam o Gauchão.

Sobre o momento joseense, confira o material enviado por Brenno Domingues, da assessoria de Imprensa do clube.

Com a equipe do São José Futsal ainda em isolamento devido a pandemia, os atletas e comissão técnica estão achando novos métodos para se manterem focados. Com isso foram estabelecidas reuniões, duas vezes na semana, além dos treinos diários que já ocorrem desde o início da ordem para se manterem em casa. Sobre isso, o técnico Fernando Cabral fala:

“Estamos fazendo duas reuniões semanais, online e lá falamos sobre nossos objetivos e parte emocional. Também procuramos saber como estão cada um dos atletas e membros da comissão técnica nesse momento, assim como suas famílias”, disse o treinador, também explica o conteúdo dessas reuniões:

“Procuramos abordar temas da parte tática nessas reuniões, o que ajuda em controlar a ansiedade da volta e a saudade de atuar novamente em quadra pois estávamos acostumados a ter dois períodos de treinos diários. Um dos objetivos disso é preparar a equipe emocionalmente para chegarmos fortes e determinados quando voltarem os treinamentos presenciais.”

Por fim o técnico conclui falando sobre a volta, que ainda não tem previsão para acontecer:

“Sabemos que precisamos ter muita paciência nesse momento e aguardar a volta, sempre seguindo os protocolos que serão impostos, mas pretendo voltar trabalhando forte, com muita garra e vontade nos treinos. Será preciso muita atenção e concentração assim que iniciarmos os trabalhos com bola para que a ansiedade não prejudique esse momento, mas tenho confiança que conseguiremos conduzir tudo sem lesões e com o máximo de aproveitamento possível.”

No Sul

No Rio Grande do Sul, o Assoeva já está com a pré-temporada em andamento. Concorrente do São José na Liga Nacional, espera o calendário da competição nacional e com a data de início do Campeonato Gaúcho estipulada.

Confira no material divulgado pela assessoria do clube de Venâncio Aires.

Após a merecida folga no fim de semana, os jogadores da Assoeva retornaram aos treinos, na manhã de segunda-feira, 29, no ginásio Poliesportivo. Com retorno às quadras previsto para 22 de agosto – data de estreia no Estadual Série Ouro – esta é a terceira semana de atividades desde a retomada dos treinos.

Nos primeiros dias de atividades sob orientação do técnico Guilhermo Verfe e o preparador físico Ricardo Vilasboas, o plantel realizou inúmeros exercícios de força, musculação e resistência. Num primeiro momento é intenção da comissão priorizar, sem atropelos, a parte física até pelo fato do bom tempo que a equipe tem pela frente até a estreia no Estadual.

“Iniciamos com as avaliações físicas para ver como o grupo estava se apresentando após os 70 dias sem os trabalhos presenciais”, relata Ricardo Vilasboas que vai além: “Os resultados ficaram dentro do esperado e os atletas, de uma maneira geral, cumpriram bem o que foi proposto pelo clube”.

O profissional destaca que as duas primeiras semanas serviram como uma readaptação das atividades, tanto das capacidades e valências físicas específicas, atividades técnicas e táticas com bola sem contato físico e até mesmo a rotina de treinar todos os dias e também as novas medidas de prevenção que estão presente no dia a dia de trabalho.

“Nesta terceira semana e de acordo como os trabalhos vão decorrendo, iremos aumentar os volumes e intensidade das atividades gradativamente, sempre respeitando os protocolos de segurança e observando os monitoramentos das cargas de atividades para trabalharmos de uma forma eficaz dentro dessa nova realidade”, projeta Vilasboas.

Estadual

A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) deve ao longo desta semana oficializar a tabela de jogos de toda a primeira fase do Estadual. A Assoeva estreia 22 de agosto, no Poli, contra o BGF, em confronto antecipado da terceira rodada para marcar a abertura oficial da competição. Boa parte das equipes irão estrear em 5 de setembro quando serão quatro jogos. Na ocasião a Assoeva novamente joga em casa. Recebe a SER Canoense.

O primeiro compromisso fora será contra o Rabelo. Dia 29 fecha o primeiro turno com o clássico em Santa Cruz do Sul.

No returno a Assoeva tem na ordem o Canoense, fora, o Rabelo, em Venâncio, contra o BGF, em Bento Gonçalves e o clássico contra o Santa Cruz, no Poliesportivo.

Nas fotos, o técnico Fernando Cabral orientando os jogadores do São José em um treino no ginásio do Tênis Clube, antes da paralisação da pandemia (de Brenno Domingues/São José Futsal) e o técnico Ricardo Vilasboas comandando um recente treinamentos no Rio Grande do Sul (Assoeva/Divulgação).

Comentário

comentário