São José Futsal joga no Sul defendendo posição

O São José Futsal está no Rio Grande do Sul, onde neste sábado, às 17h, defenderá posição na Liga Nacional visitando o Carlos Barbosa. O time joseense encaminha classificação antecipada ao mata-mata de afunilamento, mas quer continuar entre os oito melhores dos 16 que avançarão.

A atual primeira fase do Brasileirão do futsal tem os 24 times se enfrentando em turno único de 23 rodadas. A 20ª foi aberta na noite de quinta-feira com um resultado interessante para o São José, pois o paranaense Cascavel (10º colocado, com 28 pontos) foi visitar o líder Magnus de Sorocaba e não escapou de derrota, por 2 a 0.

Na noite desta sexta-feira, em confronto paranaense, o Umuarama (9º colocado e 31 pontos) visita o Marreco de Francisco Beltrão e pode ultrapassar momentaneamente o São José (8º cololcado, 32 pontos).

Em Carlos Barbosa, o São José vai encontrar um adversário que vem de goleada sofrida na partida que valia a quarta colocação. Em confronto gaúcho, o Carlos Barbosa (38 pontos) levou 7 a 2 do Atlântico de Erechim (40) que fez a ultrapassagem.

Neste sábado, se vencer em Carlos Barbosa, o São José irá a 35 pontos e momentaneamente ultrapassará o paranaense Pato (7º colocado, com 33 pontos). Pela mesma 20ª rodada, o Pato jogará na segunda-feira, às 19h30, visitando o catarinense Tubarão.

O time

Sobre a preparação joseense, confira o material enviado por Brenno Domingues, da assessoria de Imprensa do time.

O São José Futsal enfrenta o Carlos Barbosa, fora de casa, pela 20ª rodada da Liga Nacional. A partida acontece neste sábado, às 19h, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa–RS. A transmissão fica por conta do YouTube da LNFTV.

Vindo de uma vitória em casa, os joseenses estão na 8ª colocação na competição, com 32 pontos. Já o Carlos Barbosa está em 5º, com 38 pontos. Um resultado positivo não só garante o São José entre os oito primeiros, mas também deixa possível a possibilidade de buscar posições mais acima na tabela de classificação.

Por conta disso, a equipe do Vale do Paraíba vem tratando a partida com muito importância. Os joseenses viajaram no dia seguinte ao jogo contra o Cascavel e tem três treinos programados em Carlos Barbosa para se prepararem para o jogo deste final de semana.

Os pivôs Gustavo e Pedro Torres retornam para a equipe, após cumprirem suspensão automática na última partida. O São José vai para o jogo com os goleiros David e Vini Oliveira, os fixos Wesley, Gomes e Vini Figueira. Os alas César Kantê, Ronney, Lukinha e Biel. Os pivôs Índio, Gustavo e Pedro Torres.

flor

O campeonato

Sobre o momento da competição, confira o material divulgado por João Paulo Fontoura, da assessoria de Imprensa da Liga Nacional de Futsal.

São 19 rodadas e quatro por serem disputadas até o final da primeira fase da LNF 2024. Até aqui, somente seis times estão garantidos nos Playoffs, portanto, restam 12 vagas em aberto. Ou seja, emoção é o que não faltará antes da fase eliminatória da competição.

A ponta de cima da tabela tem um sexteto já classificado: Magnus, Jaraguá, Joinville, ACBF, Atlântico e Praia Clube. Destes, só os mineiros jamais conquistaram a competição, o que indica confrontos pesados a partir das oitavas de final. A equipe paulista e os catarinenses atravessam uma fase de enorme regularidade. Os gaúchos também estão bem, principalmente o Galo, após derrotar o rival regional na última rodada.

Além da classificação, conquistar o direito de disputar o jogo decisivo em casa é algo relevante. Hoje, nesta condição, estariam também Pato e São José, 7º e 8ª colocados, respectivamente. A partir dali, entre o Umuarama, 9º lugar, e o Corinthians, 16º, são nove pontos de diferença. Ou seja, para quem está na segunda metade da tabela, nada está garantido. Nesse bolo estão o Cascavel, São Lourenço, Minas, Campo Mourão, Santo André Intelli e Marreco. No caso do São Lourenço a situação é curiosa. Assim como classificar, o time corre o risco de rebaixamento.

Descenso

No ranking da pontuação das últimas duas temporadas, o time catarinense está entre os últimos quatro, ao lado de Blumenau, Taubaté e Brasília, os dois últimos já rebaixados. Em situação semelhante estão Joaçaba, Assoeva e Esporte Futuro. Ainda que tenham chances de classificação, não podem descuidar da tabela em que contam os pontos da 1ª fase de 2023 e 2024.

Faltando 12 pontos a serem disputados, o equilíbrio tradicional da LNF deve se manter até os momentos finais, principalmente para quem brigará até o fim por classificação. Promessa de fartas emoções na próximas semanas.

Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), Wesley faz um passe diante de Pedro Torres em treino do São José em Carlos Barbosa, local da partida deste sábado.

Comentário

comentário