São José já tem as datas das finais contra o Palmeiras

A decisão da Copa Paulista de futebol feminino começará na quinta-feira, às 18h, com o São José recebendo o Palmeiras no Martins Pereira. O jogo de volta será no domingo, às 11h, no Allianz Parque. Novamente com portões fechados à torcida.

A Copa Paulista é uma extensão da primeira fase do Paulistão que teve os 12 times se enfrentando em um turno único de 11 rodadas. Os quatro primeiros colocados (Corinthians, São Paulo, Santos e Ferroviária de Araraquara) avançaram ao mata-mata das semifinais. O quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados (Palmeiras, São José, Red Bull Bragantino e Taubaté) seguiram ao mata-mata da Copa Paulista.

Na rodada de ida das semifinais da Copa Paulista, o São José foi visitar o Red Bull e venceu, por 3 a 1. O Palmeiras, também fora de casa, fez 1 a 0 no Taubaté. Sábado passado, em São José dos Campos, o São José avançou empatando na volta com o Red Bull, por 1 a 1. No domingo, o Palmeiras recebeu o Taubaté na casa alternativa de Vinhedo e fez o placar de 3 a 1.

Totalizando 26 pontos em 13 partidas disputadas, o Palmeiras chegou na frente do São José, de 22 pontos e também em 13 jogos. Por isso, nas finais, o time palmeirense terá a vantagem da partida de volta em casa e com a mesma fórmula de disputa, que provocará decisão por pênaltis caso o mata-mata termine igualado no número de pontos e gols marcados.

Na tarde desta segunda-feira, em conselho técnico promovido pela Federação Paulista de Futebol, os representantes dos dois finalistas decidiram fechar o campeonato sem mudança no esquema de público nos estádios. Os portões continuarão fechados para serem reabertos somente nas competições do ano que vem.

Objetivos

O São José entrou no Campeonato Paulista com a necessidade de reformular o elenco que tinha saído de um Campeonato Brasileiro difícil e no qual o risco de rebaixamento foi uma ameaça até o apito final da última partida.

Além de trocar as jogadoras que não continuariam nos planos e buscar substitutas às que sairiam por vontade própria, o São José precisaria ajustar o novo time em um campeonato também exigente. Dos 12 times do Paulistão, sete são da Série A-1 do Brasileiro: São José, Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Ferroviária e o Red Bull que subiu como campeão da A-2.

Depois das três primeiras rodadas e uma flexibilização do protocolo da pandemia, o técnico Nedilson de Oliveira optou pela volta à sua função original de atendimento ao público em um centro esportivo da cidade.

O assistente técnico Paulo Cesar da Silva assumiu interinamente e durante cinco rodadas manteve o time na zona de classificação da Copa Paulista. Antes da nona rodada, o técnico Guilherme Giudice, que é da cidade e estava livre depois de passagem pelo Santos, foi contratado e agora está com a equipe em uma final.

Base para 2022

A conquista do título da Copa Paulista seria muito interessante para o grupo envolvido na competição e também para colocar mais um troféu na rica galeria do time. E ainda mais importante para evidenciar que o processo de reformulação foi bem feito, deixando uma base forte para 2022 que outra vez terá o Brasileirão antes do Paulistão.

Na foto (de Renato Antunes/Agência Maxx Sports), as joseenses comemorando o gol do 1 a 1 de sábado com o Red Bull.

Comentário

comentário