São José joga a última pelo Brasileirão feminino

A participação do São José no Brasileirão 2020 de futebol feminino termina nesta quarta-feira, na última rodada da fase de classificação. Com a permanência na divisão nacional de elite assegurada, mas sem chances de disputar uma vaga nas quartas de final, a missão é uma despedida honrosa. Às 19h30, as joseenses recebem a Ferroviária de Araraquara no estádio Martins Pereira.

Em um campeonato dos mais exigentes, porque 16 times se enfrentam em turno único disputando oito vagas e fugindo das quatro última posições do descenso, o São José terminará entre os quatro restantes do bloco intermediário. De acordo com a comparação de investimentos, uma posição razoável e compatível.

O objetivo inicial foi atingido, pois o time atravessou o campeonato pensando em classificação e evitando maiores preocupações com o rebaixamento. O desafio de chegar entre os oito melhores acabou escapando em algumas partidas nas quais os resultados poderiam ter sido melhores.

O campeonato

A classificação está assim: 1º – Corinthians (39 pontos); 2º – Santos (33); 3º – Internacional (30); 4º – Ferroviária (29); 5º – Kindermann-SC (27); 6º – Palmeiras e São Paulo (26); 8º – Grêmio (23); 9º – Flamengo (21); 10º – Cruzeiro (20); 11º – São José (17); 12º – Minas Icesp-DF (14); 13º – Iranduba-AM (10); 14º – Audax Osasco (7) e 15º – Vitória-BA e Ponte Preta (0).

A última rodada, com todos os jogos nos mesmo dia e horário: São José x Ferroviária, Corinthians x Santos, Minas Icesp x Internacional, Flamengo x Kindermann, Iranduba x Palmeiras, São Paulo x Grêmio, Audax x Cruzeiro e Vitória x Ponte Preta.

As quartas de final terão os confrontos em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º. 3º x 6º e 4º x 5º. Sete times já anteciparam vaga e a última está entre Grêmio e Flamengo. Matematicamente, o Cruzeiro ainda não foi eliminado. Os quatro últimos do rebaixamento já estão definidos.

100 jogos

O jogo desta noite será especial para uma das joseenses. Confira no material enviado por Gabriel Dantas, da assessoria de Imprensa do clube.

Quando começar a partida entre São José e Ferroviária, a atacante Fernanda Tipa viverá um momento especial em sua carreira. Ela irá completar 100 jogos com a camisa das Meninas da Águia.

A jogadora falou sobre esta marca importante e não esconde a felicidade e o sentimento de gratidão em vestir a camisa do clube.

“É uma honra enorme fazer parte desse grande clube. Vivi momentos maravilhosos aqui e pretendo ajudar ainda mais. É muito satisfatório e motivo de orgulho poder chegar a uma marca tão expressiva quanto essa de 100 jogos. Estou muito feliz”, disse Fernanda.

A atacante está na sua terceira temporada. Ajudou o time a conquistar os títulos dos Jogos Regionais (2018 e 2019) e Jogos Abertos do Interior (2018), além da medalha de bronze na Copa Paulista (2019).

O gol marcado contra o Grêmio a colocou no status de quinta maior artilheira do time nesta década, com 47 gols. Questionada sobre a marca e seus próximos objetivos no São José, a jogadora foi enfática:

“Estou muito feliz em ser a quinta maior artilheira do clube na década. Isso é gratificante. A emoção bateu muito forte. Quero conquistar os principais títulos aqui, levar o clube de volta à disputa da Libertadores e escrever a minha história aqui”, afirmou.

Os times

No 1 a 1 da visita de sábado passado ao Grêmio, o técnico Adilson Galdino dos Santos dirigiu o São José com: Zany; Raquel Beatriz (Duda Batista), Bruna Amarante, Rayane e Mari Machado; Rafa Marques, Thaynara, Fabi Ramos (Juju) e Sisi (Rivena); Mylena Carioca e Fernanda Tipa.

Ausentes no Rio Grande do Sul, a atacante Ariel, a meio-campista Rafa Soares e a meia-atacante Mylena Pedroso já foram liberados para transferência à outras equipes. As duas primeiras vinham sendo titulares.

Na vitória em casa sobre o São Paulo, de virada, por 2 a 1, a técnica Tatiele Silveira dirigiu a Ferroviária com a seguinte formação: Luciana; Carol Tavares, Luana (Andreia), Géssica e Barrinha; Rafa Mineira (Sâmia), Maglia, Rafa Andrade e Aline Milene; Patrícia Sochor e Chu (Elisa).

No estádio Martins Pereira, que segue fechado ao público por causa da pandemia, a equipe de arbitragem, paulista, terá: Thiago Luis Scarascati (árbitro), Enderson Emanoel Turbiani da Silva (assistente 1), Leandro Matos Feitosa (assistente 2), Thiago Lourenço de Mattos (quarto árbitro) e Regildênia de Holanda Moura (analista de campo).

Nas fotos (de Renato Antunes/Maxx Sports), uma comemoração de gol das joseenses e Fernanda Tipa em treino.

Comentário

comentário