São José joga defendendo lugar na classificação
O São José recebe o Linense nesta quarta-feira, às 20h e precisa vencer para ter a certeza que sairá da quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A-2 mantendo posição na zona de classificação. Uma boa atuação também seria interessante para deixar a torcida menos desconfiada, pois o time não agradou no 0 a 0 de sábado passado com o Primavera de Indaituba. Novidades na escalação poderão surgir, depois de três partidas com a mema formação inicial.
Somando apenas cinco dos 12 pontos já disputados, o São José tem aproveitamento de menos de 50%, mas ainda suficiente para ficar na oitava colocação, fechando a zona de classificação. No entanto, como há seis concorrentes com quatro pontos, um novo empate no Martins Pereira poderá significar perda de posições.
Na estreia, o São José voltou de derrota ao visitar o Grêmio Prudente, por 2 a 0. O zagueiro Paulo César sofreu contusão no início do segundo tempo e Vitão entrou e seguiu formando dupla de zaga com Cezar Henrique. Já para a segunda rodada, o técnico Moacir Júnior trocou o volante Martinelli pelo meia-atacante Rodrigo Varanda e o São José venceu o Clássico do Vale fazendo os 3 a 0 no Taubaté, marcando todos os gols no primeiro tempo.
Mantendo a escalação para uma visita ao Rio Claro na quarta-feira da semana passada, um empate por 0 a 0 foi considerado como razoável, pois a partida foi realizada em um gramado irregular e sob sol forte. Já no sábado, contra o Primavera, que chegou com três pontos de vantagem, a mesma escalação não funcionou.
Durante o segundo tempo, duas das cinco substituições foram de estreantes. O meia Wescley, volltando de contusão muscular, ficou 11 minutos em campo e saiu pelo mesmo motivo. O atacante Lawan, emprestado pelo baiano Vitória, chegou na noite de quinta-feira, treinou na manhã de sexta e mostrou qualidades, apesar do inevitável desentrosamento.
Agora, depois de três jogos com a mesma escalação, Moacir Júnior provavelmente promoverá uma ou mais mudanças: No sábado, ele dirigiu o time com: Jéferson Souza; Léo Pereira, Vitão, Cezar Henrique e Felippe Borges; Pablo Gabriel, Alexandre Aruá (Danilo Fidélis 40’/2º) e Rodrigo Varanda (Wescley 29’/2º, depois Bruno Mota 40’/2º); Cristiano (César Nunes 39’/2º), Thiago Rubim (Lawan 13’/2º) e Fabrício.
A disputa
A atual primeira fase tem os 16 times se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores irão ao mata-mata das quartas de final e os dois últimos cairão rebaixados à Série A-3 de 2026. Os seis restantes sairão eliminados, mas mantidos na divisão.
Depois de quatro rodadas, a classificação está assim: 1º – XV de Piracicaba (10 pontos); 2º – Oeste de Barueri (9); 3º – Capivariano e Primavera de Indaiatuba (8); 5º – Ituano (7); 6º – Ferroviária de Araraquara e Taubaté (6); 8º – São José (5); 9º – Juventus, Santo André, Linense, São Bento de Sorocaba, Portuguesa Santista e Rio Claro (4); 15º – Grêmio Prudente (3) e 16º – Votuporanguense (1).
A quinta rodada terá todos os oito jogos nesta quarta-feira: São José x Linense (20h), Ferroviária x Taubaté (19h), Portuguesa Santista x XV de Piracicaba (20h), Juventus x Oeste (15h), Rio Claro x Capivariano (15h), Grêmio Prudente x Primavera (19h30), São Bento x Ituano (19h30) e Santo André x Votuporanguense (15h).
Adversário e arbitragem
O Linense está na sua primeira competição desde a transformação para uma S.A. (Sociedade Anônima) presidida pelo empresário Guilherme Bellintani, ex-presidente do EC Bahia e proprietário da SAF do paranaense Londrina.
O time viajou para o Vale do Paraída ainda no domingo, logo após um amargo empate em casa com o Rio Claro, por 1 a 1, pois o o adversário igualou a contagem no acréscimos. O gol linense foi do centroavante Edson Cariús que nesta terça-feira teve adiado o seu julgamento pela expulsão na segunda rodada contra o XV de Piracicaba e de suspensão automática cumprida terceira, contra o Primavera.
Contando com o atacante Luan Santos que atuou pelo São José durante a Série A-2 do ano passado, a equipe do técnico Thiago Gomes, na formação 3-4-3, teve: Harrison; Hygor, Guilherme (Pedro Jorge 24’/2º) e Nasson; Alexis Fernandes, Gustavo Henrique (Richard 31’/2º), Rafael Carrilho e Ruan Nascimento (Lucas Hian 29’/1º); Luan Santos (Valdeci 24’/2º), Edson Cariús e Gabriel Canela (Serginho 31´2º).
A equipe de arbitragem terá: Rodrigo Fernandes Junior (árbitro), Leandra Aires Cossette (assistente 1), Bruno Silva de Jesus (assistente 2), Leonel Marcos Fialho da Silva (4º árbitro) e Sérgio Ricardo de Oliveira (analista de vídeo). As informações sobre ingressos podem ser encontradas nas páginas do São José nas redes sociais da internet.
Na foto (de São José EC/Divulgação), o São José logo após o Hino Nacional e momentos antes da partida contra o Primavera.