São José joga fechando participação no Brasileiro

A participação do São José no Campeonato Brasileiro da Série D termina neste sábado, em Mato Grosso do Sul. Sem chances de classificação, visitará o Costa Rica que precisa vencer para ter a certeza de que ficará com uma das vagas do grupo. A delegação viajou com 18 jogadores e vai em busca de uma despedida honrosa que poderá ser bem mais interessante para outros dois concorrentes do adversário.

A atual fase da competição tem os 64 times divididos em oito grupos regionalizados de oito. Após 14 rodadas de turno e returno, os quatro melhores de cada grupo avançarão ao primeiro mata-mata que depois, aos semifinalistas, valerá as quatro vagas de acesso à Série C do ano que vem.

Somando apenas nove dos 27 pontos disputados em casa, porque teve uma vitória e seis empates, o São José foi caminhando para uma eliminação antecipada que acabou consumada na 12ª e antepenúltima rodada. Sem chances, liberou três titulares (o zagueiro Léo Gobo e os atacantes Nicholas e Jackson) e dois reservas (o atacante Luiz Thiago e o volante Wagner Balotelli) que foram para equipes da Série C. Na sequência, empatou por 1 a 1 com o mineiro Pouso Alegre no sábado passado.

Agora, em Costa Rica, também não contará com o zagueiro Zé Leandro que voltou à equipe no lugar deixado por Léo Gobo. Após o treino da manhã de quinta-feira e antes do embarque da delegação, o jogador disse que sentia uma contusão e foi cortado da viagem. Em sentido contrtário, o lateral-esquerdo reserva Mateus Müller voltou depois de ter saído pelo mesmo motivo.

Como deixava algumas vagas do elenco abertas para trazer reforços condicionados a uma classificação que ainda era possível até a 12ª rodada, o São José vai terminar o campeonato com 18 jogadores. Eles viajaram de avião na quinta-feira até Campo Grande e nesta sexta-feira, de ônibus, mais 330 quilómetros até Costa Rica.

O técnico Sérgio Guedes não divulgou a escalação provável, mas a única mudança deverá ser a do zagueiro Lázaro no lugar do contundido Zé Leandro. O time ficaria com: Pablo; Victor Guilherme, Caio César, Lázaro e Heitor Roca; Marzagão, Jéferson Lima e Felipinho; Franco, Firmino e Luã Lúcio. Ficariam no banco de reservas: Ariel, Denis, Vinícius Corrêa, Mateus Müller, Carlos Eduardo, Coutinho e o garoto Petterson, atacante do sub-20.

A disputa

A última rodada do Grupo 7 terá os quatro jogos neste sábado, às 16h: Costa Rica-MS x São José, Santo André x Maringá-PR, Pouso Alegre-MG x Internacional de Limeira e Água Santa de Diadema x Patrocinense-MG.

O líder Maringá-PR (29 pontos) e a vice-líder Internacional de Limeira (23 pontos) comemoraram classificação antecipada. Costa Rica-MS (20 pontos e 6 vitórias), Santo André (20 e 5) e Água Santa de Diadema (19 e 5) disputam as duas vagas restantes. Pouso Alegre (13), São José (13) e Patrocinense (5) novamente cumprem tabela.

O Costa Rica, vencendo o São José, festejará classificação junto com a torcida. Empatando ou perdendo, poderá terminar eliminado, atrás de Santo André e Água Santa. Costa Rica e Santo André dependem do próprio resultado e o Água Santa terá que vencer e contar com o tropeço de um deles.

flor

O adversário

O Costa Rica vem de derrota fora de casa para a Inter de Limeira, por 1 a 0. Antes, em casa, conseguiu uma virada sobre o Maringá, por 3 a 2, fazendo dois gols nos acréscimos do segundo tempo.

Com três zagueiros, o time do técnico Rogério Henrique jogou em Limeira com: Jordan; Matheus Henrique, Vitor Carvalho (Mateus Canhota) e João Teixeira; Joshua (Léo Júnior), Hippólito, Guilherme Carrijo (Pedro Neto) e Marcinho (Uelio Neto); Felipe Sales, Lucas Lopeu (Dudu) e Roberto Baggio.

No estádio Laerte Paes Coelho, o Laertão, a arbitragem será de Diego Roberto Souza de Melo, da Paraíba. Completam a equipe, do quadro sul-mato-grossense da CBF: Diego dos Santos Ruberdo (assistente 1), Cícero Alessandro de Souza (assistente 2), Éverton Moreira Prates (quarto árbitro) e João Lupato (analista de campo).

Nas imagens, o atacante Firmino fazendo o gol do São José no empate com o Pouso Alegre (foto de Tião Martins/São José EC/Divulgação) e Felipe Sales, Dudu e Roberto Baggio comemorando o gol da vitória sul-mato-grossense sobre o Maringá (foto de Costa Rica Esporte Clube/Divulgação).

Comentário

comentário