São José joga para seguir na zona de classificação

O São José saltou da faixa de rebaixamento para a zona de classificação com quatro vitórias consecutivas e agora, para continuar no grupo dos que avançarão à segunda fase do Campeonato Paulista da Série A-3, provavelmente necessitará de um quinto resultado de três pontos nesta quarta-feira, às 20h, recebendo o Votuporanguense no estádio Martins Pereira.

Somando apenas três dos 18 pontos das seis primeiras rodadas, o São José passou a ter a permanência na Série A-3 como o principal objetivo no campeonato. Agora, depois de somar 12 pontos dos 15 possíveis nas cinco partidas recentes, o time abriu cinco de vantagem sobre os mais ameaçados de descenso.

Com 15 pontos e dividindo a quinta colocação com o Grêmio Prudente e o Rio Preto, o São José poderá terminar a rodada na terceira colocação, ou abaixo da 10ª. O bloco intermediário da classificação está apresentando uma disputa acirrada e o quadro tem sofrido alterações a cada rodada.

A disputa

Na atual primeira fase do campeonato os 16 times estão se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão formando dois grupos de quadrangulares de turno e returno (1º colocado, 4º, 5º e 8º formando um grupo; 2º, 3º, 6º e 7º, o outro). Os dois melhores de cada grupo chegarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão, também do ano que vem.

Depois de 10 rodadas realizadas, a classificação está assim: 1º – Marília (20 pontos); 2º – Capivariano (19); 3º – Esporte Clube São Bernardo e Itapirense (16); 5º – Grêmio Prudente, São José e Rio Preto (15); 8º – União Suzano, Matonense e Red Bull Bragantino II (14); 11º – Bandeirante de Birigui e Desportivo Brasil de Porto Feliz (12); 13º – Audax Osasco, Barretos e Votuporanguense (10) e 16º – Sertãozinho (7).

A 11ª rodada terá todos os oito jogos nesta quarta-feira: São José x Votuporanguense (20h), Sertãozinho x Marília (19h), Audax x Capivariano (19h), Suzano x São Bernardo (15h), Red Bull x Itapirense (18h), Grêmio Prudente x Bandeirante (19h30), Desportivo Brasil x Rio Preto (15h) e Matonense x Barretos (15h). No sábado, pela 12ª rodada, o São José visitará o Capivariano, às 15h.

Nos campeonatos anteriores, todos os times que chegaram aos 13 pontos evitaram o rebaixamento. No entanto, é uma linha de corte que poderá subir porque os três times que dividem a penúltima colocação já somaram 10 e ainda terão mais 15 por disputar. Do outro lado, todos os times que somaram 21 pontos terminaram entre os oito melhores da faixa de qualificação.

Times

Depois de chegar dois dias antes e conhecer o time em uma derrota para o Itapirense, fora de casa, por 1 a 0, o técnico Ricardo Costa escolheu uma formação inicial e com ela conquistou as quatro vitórias dos jogos recentes. Para esta quarta-feira, ele novamente não terá desfalques por contusão ou suspensão.

Domingo passado, na Arena Barueri, o São José venceu o Audax Osasco com: Ariel; Luís Dário, Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone, David Lucas, Pedrinho e Roni (Rafael Tanque); Nicholas (Wendel Barros), Wendel Júnior (Pedro Favela) e Vicente (Giovanni).

Na estreia do técnico João Vallim, o Votuporanguense recebeu o União Suzano na manhã de domingo passado e assim como o São José, também venceu pelo placar de 2 a 1. O time formou com: Gabriel Barbato; Litão, Gustavão, Lucas Morais e Fabrício; Gabriel Almeida (Jair), Flávio (Matheus Norton), David (Vitão) e Sávio (Neto Acará); David (Vitão, Diego e Gabriel Rosseto (Wellinton Smith).

No estádio Martins Pereira, a equipe de arbitragem terá: Gabriel Furlan (árbitro), Ricardo Pavanelli Lanutto (assistente 1), Ricardo Luis Buzzi (assistente 2), Camilo Morais Zarpelão (quarto árbitro) e Gilberto Corrale (analista de vídeo).

Na foto (de Honae Pereira/Desportivo Brasil), a formação inicial do São José na primeira das quatro vitórias seguidas: Ariel, Caio César, Wendel Júnior, Matheus Abreu, David Lucas, Rafael Verrone e o preparador físico Ricardo César; o massagista Felipe Soleo, Luís Dário, Pedrinho, Vicente, Roni e Nicholas.

Comentário

comentário